Page 6 - Revista EAA - Edição 63
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NOTÍCIAS
Postos de hidrogênio 1
Parece que o hidrogênio começa a se tornar realidade. Nagoya e Toyota, no Japão,
receberam os dois primeiros postos para o abastecimento de carros movidos a célula
a combustível. Desenvolvidas pela Toyotsu Air Liquide Hydrogen Energy, uma parceria
entre a Toyota Tsusho, do Grupo Toyota, e a Air Liquide, as unidades fazem parte do
planejamento do país para implantar infraestrutura para esse tipo de veículo. Mais três
outras estações de abastecimento estão em fase de testes em Tóquio, Kawasaki e Saga.
As informações são de que os postos podem abastecer um automóvel em menos de
cinco minutos.
A construção dos postos contou com a expertise da francesa Air Liquide,
especializada no segmento de gases industriais com mais de 60 estações de
abastecimento de hidrogênio em todo o mundo. A iniciativa faz parte da estratégia
de desenvolver uma rede de abastecimento que venha favorecer um mercado que se
imagina crescente de carros movidos por célula a combustível. Simultaneamente, no
Japão, a Toyota lançou o Mirai, seu primeiro modelo de célula a hidrogênio, que já tem
encomendas da ordem de 1,5 mil unidades no primeiro mês de vendas.
Pensando no futuro
A Ford acaba de instalar uma unidade no Vale do Silício para pesquisas
avançadas de tecnologias para automóveis. O Centro de Pesquisa
e Inovação de Palo Alto, na Califórnia, EUA, pretende acelerar o
desenvolvimento de tecnologias nas áreas de conectividade,
mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data”, ou
seja, o gerenciamento de grande volume de dados.
A Iniciativa se junta à rede global Ford, que inclui os centros de
Dearborn, nos Estados Unidos, e Aachen, na Alemanha. Focada em
eletrônica avançada, a
unidade americana trata
da interface homem-
máquina, ciência dos
materiais, “big data” e
análises, enquanto o
centro europeu é voltado
principalmente à pesquisa
de sistemas propulsores
de próxima geração,
tecnologias de assistência
ao motorista e sistemas de
segurança ativa.
Com a unidade da Califórnia, a empresa pretende ter, até o final deste ano, um dos
maiores centros de pesquisa entre os fabricantes de automóveis. No Vale do Silício,
ela conta com 125 pesquisadores, engenheiros e cientistas. A instalação, localizada
no Stanford Research Park, também amplia o espaço físico da Ford — e já conta FOTOS DIVULGAÇÃO
com um plano de futura expansão. O primeiro escritório da Ford no Vale do Silício foi
instalado em 2012.
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