Page 7 - Revista EAA - Edição 100
P. 7

O avanço das tecnologias de informação e comunicação encurtam e facilitam as trocas culturais:
            isso também está presente em tudo que a SAE BRASIL faz




                 SAE BRASIL foi fundada em 1991 e acompanha    módulo de célula, bem como os projetos dos carros de GM,
                 a evolução da indústria desde então. No começo dos   Ford, Mercedes-Benz (Daimler-Chrysler naquela época),
           A anos 2000 o conceito de “veículo flex” não estava no   BMW, Honda, Daihatsu e Nissan, são detalhes relevantes
           mercado e os carros eram movidos ou a gasolina ou a etanol. A   do texto. A evolução destes projetos levou a diferentes ca-
           internet era discada, ou seja, utilizava a linha de telefonia fixa   minhos e a revista da SAE BRASIL vem mostrando como
           como meio de conexão. Os sistemas de georreferenciamen-  progride a propulsão a hidrogênio desde o princípio.
           to não estavam disponíveis ao público, de modo que veículos   A transformação digital definia grandes avanços no iní-
           com condução inteligente ou aplicativos de localização eram   cio do século. Os riscos e os receios relativos ao “bug do mi-
           inviáveis. De lá até aqui vivemos muitas evoluções e a Revista   lênio” já haviam sido superados no ano 2000, mas o poten-
           EAA da SAE BRASIL acompanhou essa história, descre-  cial de desenvolvimento da inteligência artificial deixava a
           vendo o desenvolvimento tecnológico através dos seus artigos.  todos curiosos e preocupados. O conceito da “aldeia global”
             A SAE BRASIL começou a publicar sua primeira revista   já era conhecido desde 1960 quando o filósofo canadense
           em 1992. Inicialmente tratava-se de uma publicação jornalís-  Marshall McLuhan o definiu. Para ele, o avanço das tecno-
           tica, que trazia as notícias do cotidiano da entidade. A partir   logias de informação e comunicação encurtam e facilitam
           dos anos 2000 a revista foi redesenhada, passando a oferecer   as trocas culturais. Essa interculturalidade também está
           artigos com um conteúdo técnico mais robusto e estruturado.   presente em tudo que a SAE faz.
           O ex-presidente do Conselho e ex-conselheiro Luso Ventura   A revista acompanha o Congresso da SAE BRASIL desde
           teve um papel fundamental para o novo desenho da revista.  o seu início. Ano a ano, os detalhes da preparação, os principais
             A revista está completando sua centésima edição. Com   acontecimentos e os resultados do evento são relatados através
           a frequência de quatro publicações a cada ano, a entidade   de textos e fotos. Nela ficaram gravados muitos momentos im-
           vem cumprindo um papel fundamental para a engenharia   portantes da história da mobilidade no país. Até hoje já acon-
           da mobilidade no Brasil: oferecer ao público especializado   teceram 30 edições presenciais e dois Web-Fórum, durante o
           leitura atual e especializada sobre o estado da arte da tecno-  período da pandemia. Eventos com a premiação pela criação
           logia que gera movimento.                           da lei da obrigatoriedade do cinto de segurança e a palestra do
             A primeira edição da Revista EAA veio a público com   corredor automotivo Gil de Ferran marcaram a história.
           um tema bastante inovador para a época: células de com-  A SAE BRASIL acredita que os estudantes de engenharia
           bustível, conceitos e tecnologia. Os conceitos básicos do   são componente fundamental para o desenvolvimento tecno-
           sistema automotivo com propulsão a célula de combustível,   lógico e econômico do País. Em 1994 a entidade iniciou con-
           o potencial de redução das emissões gasosas, os desafios de   versas e trocas de experiências com a SAE International para
           construção e de infraestrutura necessários para a implanta-  implementar os Programas Estudantis no Brasil, desde então
           ção desse tipo de energético no mercado. As soluções que a   a entidade promove o Baja, o Fórmula SAE, o AeroDesign e,
           Ballard pesquisava para o desenvolvimento e produção de   mais recentemente, o H  Challenge.
                                                                                  2
           outubro/novembro/dezembro                                                                          7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12