Page 29 - Revista EAA - Edição 100
P. 29

Supply chain como estratégia:

                           o futuro da logística é


                     multimodal, colaborativo,

             sustentável, flexível e resiliente




              A logística do futuro – que já é agora – deve se posicionar no centro da estratégia
                empresarial para navegar com sucesso no complexo e dinâmico cenário global


                                                        Anna Valle*





               m um mundo marcado pela volatilidade, incerteza,   do negócio. Assim, a integração efetiva de diferentes de-
               complexidade e ambiguidade (VUCA), a cadeia de   partamentos, fornecedores e parceiros logísticos, por meio
          Esuprimentos (supply chain) enfrenta desafios – e    de uma comunicação clara e processos bem coordenados,
           oportunidades – sem precedentes. A pandemia do novo   resulta em uma operação mais ágil e responsiva. Isso não
           coronavírus, entre outros eventos disruptivos, guerras   apenas melhora a eficiência interna, mas também se refle-
           etc., evidenciou a necessidade urgente de uma trans-  te na satisfação do cliente externo, que recebe produtos e
           formação. Agora, mais do que nunca, a logística não é   serviços de forma mais rápida, confiável e personalizada.
           apenas um componente operacional, mas uma estratégia   Essa abordagem colaborativa cria uma cadeia de valor
           vital para o sucesso empresarial. O futuro da logística   que beneficia todos os envolvidos, construindo relações
           (que, por sinal, já é agora!) se desenha como multimodal,   de confiança e fidelidade a longo prazo, essenciais em um
           sustentável, flexível e resiliente, integrando inovações di-  mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Como
           gitais, colaboração e estratégias adaptativas.      fazer tudo isso? Obviamente, como quase tudo na vida,
             A intermodalidade e a multimodalidade emergem     não é fácil e não existe uma “bala de prata”. Como todo
           como respostas estratégicas vitais para os desafios da ca-  bom desafio sempre traz boas oportunidades, seguem al-
           deia de suprimentos contemporânea. Essas abordagens   gumas delas:
           permitem a utilização eficiente de diferentes modos e
           meios de transporte, garantindo maior flexibilidade e  Transformação digital

           eficiência e são fundamentais para lidar com a comple-  Na  logística, a  transformação  digital  surge  como  uma
           xidade dos mercados atuais, otimizando rotas, reduzindo   grande oportunidade para as empresas melhorarem a
           custos e melhorando o tempo de entrega, e são cruciais   eficiência, reduzirem custos e aprimorarem a experiência
           para uma experiência positiva do cliente. Falando em ex-  do cliente, de maneira colaborativa e sustentável.
           periência do cliente, no cerne de uma cadeia de suprimen-  Além disso, a integração dos fluxos de materiais, fi-
           tos eficiente e estratégica, a experiência positiva do cliente,   nanceiros e de informações, viabilizada pela digitaliza-
           tanto interno quanto externo, é elemento crucial em um   ção, é essencial para uma gestão logística eficaz. Esta vi-
           mundo onde a integração e a colaboração são mais do que   são integrada e detalhada de cada etapa da cadeia facilita
           simples palavras de ordem, mas práticas fundamentais.   decisões mais assertivas e estratégicas, baseadas em fa-
           Sabemos que a maneira como as empresas respondem e   tos e dados, trazendo mais previsibilidade e permitindo
           se adaptam às necessidades dos clientes define o sucesso   adaptações rápidas às mudanças do mercado.



           outubro/novembro/dezembro                                                                        29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34