Page 8 - Revista EAA - Edição 100
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RETROSPECTIVA

























          Hoje a EAA é uma das publicações técnicas mais multidisciplinares e relevantes para o mundo da mobilidade no Brasil



            São dezenas de universidades e milhares de estudantes   das: tratores preparam e semeiam o solo sem intervenção
          se organizando e aprendendo através destas competições,   humana e drones pulverizam e monitoram solo e plantas.
          ao longo de quase três décadas.  A revista da SAE BRA-  Trens ultrarrápidos de levitação magnética transportarão
          SIL acompanha a evolução das competições, contando de   passageiros e carga em números cada vez maiores. Gigan-
          forma detalhada como as tecnologias se desenvolveram ao   tescos dirigíveis transportarão cargas para as localidades
          longo deste período.                               mais inacessíveis, sem a necessidade de estradas ou aero-
            A revista da SAE BRASIL passou por três fases distin-  portos. Tudo isso é o universo que a revista da SAE BRA-
          tas. Na primeira fase ela tinha um caráter mais narrativo,   SIL traz ao seu leitor, da história ao futuro da mobilidade.
          trazendo notícias do mercado automotivo e aeroespacial,   Hoje o contexto é outro, e produzir uma revista técnica
          bem como das atividades da entidade. Na segunda fase ar-  em um mundo onde a informação passou a ser um bem
          tigos mais técnicos começam a mostrar o estado da arte   de consumo instantâneo e volátil é um grande desafio. Há
          das principais tecnologias em desenvolvimento. Na terceira   fácil acesso a conteúdo e basta alguns cliques na tela de
          fase há uma ampliação exponencial no conteúdo oferecido   um telefone celular para que dezenas de artigos se apresen-
          pela revista. Esta fase está associada à criação da matriz de   tem ao leitor. Notícias, filmes, podcasts, entre tantas outras
          conhecimento e na ampliação das mentorias, que passaram   mídias trazem conteúdo infindável. Mas há uma diferença
          a totalizar cerca de 20 temáticas, incluindo as questões li-  fundamental. A SAE BRASIL não publica o conteúdo que
          gadas a mobilidade humana, mulheres, educação, jovens,   os outros criaram. A criação do conhecimento acontece em
          design, aquaviário, além de todos os temas técnicos como   meio aos indivíduos e às atividades da entidade. Somos a
          agro, conectividade, transformação digital, manufatura   casa do conhecimento da mobilidade brasileira e a revista
          avançada e tantos outros. Hoje a revista da SAE BRASIL   da SAE BRASIL é o canal que publica esse conhecimento
          é uma das mais multidisciplinares e relevantes publicações   há mais de 30 anos. n
          técnicas para o mundo da mobilidade no Brasil.
            Em outubro de 2021, a revista fez um exercício de fu-
          turologia e arriscou lançar sua edição do ano 2051, mos-  * Camilo Adas é superintendente de Estratégia e Transição Energética
          trando como a mobilidade tomará formas que farão com   na Be8 e atua como conselheiro da SAE BRASIL para os temas de
          que as pessoas se sintam parte integrante de uma narrativa   Tecnologia e PD&I. É professor convidado na Fundação Dom Cabral
          de ficção científica daqui a 30 anos. Gui Rangel compar-  e membro do Conselho do Instituto Mauá de Tecnologia. É coordenador
          tilha com o leitor sua visão de forma estruturada e lógi-  do Grupo de Trabalho 8 do MiBI para o fomento da indústria de
          ca. Pode parecer visionário ou lúdico, mas nesta época o   média e alta complexidade para o hidrogênio de baixo carbono no
          espaço se tornará fundamental para a economia. Colônias   Brasil, junto ao MDIC. É membro do Grupo de Descarbonização da
          serão instaladas na lua, além da primeira cidade humana   Mobilidade na Fiesp e do Comitê da Indústria para o H2 Sustentável
          em Marte, que estará em pleno crescimento. Os caminhões   da Confederação Nacional da Industria (CNI). Foi designado diretor
          serão totalmente autônomos, criando uma cadeia integrada   da Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura (Deinfra)
          de logística. Na agricultura, as operações serão automatiza-  da Fiesp a partir 2024.
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