Page 10 - Revista EAA - Edição 95
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CIDADES SUSTENTÁVEIS



        FOTOS DIVULGAÇÃO                                                                 Figura 3 – Perfis de
                                                                                         usuário
                                                                                         Fonte: Perfil de
                                                                                         Usuário — Português
                                                                                         (Brasil) (www.gov.br)

















                                                                                                       Figura 4 –
                                                                                               Serviços oferecidos













            A EDG trata-se de um documento atualizado a cada
          três anos que detalha as ações e as metas para a transfor-
          mação digital dos serviços públicos federais, oferecendo a
          oportunidade à sociedade em geral e aos órgãos de fiscali-
          zação e controle quanto às ações que estão sendo realiza-
          das. Para 2020–2022, os objetivos e iniciativas enfocam o
          desenvolvimento de um governo: a) centrado no cidadão;
          b) integrado; c) inteligente; d) confiável; e) transparente e
          aberto; f) eficiente. O documento é composto por 18 obje-
          tivos que podem ser acompanhados no site gov.br, que está
          oferecendo uma série de serviços de acordo com o perfil do
          usuário, que pode ser: agricultor, aposentado, empreende-
          dor, estudante, motorista, trabalhador, turista, entre outros
          que estão sendo implementados no portal.
            No portal gov.br é possível solicitar, por exemplo, seguro-
          -desemprego, carteira de trabalho, restituição do imposto de
          renda, Auxílio Brasil, sacar cotas do PIS ou Pasep, consultar
          multas, entre diversos outros serviços que estão sendo im-
          plementados constantemente, nas mais variadas categorias,
          visando tornar o acesso aos serviços públicos mais eficientes
          e a um clique de distância. Segundo o portal, dos quase 4.800
          serviços digitalizáveis, 86% já estão digitalizados, o que per-
          mitiu ao Brasil avançar bastante durante a pandemia no que
          tange à transformação digital de seus serviços públicos.   Figura 5 – [inserir título]
            Outro projeto importante para a transformação digital é o   Fonte: GOV.BR — Português (Brasil) (www.gov.br)
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