Page 66 - Revista EAA - Edição 59
P. 66

ponTo dE ViSTa




                                             É hora de aproveitar


                                             as oportunidades





                                             Este ano será de muitas atividades aqui no Brasil. O Carnaval já passou, mas na sequência
                                             teremos a Copa do Mundo e em paralelo estamos nos preparando para as eleições, sem
                                             falar, é claro, das Olimpíadas que ainda estão por vir. Temos que nos unir trabalhando,
                                             buscando melhorias, soluções inovadoras, mais tecnologia e tudo que possa ajudar o Ho-
                                             mem e a humanidade.
                                                O Inovar-Auto auto nos impulsionou para isso, já que fomos incentivados a buscar
                                             tecnologias melhores para nossos automóveis. Mais do que isso, fomos incentivados a
                                             desenvolvê-las aqui trazendo benefícios fiscais às nossas empresas. Nossos profissionais
                                             têm conhecimento e plena capacidade de desenvolver novas tecnologias e aplicá-las em
                                             nossos veículos trazendo benefícios a fabricantes, fornecedores e ao Brasil. Todos buscam
                                             de inovações que reduzam a massa do automóvel a tecnologias que melhorem o consumo
                                             de combustível e diminuam os níveis de emissões dos veículos.
                                                Mesmo com o crescimento do setor automobilístico, ele ainda é o maior importador
                                             do país e o Inovar-Auto vai nos ajudar a reverter essa situação. Com o regime, teremos
                plinio FErrEira caBral Junior é   investimentos em ampliação, modernização e criação de novas fábricas. Como consequ-
                Diretor de Operações e Sistemas   ência, aumentará a competitividade local. Em 2013, produzimos 3,7 milhões de unidades,
                 da Engenharia de Produtos da
                                             das quais 3 milhões foram licenciadas localmente. Isso nos deixa em posição de destaque
                GMB e diretor da Regional São
                                             no mercado global.
                       Paulo da SAE BRASIL
                                                Embora importados, modelos elétricos ou híbridos começaram a aparecer no merca-
                                             do. Em 2013, licenciamos quase 500 veículos dessa categoria. Eles estão se tornando cada
                                             vez mais populares em mercados desenvolvidos e, portanto, devem, aos poucos, chegar por
                                             aqui também. Os híbridos têm o benefício de reduzir o consumo de combustível, assim
                                             como a redução dos poluentes emitidos. Os elétricos, por sua vez, não emitem poluentes
                                             e oferecem custo por quilômetro rodado bem inferior ao de um veículo a combustão.
                  eM 2013, exPortaMos           Em 2013, exportamos quase 564 mil veículos, dos quais 55% foram para a Argentina
                          quase 564 Mil      e 21% para a África do Sul. Isso possibilitou a oferta de 130 mil empregos diretos no Bra-
                       veículos (...) isso   sil, nos levando a ser atraentes para a maioria das marcas. Em pouco mais de uma década,
                 Possibilitou a oferta       o número de fabricantes instalados no país passou de 15 para 49. Hoje, temos mais de
                  de 130 Mil eMPreGos        mil ofertas disponíveis no mercado entre modelos e versões. Ficamos mais exigentes. A
                     diretos no brasil       porcentagem de clientes que preferem câmbio automático subiu de 39% em 2000 para
                                             62% em 2013. Da mesma forma que o número de veículos com motores de 1 litro, que já
                                             foi 70% do mercado, hoje caiu pela metade.
                                                O brasileiro gosta de tecnologia. Tínhamos rádios AM, FM e OM (ondas médias),
                                             eles evoluíram e sumiram os modelos com OM. Então, surgiram os com toca-fitas K7,
                                             que não sobreviveram por muito tempo. Na sequência, veio o CD player e, mais re-
                                             centemente, a entrada USB com tocadores de MP3, WMA e outros formatos. Alguns
                                             modelos incorporaram navegadores e tocadores de DVD e a grande maioria oferece tela
                                             tátil e Bluetooth.
                                                Atualmente, temos veículos que estacionam sozinhos e já temos protótipos de veículos
                                             autônomos (sem motorista) rodando no Brasil e em países no hemisfério norte. Concluin-
                                             do, temos muitas oportunidades e precisamos utilizá-las de forma correta. Conto com to-
                                             dos para nos acompanhar durante este ano e fazer de 2014 um ano de muitas realizações.

           66
   61   62   63   64   65   66   67   68