Page 6 - Revista EAA - Edição 60
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NOTÍCIAS




           Sem motorista


            Um dos problemas das grandes composições, como os
           bitrens, é a dificuldade da sua manobrabilidade em espaços
           apertados. Mas parece que isso já é coisa do passado. No
           próximo IAA de Hanover, como parte do seu programa
           “Innovation Truck”, a ZF mostrará sua mais recente tecnologia que
           poderá manobrar, como se fosse um videogame, um cavalo-
           mecânico com um bitrem atrelado. Segundo informações,
           ele tem aproximadamente 25 metros e 40 toneladas de PBTC. Tudo isso por controle   TraXon, que pode ser aplicado tanto nos
           remoto, por intermédio de um tablet, e sem a emissão de gases, pois as manobras são   modelos de propulsão a diesel quanto
           feitas por meio de um motor elétrico acoplado à transmissão. A tecnologia faz parte de   em uma versão que soma motor elétrico
           uma série de novações incluídas em um caminhão experimental híbrido, que mostra o   para veículos híbridos, e a direção eletro-
           potencial desse e de outros sistemas que facilitarão a condução dos veículos comerciais.   hidráulica Servotwin, resultante de uma
           Os principais destaques do Innovation Truck são o câmbio automatizado modular   parceria da ZF com a Bosch.



           Pela primeira vez

            Heresia. Com o Série 2 Active Tourer, a BMW se aventura pela
           primeira vez em sua história a construir um carro com tração
           dianteira. O modelo, uma mistura de hatch com minivan, foi
           apresentado na Áustria e deve chegar ao mercado no segundo
           semestre. De acordo com a marca, a China dividirá com a Europa
           a primazia das atenções do Active Tourer. Provavelmente muito
           a contragosto, o Grupo alemão se rendeu aos argumentos
           usados por quase todas as demais fabricantes de automóveis   Novo motor
           globais: motor transversal e tração dianteira resultam em melhor
           aproveitamento de espaço para o veículo. Para a diretoria da   A nova geração do Mustang, ícone mundial que já teve nove
           empresa, essa nova plataforma será o ponto de partida para a   milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento
           implantação de uma linha de modelos de menor porte. O Série   em 1964, será equipada com uma recente gama de motores de
           2 também se beneficiará do conceito de construção de motores   quatro e oito cilindros. A versão mais potente virá com um V-8
           modulares a diesel ou gasolina (veja matéria publicada na EAA   de 5 litros, que gera 441 cv de potência e 55,3 kgf•m de torque.
           nº 47), que permite a fabricação de propulsores (com 500 cm3   Ele traz uma série de características que o ajudam a “respirar”,
           por cilindro, o que é ótimo em termos termodinâmicos no caso   principalmente em velocidades altas. Tem válvulas de admissão
           de motores a combustão) de três (1,5 l), quatro (2,0 l) e seis (3,0 l)   e escapamento maiores, comando de válvulas revisado e molas
           cilindros na mesma linha de produção.              de válvulas mais fortes para garantir o fechamento completo
                                                              em altas rotações. O cabeçote tem novo desenho, com dutos
                                                              que oferecem uma passagem mais livre dos fluxos do ar e dos
                                                              gases, e a câmara de combustão foi redesenhada para acomodar
                                                              as válvulas maiores. A cabeça dos pistões recebeu recortes
                                                              profundos para dar espaço para as válvulas e o virabrequim foi
                                                              rebalanceado para suportar a operação em maiores rotações.

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