Page 4 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 4

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #1







                                           Apresentação





                                   uando KPMG e AUTODATA decidiram abraçar o desafio
                                 de desenvolver a maior e mais abrangente pesquisa
                                 automotiva nacional, em 2019, aprofundando o olhar
                    Qpara as análises das opiniões de consumidores e execu-
                                 tivos sobre os temas mais relevantes da época, jamais
                                 poderiam imaginar o tamanho da tsunami que sacudiu
                                 o ecossistema de mobilidade, subvertendo prioridades,
                                 acelerando mudanças, emergindo pautas e submergin-
                                 do outras, enfim, reescrevendo um cenário com base
                                 em premissas sobre as quais muitas vezes ainda nos
                                 sentimos inseguros de apostar.


                                Nem precisávamos da pandemia para viver um biênio
                                seguinte repleto de fortes emoções, afinal já discutía-
                                mos a dimensão dos impactos das bicicletas e patinetes
                                na mobilidade, o potencial das ofertas de car sharing e
                                ride sharing, o conceito de customer experience, a for-
                                ça crescente das vendas diretas, o equilíbrio da relação
                                montadoras-locadoras-concessionárias, e a possibilidade
                                de revisão da Lei Ferrari, sem falar que a Lei Geral de Pro-
                                teção de Dados, LGPD, já se encontrava em nosso radar.


                                Mas a Covid-19 chegou como aquele estraga prazeres que
                                derruba todas as peças do tabuleiro de xadrez no meio do
                                jogo, trazendo com ela o “abril negro” com fechamento de
                                mais de 95% das plantas industriais, o isolamento social
                                esvaziando as concessionárias, o consumidor rejeitando
                                alternativas de mobilidade compartilhada [onde foram
                                parar aquela quantidade imensa de bicicletas e pati-
                                netes?!] para - pasmem! - voltar a priorizar a compra de
                                um carro próprio, o boom da venda de veículos usados e
                                seminovos, as crises de insumos [borracha, plástico, aço,
                                etc], culminando com a atual falta de semicondutores.














   4
   1   2   3   4   5   6   7   8   9