Page 9 - Revista EAA - Edição 63
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Energia alternativa
                                             O Honda FCV Concept fez sua estreia no Salão de Detroit, nos EUA, acenando com
                                             a possibilidade de entrar em produção já a partir de 2016. O automóvel faz parte da
                                             estratégia da empresa de se manter competitiva também no segmento de veículos
                                             ambientais, e que tem planos de oferecer uma nova geração de veículos alternativos
                                             avançados, incluindo um novo modelo elétrico a bateria e um híbrido até 2018.
                                               O FCV Concept terá cinco lugares e autonomia estimada de mais de 480
                                             quilômetros. O tempo de reabastecimento previsto é de cerca de 3 minutos a uma
           O capô sumiu
           A Land Rover apresentou um conceito   pressão de 700 bar. Sua célula a combustível, que se aloja inteiramente sob o capô,
           de realidade ampliada que torna   é 33% menor com um aumento de 60% na densidade de potência em comparação
           “invisível” toda a parte frontal do carro. O   com o Honda FCX Clarity. Com perfil aerodinâmico e linhas limpas, entrega maior
           efeito é criado por meio de duas câmeras   espaço interno para os passageiros em função da eficiência do novo posicionamento
           de vídeo, a primeira montada sob o   do seu trem de força.
           veículo e segunda, na grade frontal. As
           imagens captadas são mescladas por um
           intermédio de um software e o resultado
           da experiência é projetado sobre o para-
           brisas, produzindo a sensação de que o
           capô e tudo o que está sob sua proteção
           é inexistente. Isso é extremamente
           importante para os praticantes do off-
           road por que proporciona visibilidade
           nos grandes desníveis do solo, além
           de permitir que o motorista analise o
           terreno sob o carro, nas proximidades
           das rodas.
            A área de projeção do para-brisa
           também é utilizada para a projeção de
           outras informações, como ângulo de
           inclinação do veículo, posição da direção,
           velocidade, marcha utilizada. O que não
           ficou bem explicado é se as câmeras terão
           um sistema de limpeza que permita a sua
           utilização ao transpor lamaçais.


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