Page 6 - Revista EAA - Edição 63
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                                             Postos de hidrogênio 1

                                             Parece que o hidrogênio começa a se tornar realidade. Nagoya e Toyota, no Japão,
                                             receberam os dois primeiros postos para o abastecimento de carros movidos a célula
                                             a combustível. Desenvolvidas pela Toyotsu Air Liquide Hydrogen Energy, uma parceria
                                             entre a Toyota Tsusho, do Grupo Toyota, e a Air Liquide, as unidades fazem parte do
                                             planejamento do país para implantar infraestrutura para esse tipo de veículo. Mais três
                                             outras estações de abastecimento estão em fase de testes em Tóquio, Kawasaki e Saga.
                                             As informações são de que os postos podem abastecer um automóvel em menos de
                                             cinco minutos.
                                               A construção dos postos contou com a expertise da francesa Air Liquide,
                                             especializada no segmento de gases industriais com mais de 60 estações de
                                             abastecimento de hidrogênio em todo o mundo. A iniciativa faz parte da estratégia
                                             de desenvolver uma rede de abastecimento que venha favorecer um mercado que se
                                             imagina crescente de carros movidos por célula a combustível. Simultaneamente, no
                                             Japão, a Toyota lançou o Mirai, seu primeiro modelo de célula a hidrogênio, que já tem
                                             encomendas da ordem de 1,5 mil unidades no primeiro mês de vendas.



           Pensando no futuro

           A Ford acaba de instalar uma unidade no Vale do Silício para pesquisas
           avançadas de tecnologias para automóveis. O Centro de Pesquisa
           e Inovação de Palo Alto, na Califórnia, EUA, pretende acelerar o
           desenvolvimento de tecnologias nas áreas de conectividade,
           mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data”, ou
           seja, o gerenciamento de grande volume de dados.
            A Iniciativa se junta à rede global Ford, que inclui os centros de
           Dearborn, nos Estados Unidos, e Aachen, na Alemanha. Focada em
                                             eletrônica avançada, a
                                             unidade americana trata
                                             da interface homem-
                                             máquina, ciência dos
                                             materiais, “big data” e
                                             análises, enquanto o
                                             centro europeu é voltado
                                             principalmente à pesquisa
                                             de sistemas propulsores
                                             de próxima geração,
                                             tecnologias de assistência
                                             ao motorista e sistemas de
                                             segurança ativa.
                                              Com a unidade da Califórnia, a empresa pretende ter, até o final deste ano, um dos
                                             maiores centros de pesquisa entre os fabricantes de automóveis. No Vale do Silício,
                                             ela conta com 125 pesquisadores, engenheiros e cientistas. A instalação, localizada
                                             no Stanford Research Park, também amplia o espaço físico da Ford — e já conta   FOTOS DIVULGAÇÃO
                                             com um plano de futura expansão. O primeiro escritório da Ford no Vale do Silício foi
                                             instalado em 2012.


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