Page 66 - Revista EAA - Edição 65
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PONTO DE VISTA




           A infraestrutura rodoviária



           e a indústria automobilística






                                             Ler o ponto de vista do engº Lázaro JP Azêdo na edição nº 61 de EAA, com relação
                                             ao automóvel ser um símbolo de liberdade extrema para o homem, que pode decidir
                                             aonde ir e quando ir desfrutando da moderna e avançada tecnologia embarcada à
                                             nossa disposição, nos permite fazer uma relação direta com a qualidade e a segurança
                                             das nossas rodovias. Seja no traçado, na identificação clara dos locais onde se deseja
                                             chegar ou??? na sinalização voltada à segurança, além do conforto que uma rodovia
                                             moderna deva nos proporcionar. Podemos chamar essas de “Rodovias do Futuro”,
                                             que, na verdade, já existem em larga escala em vários locais do mundo, inclusive no
                                             Brasil. São rodovias compostas de bases pétreas mais estruturadas e que utilizam
                                             materiais como o ligante asfáltico, mais flexíveis e resistentes à compressão e à fadiga,
                                             assim como asfaltos modificados com polímeros, o asfalto-borracha. Este último,
                                             com apelo ecológico, resultante da reciclagem de pneus usados e das chamadas
                                             misturas mornas, onde se tem redução de emissão de gases e economia, além de não
                                             interferir com a saúde dos trabalhadores durante a pavimentação.
                 ELTON ANTONELLO é engenheiro   Essas rodovias destacam-se por permitirem faixas de tráfego para diferentes
               mecânico, mestre em Engenharia   velocidades e cargas sobre os rodados e elevada capacidade de tráfego de veículos/
                       de Produção, gerente de
                                             dia. Atualmente, temos rodovias que ultrapassam o volume de 150 mil veículos/dia.
                 Engenharia da Bomag Marini
                                             Considerando o que disse o Jorge Marquesini (“Ponto de vista, EAA n° 60), onde
              Latin America e Diretor Regional
                 SAE Brasil Seção Porto Alegre   ele cita que a indústria automobilística no Brasil obteve um faturamento acima dos
                                             US$ 100 bilhões em 2013, pode-se dizer que a maioria dessa produção se destinou
                                             ao mercado interno.
                                                Com mais automóveis em circulação, é urgente a necessidade do incremento
                                             quantitativo e qualitativo da nossa malha rodoviária pavimentada. Dados de 2011
                                             do Word Economic Forum informam que a França é considerada a número um
                                             na qualidade das rodovias no mundo, enquanto que o Brasil ocupa o 123º lugar.
                                             Poderíamos, então, associar o conforto que os automóveis modernos e as rodovias
                                             nos proporcionam a essa sensação de liberdade.
                                                O Brasil possui mais de 1,6 milhão de quilômetros de estradas, porém, 80% não
                           O PAÍS PRECISA
                     INVESTIR EM NOVOS       são pavimentadas. O país precisa investir em novos projetos de infraestrutura para
                                             assegurar o nosso crescimento intermodal para favorecer o escoamento da produção
                            PROJETOS DE      e reduzir o número de acidentes, sob o ônus de arcar com um custo muito maior
                       INFRAESTRUTURA        decorrente da falta de qualidade. Ou seja, custos com perdas de produção, vítimas,
                     PARA ASSEGURAR O        danos mobiliários e danos à sinalização de trânsito decorrentes de acidentes.
                   NOSSO CRESCIMENTO            Nós, engenheiros da indústria da mobilidade, temos o compromisso de seguir
                            INTERMODAL       em frente trabalhando em prol do desenvolvimento tecnológico com ênfase
                                             na saúde, segurança, conforto e ergonomia aos usuários. E que seja sustentável.
                                             Os equipamentos destinados à construção e à reparação de rodovias têm apresentado
                                             soluções tecnológicas que visam construir pavimentos com maior qualidade
                                             e conforto, como as usinas de asfalto, pavimentadoras, rolos compactadores,
                                             entre outros. Esses assuntos serão debatidos no dia 8 de julho de 2015 durante
                                             o Simpósio da Infraestrutura da Mobilidade, em Porto Alegre. Participe!

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