Page 6 - Revista EAA - Edição 61
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NOTÍCIAS




           Incentivo para os híbridos


           O governo acena com os primeiros incentivos à montagem nacional de veículos   alíquota do tributo na importação desses
           com propulsão alternativa ao cortar o imposto de importação dos carros híbridos.   carros, quando chegam completamente
           Fabricantes que trouxerem conjuntos de componentes desse tipo de automóvel para   montados ao país, caiu de 35% para
           serem montados no Brasil estarão isentos de pagar o imposto de importação, cuja   percentuais de 2%, 4% e 7%. Para os
           alíquota é de 35%. O benefício vale, inclusive, para os modelos importados em regime   automóveis que serão montados no
           de CKD – ou SKD, quando até a carroceria do carro vem pronta –, mas que tenha a sua   Brasil, as alíquotas caem ainda mais: zero,
           montagem final feita no país. De acordo com o governo, o objetivo é qualificar mão de   2% e 5%. Ficaram de fora da resolução os
           obra nacional e incentivar engenharia e fornecedores locais. A Toyota talvez seja uma   automóveis que funcionam com baterias
           das primeiras a se beneficiar da isenção, já que havia se manifestado a favor de produzir   recarregáveis diretamente na tomada, os
           o híbrido Prius aqui, mas cobrava incentivos tributários para levar o projeto adiante. A   chamados plug-in.



           Apoio para o Diesel

           A Aliança Pró-Veículos (Aprove) Diesel completa
           um ano de existência. Lançada durante o 10º
           Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores
           Diesel, realizado em Curitiba, PR, em agosto de
           2013, hoje a entidade conta com seis empresas
           associadas (no começo eram apenas três) e
           apoio de diversas instituições ligadas ao setor
           automobilístico como, por exemplo, SAE BRASIL
           e Sindipeças. Durante este ano, conseguiu atingir
           as esferas Legislativa e Executiva e já participa de
           discussões de projetos de lei para a revogação
           da liberação do carro diesel no país. Além dessas
           ações, a Aprove Diesel tem dado suporte a
           Frentaxi, Frente Parlamentar do Táxi, lançada em abril deste ano,   e estudos para a comissão que está trabalhando em prol da
           que discute a liberação do uso de táxis movidos a Diesel no   entrada desses motores na frota do Estado para mostrar as
           Estado do Rio de Janeiro. A associação é fonte de informações   vantagens e sua eficiência energética.



                                                              Série F está de volta


                                                              A Ford Caminhões relançou no mercado brasileiro a Série F, cuja
                                                              produção nacional esteve interrompida desde 2011. A nova Série
                                                              F é composta por dois modelos: o semileve F-350, com rodado
                                                              simples, Peso Bruto Total de 4.500 kg e capacidade de carga útil
                                                              de 2.128 kg; e o leve F-4000, com rodado duplo, PBT de 6.800
                                                              kg e capacidade para 3.949 kg, que também passa a oferecer a
                                                              versão 4x4. Em ambos, o motor é o Cummins ISF de 2,8 litros e
                                                              quatro cilindros, que gera 150 cv a 3.200 rpm, e torque máximo
                                                              de 36,7 kgfm, entre 1.500 e 2.900 rpm. A nova caixa Eaton FSO
                                                              4505, de cinco velocidades, a mesma dos Ford Cargo 816 e   FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                              1119, vem com o “Booster Synchronizer”, dispositivo que reduz o
                                                              esforço para acionar a embreagem.

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