Page 29 - Revista EAA - Edição 100
P. 29
Supply chain como estratégia:
o futuro da logística é
multimodal, colaborativo,
sustentável, flexível e resiliente
A logística do futuro – que já é agora – deve se posicionar no centro da estratégia
empresarial para navegar com sucesso no complexo e dinâmico cenário global
Anna Valle*
m um mundo marcado pela volatilidade, incerteza, do negócio. Assim, a integração efetiva de diferentes de-
complexidade e ambiguidade (VUCA), a cadeia de partamentos, fornecedores e parceiros logísticos, por meio
Esuprimentos (supply chain) enfrenta desafios – e de uma comunicação clara e processos bem coordenados,
oportunidades – sem precedentes. A pandemia do novo resulta em uma operação mais ágil e responsiva. Isso não
coronavírus, entre outros eventos disruptivos, guerras apenas melhora a eficiência interna, mas também se refle-
etc., evidenciou a necessidade urgente de uma trans- te na satisfação do cliente externo, que recebe produtos e
formação. Agora, mais do que nunca, a logística não é serviços de forma mais rápida, confiável e personalizada.
apenas um componente operacional, mas uma estratégia Essa abordagem colaborativa cria uma cadeia de valor
vital para o sucesso empresarial. O futuro da logística que beneficia todos os envolvidos, construindo relações
(que, por sinal, já é agora!) se desenha como multimodal, de confiança e fidelidade a longo prazo, essenciais em um
sustentável, flexível e resiliente, integrando inovações di- mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Como
gitais, colaboração e estratégias adaptativas. fazer tudo isso? Obviamente, como quase tudo na vida,
A intermodalidade e a multimodalidade emergem não é fácil e não existe uma “bala de prata”. Como todo
como respostas estratégicas vitais para os desafios da ca- bom desafio sempre traz boas oportunidades, seguem al-
deia de suprimentos contemporânea. Essas abordagens gumas delas:
permitem a utilização eficiente de diferentes modos e
meios de transporte, garantindo maior flexibilidade e Transformação digital
eficiência e são fundamentais para lidar com a comple- Na logística, a transformação digital surge como uma
xidade dos mercados atuais, otimizando rotas, reduzindo grande oportunidade para as empresas melhorarem a
custos e melhorando o tempo de entrega, e são cruciais eficiência, reduzirem custos e aprimorarem a experiência
para uma experiência positiva do cliente. Falando em ex- do cliente, de maneira colaborativa e sustentável.
periência do cliente, no cerne de uma cadeia de suprimen- Além disso, a integração dos fluxos de materiais, fi-
tos eficiente e estratégica, a experiência positiva do cliente, nanceiros e de informações, viabilizada pela digitaliza-
tanto interno quanto externo, é elemento crucial em um ção, é essencial para uma gestão logística eficaz. Esta vi-
mundo onde a integração e a colaboração são mais do que são integrada e detalhada de cada etapa da cadeia facilita
simples palavras de ordem, mas práticas fundamentais. decisões mais assertivas e estratégicas, baseadas em fa-
Sabemos que a maneira como as empresas respondem e tos e dados, trazendo mais previsibilidade e permitindo
se adaptam às necessidades dos clientes define o sucesso adaptações rápidas às mudanças do mercado.
outubro/novembro/dezembro 29