Page 6 - Revista EAA - Edição 61
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NOTÍCIAS
Incentivo para os híbridos
O governo acena com os primeiros incentivos à montagem nacional de veículos alíquota do tributo na importação desses
com propulsão alternativa ao cortar o imposto de importação dos carros híbridos. carros, quando chegam completamente
Fabricantes que trouxerem conjuntos de componentes desse tipo de automóvel para montados ao país, caiu de 35% para
serem montados no Brasil estarão isentos de pagar o imposto de importação, cuja percentuais de 2%, 4% e 7%. Para os
alíquota é de 35%. O benefício vale, inclusive, para os modelos importados em regime automóveis que serão montados no
de CKD – ou SKD, quando até a carroceria do carro vem pronta –, mas que tenha a sua Brasil, as alíquotas caem ainda mais: zero,
montagem final feita no país. De acordo com o governo, o objetivo é qualificar mão de 2% e 5%. Ficaram de fora da resolução os
obra nacional e incentivar engenharia e fornecedores locais. A Toyota talvez seja uma automóveis que funcionam com baterias
das primeiras a se beneficiar da isenção, já que havia se manifestado a favor de produzir recarregáveis diretamente na tomada, os
o híbrido Prius aqui, mas cobrava incentivos tributários para levar o projeto adiante. A chamados plug-in.
Apoio para o Diesel
A Aliança Pró-Veículos (Aprove) Diesel completa
um ano de existência. Lançada durante o 10º
Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores
Diesel, realizado em Curitiba, PR, em agosto de
2013, hoje a entidade conta com seis empresas
associadas (no começo eram apenas três) e
apoio de diversas instituições ligadas ao setor
automobilístico como, por exemplo, SAE BRASIL
e Sindipeças. Durante este ano, conseguiu atingir
as esferas Legislativa e Executiva e já participa de
discussões de projetos de lei para a revogação
da liberação do carro diesel no país. Além dessas
ações, a Aprove Diesel tem dado suporte a
Frentaxi, Frente Parlamentar do Táxi, lançada em abril deste ano, e estudos para a comissão que está trabalhando em prol da
que discute a liberação do uso de táxis movidos a Diesel no entrada desses motores na frota do Estado para mostrar as
Estado do Rio de Janeiro. A associação é fonte de informações vantagens e sua eficiência energética.
Série F está de volta
A Ford Caminhões relançou no mercado brasileiro a Série F, cuja
produção nacional esteve interrompida desde 2011. A nova Série
F é composta por dois modelos: o semileve F-350, com rodado
simples, Peso Bruto Total de 4.500 kg e capacidade de carga útil
de 2.128 kg; e o leve F-4000, com rodado duplo, PBT de 6.800
kg e capacidade para 3.949 kg, que também passa a oferecer a
versão 4x4. Em ambos, o motor é o Cummins ISF de 2,8 litros e
quatro cilindros, que gera 150 cv a 3.200 rpm, e torque máximo
de 36,7 kgfm, entre 1.500 e 2.900 rpm. A nova caixa Eaton FSO
4505, de cinco velocidades, a mesma dos Ford Cargo 816 e FOTOS DIVULGAÇÃO
1119, vem com o “Booster Synchronizer”, dispositivo que reduz o
esforço para acionar a embreagem.
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