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A competição foi rica em momentos de intensa emoção e júbilo, ao
longo de quatro diasaut re preheni hillictus
Competição de Voo BRASIL AeroDesign, que terminou no domingo, 6 de
Essa etapa teve início na sexta-feira, três de novembro, novembro, na pista do aeroporto de São José dos Campos,
completando-se nodomingo, cinco de novembro. De sexta- São Paulo, totalizando 498,62 pontos.
-feira a domingo as equipes fizeram voar seus projetos em Na classe Advanced, a equipe Adelphi, da Universida-
baterias sucessivas, sempre buscando transportar a maior de Estadual Paulista, campus São João da Boa Vista, foi a
carga (peso) possível, em condições controladas de voo e vencedora com 504,20 pontos, e a equipe Microraptor, da
observados os requisitos contidos no regulamento da com- Universidade Federal de Juiz de Fora, foi a vencedora da
petição para distâncias máximas de decolagem e pouso e classe Micro, com 474,85 pontos.
integridade da aeronave, principalmente durante o pouso. A competição classificou em segundo lugar na classe
Integrantes da equipe Kukulcán, do México, recolhem Regular a equipe Aerofeg, da Faculdade de Engenharia de
aeronave após voo bem-sucedido Guaratinguetá, da Unesp, com 466,62pontos. Na classe Ad-
Inspeção pós-voo: último passo para o cômputo de vanced, o segundo lugar foi para a equipe Findus, da Uni-
pontos do voo realizado versidade de Linkoping, Suécia, que obteve 350,63 pontos.
A competição transcorreu sob condições meteoro- A equipe Albatroz AeroDesign Micro, da Universida-
lógicas estáveis, sem a ocorrência de precipitações e/ou de do Estado de Santa Catarina, ficou em segundo lugar
fortes ventos, porém sob calor intenso, que provocou índi- na classe Micro, com 393,49 pontos.
ces anormais de casos de princípio de desidratação junto As equipes que obtiveram o primeiro e o segundo lu-
à unidade de pronto atendimento médico, sem maiores gares na classe Regular – Axé-Fly e Aerofeg – e as primei-
consequências adversas. No período foram realizados 90 ras colocadas nas classes Micro e Advanced – Microraptor
voos distribuídos em sete baterias. e Adelphi – conquistaram o direito de representar o Brasil
na SAE AeroDesign East Competition, programada para
Classificação final ocorrer de 8 a 10 de março de 2024, nos EUA, e na qual
As equipes campeãs em 2022 da competição AeroDesign, equipes brasileiras, competindo desde 2000, acumulam
Axé-Fly, Adelphi e Microraptor, repetiram o bom desem- histórico expressivo de participações: oito primeiros lu-
penho e sagraram-se novamente campeãs em 2023 das gares na classe Regular, quatro na classe Advanced e um
classes Regular, Advanced e Micro, respectivamente. na classe Micro. A SAE AeroDesign East Competition
A equipe Axé-Fly, da Universidade Federal da Bah- é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRA-
ia, foi a vencedora da classe Regular da competição SAE SIL é afiliada.
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