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A competição foi rica em momentos de intensa emoção e júbilo, ao
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           Competição de Voo                                   BRASIL  AeroDesign,  que  terminou  no  domingo,  6  de

           Essa etapa teve início na sexta-feira, três de novembro,   novembro, na pista do aeroporto de São José dos Campos,
           completando-se nodomingo, cinco de novembro. De sexta-  São Paulo, totalizando 498,62 pontos.
           -feira a domingo as equipes fizeram voar seus projetos em   Na classe Advanced, a equipe Adelphi, da Universida-
           baterias sucessivas, sempre buscando transportar a maior   de Estadual Paulista, campus São João da Boa Vista, foi a
           carga (peso) possível, em condições controladas de voo e   vencedora com 504,20 pontos, e a equipe Microraptor, da
           observados os requisitos contidos no regulamento da com-  Universidade Federal de Juiz de Fora, foi a vencedora da
           petição para distâncias máximas de decolagem e pouso e   classe Micro, com 474,85 pontos.
           integridade da aeronave, principalmente durante o pouso.  A competição classificou em segundo lugar na classe
             Integrantes da equipe Kukulcán, do México, recolhem   Regular a equipe Aerofeg, da Faculdade de Engenharia de
           aeronave após voo bem-sucedido                      Guaratinguetá, da Unesp, com 466,62pontos. Na classe Ad-
             Inspeção pós-voo: último passo para o cômputo de   vanced, o segundo lugar foi para a equipe Findus, da Uni-
           pontos do voo realizado                             versidade de Linkoping, Suécia, que obteve 350,63 pontos.
             A competição transcorreu sob condições meteoro-     A equipe Albatroz AeroDesign Micro, da Universida-
           lógicas  estáveis,  sem  a  ocorrência  de  precipitações  e/ou   de do Estado de Santa Catarina, ficou em segundo lugar
           fortes ventos, porém sob calor intenso, que provocou índi-  na classe Micro, com 393,49 pontos.
           ces anormais de casos de princípio de desidratação junto   As equipes que obtiveram o primeiro e o segundo lu-
           à unidade de pronto atendimento médico, sem maiores   gares na classe Regular – Axé-Fly e Aerofeg – e as primei-
           consequências adversas. No período foram realizados 90   ras colocadas nas classes Micro e Advanced – Microraptor
           voos distribuídos em sete baterias.                 e Adelphi – conquistaram o direito de representar o Brasil
                                                               na SAE AeroDesign East Competition, programada para
           Classificação final                                 ocorrer de 8 a 10 de março de 2024, nos EUA, e na qual

           As equipes campeãs em 2022 da competição AeroDesign,   equipes brasileiras, competindo desde 2000, acumulam
           Axé-Fly, Adelphi e Microraptor, repetiram o bom desem-  histórico expressivo de participações: oito primeiros lu-
           penho e sagraram-se novamente campeãs em 2023 das   gares na classe Regular, quatro na classe Advanced e um
           classes Regular, Advanced e Micro, respectivamente.  na classe Micro. A SAE AeroDesign East Competition
             A equipe Axé-Fly, da Universidade Federal da Bah-  é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRA-
           ia, foi a vencedora da classe Regular da competição SAE   SIL é afiliada.

           outubro/novembro/dezembro                                                                        25
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