Page 45 - Revista EAA - Edição 96
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PONTO DE VISTA


 Eletrificação veicular e a

 reconfiguração do setor automotivo




 “Compreender
 as novas   contínua e evolutiva, vai se colocando no mercado e al-
 oportunidades   terando funções sociais relevantes. O que se observa são
 que se colocam   novas interfaces que abrem oportunidades de negócio e
 implica   clamam por soluções diferenciadas, ou por novos modelos
 reconhecer que   de negócio, a fim de potencializar as oportunidades que
 a mobilidade   emergem. Ganha lugar este movimento de rearranjos no
 elétrica tende   mercado, em que questões econômicas, financeiras, tecno-
 a representar   lógicas, culturais e ambientais se combinam em torno da
 uma tecnologia   consolidação desta nova tecnologia.
 disruptiva”  Estar atento a este movimento, que surpreende constan-
 temente pelos números crescentes de aceitação de merca-
 * Flávia Consoni  do, é condição necessária para não ser atropelado por tais
 tendências.  Assim  como  há  oportunidades  neste  mercado
 emergente, também há ameaças que condenam negócios
 rota tecnológica da eletrificação veicular, nas suas   tradicionais. Afinal, os números de vendas, internacionais e
 várias configurações (hibridização, plug in, bateria e   nacionais, apontam para uma inserção crescente de modais
 A célula a combustível), tem se colocado como opção   elétricos, com a clara priorização da eletrificação dos siste-
 para que o setor de transportes contribua com a transição   mas de transporte público nas cidades da América Latina.
 energética por meio da menor dependência do uso de com-  Priorização esta que pode ser benéfica para o Brasil, o qual
 bustíveis fósseis. A motivação que tem guiado estas escolhas   detém uma forte indústria automobilística de destaque na
 é atender aos compromissos climáticos que colocam a zero   região, com todas as capacidades para atender a demanda de
 emissão (o NetZero) como meta a ser alcançada até 2050.   modais elétricos, em especial dos ônibus elétricos a bateria.
 Entretanto, é ingênuo pensar que eletrificar os veículos   Ainda que as escolhas para avançar na descarboniza-
 se restrinja à simples substituição de uma tecnologia por   ção do setor de transporte não sejam únicas, ainda mais
 outra. As implicações deste processo, seja em termos das   em um mercado como o brasileiro que também pode con-
 oportunidades que estão sendo abertas, quanto das dificul-  tar com a opção dos biocombustíveis, é fato que em um
 dades a serem enfrentadas, é algo que requer novos posicio-  contexto cada vez mais globalizado, é necessário projetar-
 namentos, planejamento e investimentos.  mos qual o tipo de inserção e de protagonismo caberá ao
 Isso ocorre na medida em que a mobilidade elétrica tem   Brasil no segmento da mobilidade elétrica. As apostas de
 o potencial de catalisar uma diversidade de outros setores   recondução e reconfiguração do setor automotivo serão
 econômicos que passam a integrar a dinâmica da produção   de grande impacto, o que requer habilidade para orques-
 automotiva. O caso de maior atenção é o setor de energia que   trar este movimento para que os atores possam atuar de
 tende a gradativamente deslocar a centralidade dos combus-  forma convergente, guiados por uma visão de futuro e que
 tíveis fósseis como principal fonte de energia veicular. Dentre   estejam amparados em um arcabouço normativo e regula-
 as várias outras atividades que ganham importância, também   tório, com metas de longo prazo que traga segurança aos
 merece destaque a rede de infraestrutura de eletropostos, a   investimentos. Sem esta governança mais ampla, as opor-
 ser consolidada; a produção, reuso e reciclagem de baterias   tunidades podem facilmente se transformar em ameaças à
 com a complexa escolha acerca das químicas e minerais mais   sobrevivência dos próprios negócios. n
 adequados; além da necessidade de requalificar uma força de
 trabalho que responda a estas novas demandas, seja no de-  *Flávia Consoni é professora no Programa de Pós-graduação em
 senvolvimento da tecnologia, seja na sua manutenção.  Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.
 Compreender  as  novas  oportunidades que  se  colo-  É coordenadora do LEVE – Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico
 cam implica reconhecer que a mobilidade elétrica tende   e membro do Conselho Gestor e do Comitê de Ciência e Tecnologia da
 a representar uma tecnologia disruptiva que, de forma   Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica
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