Page 8 - Revista EAA - Edição 61
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NOTÍCIAS
Otacilio Gomes assume a direção Mais diesel para os EUA
da SAE BRASIL Novos registros para todos os tipos de carro de passeio a Diesel
– veículos de passageiros, caminhões leves, vans, SUVs, utilitários
O engenheiro Otacilio Gomes e picapes – apontam para um avanço de cerca de 11,5% (de 6,3
assumiu neste dia 13 de milhões de unidades para 7 milhões) desse tipo de combustível
outubro as operações da SAE no mercado americano. Os bons resultados também atingiram
BRASIL como diretor geral da os modelos híbridos, que tiveram um crescimento de 65% (de
entidade. Engenheiro mecânico 1,7 milhão de unidades para 2,8 milhões) entre 2010 a 2013, de
e de produção pela FEI, Otacilio acordo com o Diesel Technology. Mas as vendas dos modelos a
Gomes é um profissional com Diesel foram 2,5 vezes superiores aos híbridos ao longo desse
grande conhecimento da SAE mesmo período. Quando a análise fica por conta somente dos
BRASIL. Integrou o Conselho SUVs, as vendas de diesel aumentaram 30% (de 640 mil para
Diretor e também atuou em 834 mil), o que mostra uma clara tendência do mercado a aderir
diversas áreas da instituição. Em sua trajetória profissional, a esse tipo de motor. Ainda de acordo com essas informações,
Otacilio Gomes ocupou posições de destaque em empresas o Texas foi o Estado com o maior número de registros de
de grande relevância do setor da mobilidade, como MWM veículos de passageiros a diesel em 2013 (837 mil), seguido pela
INTERNATIONAL e Maxion International Motores, o que lhe Califórnia (609 mil).
permitiu construir uma base sólida de conhecimento e
relacionamentos, a qual certamente lhe será importante no
desempenho da nova função na SAE BRASIL.
Deixa a SAE BRASIL o engenheiro Mario Farah, após
mais de 10 anos de contribuição para o crescimento da
associação de engenheiros. “Expressamos os nossos sinceros
agradecimentos ao Mario Farah e desejamos sucesso ao
Otacilio Gomes neste seu novo desafio, apoiando-o para
que, juntos, possamos construir um futuro ainda mais
promissor para a SAE BRASIL”, destaca o engenheiro Ricardo
Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Novo laboratório Frenagem equilibrada
A Bosch investiu cerca de seis milhões de euros na construção Comemorando 20 milhões de motocicletas produzidas em
de um novo laboratório de motores Diesel localizado em sua Manaus, a Honda lançou a CG 150 Titan 2015 equipada com
unidade fabril em Curitiba, PR. Com área construída de 1.400 m2, o Combi Brake, sistema que distribui para o freio dianteiro
conta com infraestrutura de controle, automação e segurança, (a disco) 34% da pressão aplicada no pedal do conjunto
e está preparada para executar projetos para atendimento traseiro. Com isso, segundo a marca, nas desacelerações
tanto das atuais quanto das próximas fases de emissões, de 60 km/h até a imobilidade, acionando apenas o freio
como a legislação Euro VI. Neste novo laboratório é possível traseiro, sem travamento, seu sistema CBS (Combined
executar testes que avaliam o desempenho, as emissões e a Braking System, ou sistema de frenagem combinada) reduz
durabilidade dos motores Diesel, incluindo os seus sistemas a trajetória percorrida em 10,1 m, espaço equivalente a
de pós-tratamento dos gases de escape. Como diferenciador, dois automóveis médios, no comprimento. A fabricante
as instalações estão preparadas para operar também com alerta, porém, que o CBS não elimina a necessidade do
combustíveis alternativos, como etanol, biodiesel e GNV. acionamento manual do freio dianteiro.
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