Page 9 - Revista EAA - Edição 63
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Energia alternativa
O Honda FCV Concept fez sua estreia no Salão de Detroit, nos EUA, acenando com
a possibilidade de entrar em produção já a partir de 2016. O automóvel faz parte da
estratégia da empresa de se manter competitiva também no segmento de veículos
ambientais, e que tem planos de oferecer uma nova geração de veículos alternativos
avançados, incluindo um novo modelo elétrico a bateria e um híbrido até 2018.
O FCV Concept terá cinco lugares e autonomia estimada de mais de 480
quilômetros. O tempo de reabastecimento previsto é de cerca de 3 minutos a uma
O capô sumiu
A Land Rover apresentou um conceito pressão de 700 bar. Sua célula a combustível, que se aloja inteiramente sob o capô,
de realidade ampliada que torna é 33% menor com um aumento de 60% na densidade de potência em comparação
“invisível” toda a parte frontal do carro. O com o Honda FCX Clarity. Com perfil aerodinâmico e linhas limpas, entrega maior
efeito é criado por meio de duas câmeras espaço interno para os passageiros em função da eficiência do novo posicionamento
de vídeo, a primeira montada sob o do seu trem de força.
veículo e segunda, na grade frontal. As
imagens captadas são mescladas por um
intermédio de um software e o resultado
da experiência é projetado sobre o para-
brisas, produzindo a sensação de que o
capô e tudo o que está sob sua proteção
é inexistente. Isso é extremamente
importante para os praticantes do off-
road por que proporciona visibilidade
nos grandes desníveis do solo, além
de permitir que o motorista analise o
terreno sob o carro, nas proximidades
das rodas.
A área de projeção do para-brisa
também é utilizada para a projeção de
outras informações, como ângulo de
inclinação do veículo, posição da direção,
velocidade, marcha utilizada. O que não
ficou bem explicado é se as câmeras terão
um sistema de limpeza que permita a sua
utilização ao transpor lamaçais.
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