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PONTO DE VISTA

                                            Diesel Sapiens







                                            Em 9 de agosto de 1898, Rudolf Diesel registra a patente nº 608.845 de
                                            um motor de combustão interna nomeado “O Motor Diesel”. Uma incrível
                                            e eficiente máquina térmica, de ignição por compressão. O motor Diesel,
                                            de domínio quase exclusivo da engenharia mecânica, amadurece durante a
                                            segunda revolução industrial e se consolida para veículos de transporte pesados.
                                              Já centenário, surge na Europa na década de 1990, a primeira
                                            regulamentação para controle de poluentes resultantes de sua combustão.
                                            A norma Euro I foi introduzida em 1992, seguida da norma Euro II em
                                            1996. Tais normas regulamentavam limites de poluentes como NOx, CO
                                            e material particulado.
                                              Em 1998, a norma Euro III entra em vigor. É a vez de a engenharia
                                            elétrica e a eletrônica entrarem na história. O motor Diesel é integrado a uma
                                            rede de comunicação de dados, unidades de controle, sensores e atuadores
                    João Duarte é engenheiro   eletrônicos – entramos na era da indústria 3.0.
               mecânico, gerente na engenharia   A evolução continua, quando em 2005 avançamos para a fase Euro IV, e
               de Powertrain da Volvo e possui   em 2008 para Euro V. Junto dessas normas, foram introduzidos requisitos
                mais de 16 anos de experiência   de durabilidade e diagnóstico a bordo (OBD) para monitoramento dos
                  na indústria automobilística.   poluentes ao longo da vida do motor Diesel. A engenharia química se
              Em 2019 gerenciou o 16º Fórum   torna protagonista. A estequiometria se faz essencial. Um novo sistema de
                 SAE BRASIL de Tecnologias   pós-tratamento de gases (SCR) é capaz de converter poluentes nocivos em
             Diesel e Alternativas para Veículos   inofensivos, e caem os níveis de emissão de poluentes.
                 Comerciais e Fora de Estrada  Há ainda o desafio do OBD. A eletrônica avança, e um novo sistema
                                            de monitoramento consegue agora diagnosticar em tempo real a saúde
                                            do motor Diesel.
                                              Vamos além. Do asfalto para as nuvens. A engenharia de telecomunicações
                                            deixa sua marca. Os dados que trafegam nas redes de comunicação são
                                                    transmitidos via telemática pelas redes 4G. O motor Diesel entra
                                         Nós, os    na era da indústria 4.0 – estamos conectados.
                                  engenheiros,        Em 2013, os limites se estreitam desafiando as leis da física
                                      somos os      e as ponderais: a norma Euro VI. A indústria química se
                              responsáveis por      reinventa. Novos componentes são desenvolvidos e agregados
                                 esse resultado     ao sistema da fase Euro V. Entramos na era da engenharia
                                     e devemos      colaborativa: profissionais das áreas de mecânica, materiais,
                                   nos orgulhar     elétrica, eletrônica, mecatrônica, automação, telecomunicações,
                                 do legado que      software, química e computação trabalham juntos nesta
                             estamos deixando       máquina. Neste multiculturalismo tecnológico, controle torna-se
                                                    prioridade. Protocolos de comunicação permitem o tráfego de
                                                    dados instantaneamente, integrando todos os sistemas. Os níveis
                                            de emissão de poluentes são 98% menores se comparados aos de 1992.
                                              Dados transmitidos na década anterior criam uma nova relação: o motor
                                            Diesel e o big data. É a era do machine learning, da inteligência artificial,
                                            dos engenheiros da geração Z.
                                              Chego à conclusão de que essa história não é sobre tecnologia, e sim sobre
                                            pessoas. As pessoas estão no centro de tudo que fazemos. Nós, os engenheiros,
                                            somos os grandes responsáveis por todo esse resultado e devemos nos orgulhar
                                            desse legado que deixamos para o mundo.
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