Page 22 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 22
PESQUISA MOBILIDADE 2021
Cap. #2
Aspectos estratégicos
Em termos de estratégias de curto prazo, a pesquisa SAE/KPMG/
AutoData consegue identificar com clareza alguns novos mantras
das indústrias do nosso setor, como o foco dos investimentos na
transformação digital a serviço da produtividade e da melhoria da
experiência dos clientes. Também aparece com força a necessidade
de parcerias estratégicas, alianças e fusões, para bancar o custo ele-
vadíssimo dessa transformação. E ainda o protagonismo crescente
dos serviços ligados à mobilidade, que acabam moldando até a
definição do portfólio de produtos de cada empresa.
Para além de todas essas preocupações imediatas, não pos-
so deixar de reforçar uma preocupação que deve estar presente
Christian Castanho em qualquer planejamento estratégico, que é a descarbonização
do setor automotivo, uma contribuição fundamental no sentido
de amenizar a emissão de gases do efeito estufa e as alarmantes
LUIZ CARLOS MORAES, mudanças climáticas. É necessário que todos os elos da cadeia
Presidente da Anfavea automotiva tenham clareza sobre as rotas tecnológicas e energé-
ticas que o Brasil terá nas próximas duas décadas. Outros países
já definiram seus rumos para a mobilidade urbana e o transporte
rodoviário. Um país com a relevância do nosso não pode perder
esse passaporte para o futuro.
22