Page 6 - Revista EAA - Edição 73
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EDITORIAL
Caros colegas,
Desde a introdução do programa Inovar-Auto no de consumo de combustível por meio de uma visão
Brasil em 2013, a tecnologia embarcada nos veículos sistêmica do veículo.
nacionais evoluiu significativamente, tanto a fim de O último artigo traz uma perspectiva do etanol do
atender às metas desafiadoras de eficiência energética futuro. Sugere a implantação de processos de produ-
do programa quanto pela saudável competição entre ção mais eficientes, assim como propostas de redução
concorrentes. da porcentagem de água no etanol a fim de aumentar
Hoje, podemos ver trafegando nas ruas carros mais o seu poder calorífico e a eficiência dos motores. Essa
eficientes devido à utilização de novas tecnologias em melhoria, associada à introdução de novas tecnolo-
seus motores e transmissões, que antes só estavam pre- gias como aquecimento do combustível, compressão
sentes em países mais desenvolvidos como os Estados variável, injeção direta, turbocompressor de geometria
Unidos e em regiões como Europa e Ásia. variável, recirculação de gases de escapamento etc.,
Nesta edição da EAA, estamos trazendo para vocês mostra que é possível otimizar o consumo de combus-
quatro artigos técnicos que ilustram essa evolução dos tível tanto em motores 100% a etanol quanto nos flex
motores e transmissões. gasolina-etanol.
O primeiro artigo mostra um resumo da evolução O programa Inovar-Auto termina no final de 2017.
do trem motriz dos veículos nacionais com a introdu- Muito esforço foi feito até aqui, tanto por parte das fa-
ção de novas tecnologias de motores como bloco de bricantes quanto pelos produtores de autopeças e siste-
alumínio, 3 cilindros, injeção direta, turbocompressor, mistas. Entretanto, agora se discute a sua continuidade
VVT (Variable Valve Timing), stop/start, assim como com um novo patamar, um novo desafio de eficiência
sistemas de transmissão mais eficientes como câmbios energética sustentável com objetivo de reduzir ainda
automáticos/automatizados, aumento do número de mais os gases de efeito estufa por meio de projetos de
marchas e uso do câmbio CVT pelos fabricantes asi- motores, transmissões e veículos ainda mais eficientes,
áticos. Todas essas tecnologias trouxeram significativa com o uso de combustíveis renováveis aprimorados,
melhora de eficiência energética da frota nacional. expansão do uso da eletrificação, expansão da oferta de
Como próximos passos, o artigo aborda a prolife- automóveis híbridos, introdução de carros autônomos e
ração de automóveis híbridos e elétricos no mundo a também uso racional dos meios de transporte.
partir de 2019. Lembro-os que estes e outros trabalhos relacionados
O artigo sobre turbocompressores explica como a com o tema eficiência energética estarão sendo abor-
introdução de melhorias no dispositivo, como a turbina dados no próximo Simpósio SAE de Powertrain a ser
de geometria variável, por exemplo, permitiu a apli- realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba nos dias
cação de turbocompressores em veículos de pequeno 31/07 e 01/08/2017. Venham prestigiar este importan-
porte, mudando o paradigma do seu uso somente em te evento anual da SAE.
motores de alto desempenho. Essa tecnologia de supe- Enquanto isso, convido-os a desfrutar e participar
ralimentação já está presente em praticamente todas as da discussão dos interessantes artigos que mostram
grandes fabricantes nacionais. como a engenharia brasileira prontamente respondeu
O próximo artigo cobre o importante, e relativa- ao desafio do programa Inovar-Auto, o que a capacita
mente novo, conceito do uso do gerenciamento térmi- a enfrentar os desafios dos novos programas que certa-
co do motor para melhorar a eficiência energética dos mente virão.
veículos. Trata-se do uso da energia térmica disponível Boa leitura,
no escapamento do motor para aquecer o seu óleo e
o do câmbio com objetivo de reduzir o atrito entre as Eng. Carlos Alberto Villar
peças e, como consequência, o consumo do carro na Mentor das Comissões de Motores
fase fria. Trata-se de um bom exemplo de melhoria Otto, Diesel e Transmissões
6 fevereiro/março/abril