Page 8 - Revista EAA - Edição 61
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           Otacilio Gomes assume a direção                    Mais diesel para os EUA

                                  da SAE BRASIL               Novos registros para todos os tipos de carro de passeio a Diesel
                                                              – veículos de passageiros, caminhões leves, vans, SUVs, utilitários
                                  O engenheiro Otacilio Gomes   e picapes – apontam para um avanço de cerca de 11,5% (de 6,3
                                  assumiu neste dia 13 de     milhões de unidades para 7 milhões) desse tipo de combustível
                                  outubro as operações da SAE   no mercado americano. Os bons resultados também atingiram
                                  BRASIL como diretor geral da   os modelos híbridos, que tiveram um crescimento de 65% (de
                                  entidade. Engenheiro mecânico   1,7 milhão de unidades para 2,8 milhões) entre 2010 a 2013, de
                                  e de produção pela FEI, Otacilio   acordo com o Diesel Technology. Mas as vendas dos modelos  a
                                  Gomes é um profissional com   Diesel foram 2,5 vezes superiores aos híbridos ao longo desse
                                  grande conhecimento da SAE   mesmo período. Quando a análise fica por conta somente dos
                                  BRASIL. Integrou o Conselho   SUVs, as vendas de diesel aumentaram 30% (de 640 mil para
                                  Diretor e também atuou em   834 mil), o que mostra uma clara tendência do mercado a aderir
           diversas áreas da instituição. Em sua trajetória profissional,   a esse tipo de motor. Ainda de acordo com essas informações,
           Otacilio Gomes ocupou posições de destaque em empresas   o Texas foi o Estado com o maior número de registros de
           de grande relevância do setor da mobilidade, como MWM   veículos de passageiros a diesel em 2013 (837 mil), seguido pela
           INTERNATIONAL e Maxion International Motores, o que lhe   Califórnia (609 mil).
           permitiu construir uma base sólida de conhecimento e
           relacionamentos, a qual certamente lhe será importante no
           desempenho da nova função na SAE BRASIL.
           Deixa a SAE BRASIL o engenheiro Mario Farah, após
           mais de 10 anos de contribuição para o crescimento da
           associação de engenheiros. “Expressamos os nossos sinceros
           agradecimentos ao Mario Farah e desejamos sucesso ao
           Otacilio Gomes neste seu novo desafio,  apoiando-o para
           que, juntos, possamos construir um futuro ainda mais
           promissor para a SAE BRASIL”, destaca o engenheiro Ricardo
           Reimer, presidente da SAE BRASIL.



           Novo laboratório                                   Frenagem equilibrada


           A Bosch investiu cerca de seis milhões de euros na construção   Comemorando 20 milhões de motocicletas produzidas em
           de um novo laboratório de motores Diesel localizado em sua   Manaus, a Honda lançou a CG 150 Titan 2015 equipada com
           unidade fabril em Curitiba, PR. Com área construída de 1.400 m2,   o Combi Brake, sistema que distribui para o freio dianteiro
           conta com infraestrutura de controle, automação e segurança,   (a disco) 34% da pressão aplicada no pedal do conjunto
           e está preparada para executar projetos para atendimento   traseiro. Com isso, segundo a marca, nas desacelerações
           tanto das atuais quanto das próximas fases de emissões,   de 60 km/h até a imobilidade, acionando apenas o freio
           como a legislação Euro VI.  Neste novo laboratório é possível   traseiro, sem travamento, seu sistema CBS (Combined
           executar testes que avaliam o desempenho, as emissões e a   Braking System, ou sistema de frenagem combinada) reduz
           durabilidade dos motores Diesel, incluindo os seus sistemas   a trajetória percorrida em 10,1 m, espaço equivalente a
           de pós-tratamento dos gases de escape. Como diferenciador,   dois automóveis médios, no comprimento. A fabricante
           as instalações estão preparadas para operar também com   alerta, porém, que o CBS não elimina a necessidade do
           combustíveis alternativos, como etanol, biodiesel e GNV.  acionamento manual do freio dianteiro.

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