Page 6 - Revista EAA - Edição 60
P. 6
NOTÍCIAS
Sem motorista
Um dos problemas das grandes composições, como os
bitrens, é a dificuldade da sua manobrabilidade em espaços
apertados. Mas parece que isso já é coisa do passado. No
próximo IAA de Hanover, como parte do seu programa
“Innovation Truck”, a ZF mostrará sua mais recente tecnologia que
poderá manobrar, como se fosse um videogame, um cavalo-
mecânico com um bitrem atrelado. Segundo informações,
ele tem aproximadamente 25 metros e 40 toneladas de PBTC. Tudo isso por controle TraXon, que pode ser aplicado tanto nos
remoto, por intermédio de um tablet, e sem a emissão de gases, pois as manobras são modelos de propulsão a diesel quanto
feitas por meio de um motor elétrico acoplado à transmissão. A tecnologia faz parte de em uma versão que soma motor elétrico
uma série de novações incluídas em um caminhão experimental híbrido, que mostra o para veículos híbridos, e a direção eletro-
potencial desse e de outros sistemas que facilitarão a condução dos veículos comerciais. hidráulica Servotwin, resultante de uma
Os principais destaques do Innovation Truck são o câmbio automatizado modular parceria da ZF com a Bosch.
Pela primeira vez
Heresia. Com o Série 2 Active Tourer, a BMW se aventura pela
primeira vez em sua história a construir um carro com tração
dianteira. O modelo, uma mistura de hatch com minivan, foi
apresentado na Áustria e deve chegar ao mercado no segundo
semestre. De acordo com a marca, a China dividirá com a Europa
a primazia das atenções do Active Tourer. Provavelmente muito
a contragosto, o Grupo alemão se rendeu aos argumentos
usados por quase todas as demais fabricantes de automóveis Novo motor
globais: motor transversal e tração dianteira resultam em melhor
aproveitamento de espaço para o veículo. Para a diretoria da A nova geração do Mustang, ícone mundial que já teve nove
empresa, essa nova plataforma será o ponto de partida para a milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento
implantação de uma linha de modelos de menor porte. O Série em 1964, será equipada com uma recente gama de motores de
2 também se beneficiará do conceito de construção de motores quatro e oito cilindros. A versão mais potente virá com um V-8
modulares a diesel ou gasolina (veja matéria publicada na EAA de 5 litros, que gera 441 cv de potência e 55,3 kgf•m de torque.
nº 47), que permite a fabricação de propulsores (com 500 cm3 Ele traz uma série de características que o ajudam a “respirar”,
por cilindro, o que é ótimo em termos termodinâmicos no caso principalmente em velocidades altas. Tem válvulas de admissão
de motores a combustão) de três (1,5 l), quatro (2,0 l) e seis (3,0 l) e escapamento maiores, comando de válvulas revisado e molas
cilindros na mesma linha de produção. de válvulas mais fortes para garantir o fechamento completo
em altas rotações. O cabeçote tem novo desenho, com dutos
que oferecem uma passagem mais livre dos fluxos do ar e dos
gases, e a câmara de combustão foi redesenhada para acomodar
as válvulas maiores. A cabeça dos pistões recebeu recortes
profundos para dar espaço para as válvulas e o virabrequim foi
rebalanceado para suportar a operação em maiores rotações.
FALE CONOSCO Para entrar em contato com a redação da revista
Engenharia Automotiva e Aeroespacial, enviar informações,
correções, sugestões de pauta; enfim, qualquer assunto FOTOS DIVULGAÇÃO
pertinente à publicação, escreva para: revista@saebrasil.org.br
6