Page 6 - Revista EAA - Edição 73
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EDITORIAL


          Caros colegas,











          Desde a introdução do programa Inovar-Auto no      de consumo de combustível por meio de uma visão
          Brasil em 2013, a tecnologia embarcada nos veículos   sistêmica do veículo.
          nacionais evoluiu significativamente, tanto a fim de   O último artigo traz uma perspectiva do etanol do
          atender às metas desafiadoras de eficiência energética   futuro.  Sugere a implantação de processos de produ-
          do programa quanto pela saudável competição entre   ção mais eficientes, assim como propostas de redução
          concorrentes.                                      da porcentagem de água no etanol a fim de aumentar
            Hoje, podemos ver trafegando nas ruas carros mais   o seu poder calorífico e a eficiência dos motores. Essa
          eficientes devido à utilização de novas tecnologias em   melhoria, associada à introdução de novas tecnolo-
          seus motores e transmissões, que antes só estavam pre-  gias como aquecimento do combustível, compressão
          sentes em países mais desenvolvidos como os Estados   variável, injeção direta, turbocompressor de geometria
          Unidos e em regiões como Europa e Ásia.            variável, recirculação de gases de escapamento etc.,
            Nesta edição da EAA, estamos trazendo para vocês   mostra que é possível otimizar o consumo de combus-
          quatro artigos técnicos que ilustram essa evolução dos   tível tanto em motores 100% a etanol quanto nos flex
          motores e transmissões.                            gasolina-etanol.
            O primeiro artigo mostra um resumo da evolução      O programa Inovar-Auto termina no final de 2017.
          do trem motriz dos veículos nacionais com a introdu-  Muito esforço foi feito até aqui, tanto por parte das fa-
          ção de novas tecnologias de motores como bloco de   bricantes quanto pelos produtores de autopeças e siste-
          alumínio, 3 cilindros, injeção direta, turbocompressor,   mistas. Entretanto, agora se discute a sua continuidade
          VVT (Variable Valve Timing), stop/start, assim como   com um novo patamar, um novo desafio de eficiência
          sistemas de transmissão mais eficientes como câmbios   energética sustentável com objetivo de reduzir ainda
          automáticos/automatizados, aumento do número de    mais os gases de efeito estufa por meio de projetos de
          marchas e uso do câmbio CVT pelos fabricantes asi-  motores, transmissões e veículos ainda mais eficientes,
          áticos. Todas essas tecnologias trouxeram significativa   com o uso de combustíveis renováveis aprimorados,
          melhora de eficiência energética da frota nacional.  expansão do uso da eletrificação, expansão da oferta de
            Como próximos passos, o artigo aborda a prolife-  automóveis híbridos, introdução de carros autônomos e
          ração de automóveis híbridos e elétricos no mundo a   também uso racional dos meios de transporte.
          partir de 2019.                                       Lembro-os que estes e outros trabalhos relacionados
            O artigo sobre turbocompressores explica como a   com o tema eficiência energética estarão sendo abor-
          introdução de melhorias no dispositivo, como a turbina   dados no próximo Simpósio SAE de Powertrain a ser
          de geometria variável, por exemplo, permitiu a apli-  realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba nos dias
          cação de turbocompressores em veículos de pequeno   31/07 e 01/08/2017. Venham prestigiar este importan-
          porte, mudando o paradigma do seu uso somente em   te evento anual da SAE.
          motores de alto desempenho.  Essa tecnologia de supe-  Enquanto isso, convido-os a desfrutar e participar
          ralimentação já está presente em praticamente todas as   da discussão dos interessantes artigos que mostram
          grandes fabricantes nacionais.                     como a engenharia brasileira prontamente respondeu
            O próximo artigo cobre o importante, e relativa-  ao desafio do programa Inovar-Auto, o que a capacita
          mente novo, conceito do uso do gerenciamento térmi-  a enfrentar os desafios dos novos programas que certa-
          co do motor para melhorar a eficiência energética dos   mente virão.
          veículos. Trata-se do uso da energia térmica disponível   Boa leitura,
          no escapamento do motor para aquecer o seu óleo e
          o do câmbio com objetivo de reduzir o atrito entre as                        Eng. Carlos Alberto Villar
          peças e, como consequência, o consumo do carro na                    Mentor das Comissões de Motores
          fase fria. Trata-se de um bom exemplo de melhoria                           Otto, Diesel e Transmissões
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