Page 7 - Revista EAA - Edição 100
P. 7
O avanço das tecnologias de informação e comunicação encurtam e facilitam as trocas culturais:
isso também está presente em tudo que a SAE BRASIL faz
SAE BRASIL foi fundada em 1991 e acompanha módulo de célula, bem como os projetos dos carros de GM,
a evolução da indústria desde então. No começo dos Ford, Mercedes-Benz (Daimler-Chrysler naquela época),
A anos 2000 o conceito de “veículo flex” não estava no BMW, Honda, Daihatsu e Nissan, são detalhes relevantes
mercado e os carros eram movidos ou a gasolina ou a etanol. A do texto. A evolução destes projetos levou a diferentes ca-
internet era discada, ou seja, utilizava a linha de telefonia fixa minhos e a revista da SAE BRASIL vem mostrando como
como meio de conexão. Os sistemas de georreferenciamen- progride a propulsão a hidrogênio desde o princípio.
to não estavam disponíveis ao público, de modo que veículos A transformação digital definia grandes avanços no iní-
com condução inteligente ou aplicativos de localização eram cio do século. Os riscos e os receios relativos ao “bug do mi-
inviáveis. De lá até aqui vivemos muitas evoluções e a Revista lênio” já haviam sido superados no ano 2000, mas o poten-
EAA da SAE BRASIL acompanhou essa história, descre- cial de desenvolvimento da inteligência artificial deixava a
vendo o desenvolvimento tecnológico através dos seus artigos. todos curiosos e preocupados. O conceito da “aldeia global”
A SAE BRASIL começou a publicar sua primeira revista já era conhecido desde 1960 quando o filósofo canadense
em 1992. Inicialmente tratava-se de uma publicação jornalís- Marshall McLuhan o definiu. Para ele, o avanço das tecno-
tica, que trazia as notícias do cotidiano da entidade. A partir logias de informação e comunicação encurtam e facilitam
dos anos 2000 a revista foi redesenhada, passando a oferecer as trocas culturais. Essa interculturalidade também está
artigos com um conteúdo técnico mais robusto e estruturado. presente em tudo que a SAE faz.
O ex-presidente do Conselho e ex-conselheiro Luso Ventura A revista acompanha o Congresso da SAE BRASIL desde
teve um papel fundamental para o novo desenho da revista. o seu início. Ano a ano, os detalhes da preparação, os principais
A revista está completando sua centésima edição. Com acontecimentos e os resultados do evento são relatados através
a frequência de quatro publicações a cada ano, a entidade de textos e fotos. Nela ficaram gravados muitos momentos im-
vem cumprindo um papel fundamental para a engenharia portantes da história da mobilidade no país. Até hoje já acon-
da mobilidade no Brasil: oferecer ao público especializado teceram 30 edições presenciais e dois Web-Fórum, durante o
leitura atual e especializada sobre o estado da arte da tecno- período da pandemia. Eventos com a premiação pela criação
logia que gera movimento. da lei da obrigatoriedade do cinto de segurança e a palestra do
A primeira edição da Revista EAA veio a público com corredor automotivo Gil de Ferran marcaram a história.
um tema bastante inovador para a época: células de com- A SAE BRASIL acredita que os estudantes de engenharia
bustível, conceitos e tecnologia. Os conceitos básicos do são componente fundamental para o desenvolvimento tecno-
sistema automotivo com propulsão a célula de combustível, lógico e econômico do País. Em 1994 a entidade iniciou con-
o potencial de redução das emissões gasosas, os desafios de versas e trocas de experiências com a SAE International para
construção e de infraestrutura necessários para a implanta- implementar os Programas Estudantis no Brasil, desde então
ção desse tipo de energético no mercado. As soluções que a a entidade promove o Baja, o Fórmula SAE, o AeroDesign e,
Ballard pesquisava para o desenvolvimento e produção de mais recentemente, o H Challenge.
2
outubro/novembro/dezembro 7