Page 66 - Revista EAA - Edição 65
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PONTO DE VISTA
A infraestrutura rodoviária
e a indústria automobilística
Ler o ponto de vista do engº Lázaro JP Azêdo na edição nº 61 de EAA, com relação
ao automóvel ser um símbolo de liberdade extrema para o homem, que pode decidir
aonde ir e quando ir desfrutando da moderna e avançada tecnologia embarcada à
nossa disposição, nos permite fazer uma relação direta com a qualidade e a segurança
das nossas rodovias. Seja no traçado, na identificação clara dos locais onde se deseja
chegar ou??? na sinalização voltada à segurança, além do conforto que uma rodovia
moderna deva nos proporcionar. Podemos chamar essas de “Rodovias do Futuro”,
que, na verdade, já existem em larga escala em vários locais do mundo, inclusive no
Brasil. São rodovias compostas de bases pétreas mais estruturadas e que utilizam
materiais como o ligante asfáltico, mais flexíveis e resistentes à compressão e à fadiga,
assim como asfaltos modificados com polímeros, o asfalto-borracha. Este último,
com apelo ecológico, resultante da reciclagem de pneus usados e das chamadas
misturas mornas, onde se tem redução de emissão de gases e economia, além de não
interferir com a saúde dos trabalhadores durante a pavimentação.
ELTON ANTONELLO é engenheiro Essas rodovias destacam-se por permitirem faixas de tráfego para diferentes
mecânico, mestre em Engenharia velocidades e cargas sobre os rodados e elevada capacidade de tráfego de veículos/
de Produção, gerente de
dia. Atualmente, temos rodovias que ultrapassam o volume de 150 mil veículos/dia.
Engenharia da Bomag Marini
Considerando o que disse o Jorge Marquesini (“Ponto de vista, EAA n° 60), onde
Latin America e Diretor Regional
SAE Brasil Seção Porto Alegre ele cita que a indústria automobilística no Brasil obteve um faturamento acima dos
US$ 100 bilhões em 2013, pode-se dizer que a maioria dessa produção se destinou
ao mercado interno.
Com mais automóveis em circulação, é urgente a necessidade do incremento
quantitativo e qualitativo da nossa malha rodoviária pavimentada. Dados de 2011
do Word Economic Forum informam que a França é considerada a número um
na qualidade das rodovias no mundo, enquanto que o Brasil ocupa o 123º lugar.
Poderíamos, então, associar o conforto que os automóveis modernos e as rodovias
nos proporcionam a essa sensação de liberdade.
O Brasil possui mais de 1,6 milhão de quilômetros de estradas, porém, 80% não
O PAÍS PRECISA
INVESTIR EM NOVOS são pavimentadas. O país precisa investir em novos projetos de infraestrutura para
assegurar o nosso crescimento intermodal para favorecer o escoamento da produção
PROJETOS DE e reduzir o número de acidentes, sob o ônus de arcar com um custo muito maior
INFRAESTRUTURA decorrente da falta de qualidade. Ou seja, custos com perdas de produção, vítimas,
PARA ASSEGURAR O danos mobiliários e danos à sinalização de trânsito decorrentes de acidentes.
NOSSO CRESCIMENTO Nós, engenheiros da indústria da mobilidade, temos o compromisso de seguir
INTERMODAL em frente trabalhando em prol do desenvolvimento tecnológico com ênfase
na saúde, segurança, conforto e ergonomia aos usuários. E que seja sustentável.
Os equipamentos destinados à construção e à reparação de rodovias têm apresentado
soluções tecnológicas que visam construir pavimentos com maior qualidade
e conforto, como as usinas de asfalto, pavimentadoras, rolos compactadores,
entre outros. Esses assuntos serão debatidos no dia 8 de julho de 2015 durante
o Simpósio da Infraestrutura da Mobilidade, em Porto Alegre. Participe!
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