Page 18 - Revista EAA - Edição 67
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ma de injeção combina quatro sistemas Scania o sistema Scania Driver Sup- pacial, de geração de energia, naval, ferro-
– dois injetores por cilindro, controle da port, que auxilia o motorista a manter viário entre outros.
vazão da bomba de combustível, inje- e complementar as técnicas de direção
ção de combustível com válvula de ad- aprendidas em curso de boas práticas
missão aberta e o chamado Scavenging e segurança, o Optcruise (sistema au-
(lavagem do cilindro) – para melhor de- tomatizado de troca de marchas) e o
sempenho do motor e redução de con- Retarder (freio auxiliar hidráulico) mos-
sumo de até 12%. traram a preocupação da fabricante com
segurança. Dois sistemas de frenagem,
Rudolph a indústria de usinagem ins- o AEV (Automatic Emergency Brake) e o
talada há mais de 40 anos no Brasil des- ACC (Adaptive Cruise Control), reforça-
tacou suas soluções em componentes e ram a mensagem.
sistemas que mecânicos que permitem
o fornecimento de componentes ou
subconjuntos com tecnologias comple-
mentares aos seus processos, através da
gestão da cadeia.
Sindipeças e Abipeças o Sindicato Na-
cional da Indústria de Componentes para
Veículos Automotores e a Associação Bra-
sileira da Indústria de Autopeças recebe-
ram os associados para debater a atual
situação do país.
SKF a indústria mostrou o SKF Enginee-
ring Consultancy Services, baseado em
ensaios computacionais para verificação e
avaliação de desempenho de componen-
Schaeffler baseada no conceito Mobili- tes testados em protótipos, além de mo-
ty for Tomorrow, a empresa apresentou delagem de sistemas e rolamentos.
a Desativação de Cilindros (com pivô hi-
dráulico e sistemas de trem de válvulas
Sabó apresentou, em motores de três variáveis que reduz até 10% do consu-
cilindros nacionais e transmissões hí- mo e da emissão de CO2), o Rolamento
bridas americanas, as suas vedações 3ª geração, que integra flanges e o dis-
dinâmicas (retentores) e estáticas (jun- co de freio, e o Shift Tower, aplicada a
tas). A empresa destacou ainda a nova qualquer tipo de câmbio, garante mais
geração de sistemas de vedação para conforto e precisão aos movimentos de
aplicação start-stop que utiliza roda fô- engate e seleção.
nica de última geração, além de junta
em alumínio e borracha que suporta SCiTec Soluções e Ensaios o laboratório
movimento relativo no corpo da trans- brasileiro apresentou suas soluções com-
missão baseado em processos nanotec- pletas de P&D, ensaios e consultoria para Spal destacou a única ventoinha com FOTOS DANIEL DEÁK
nológicos. atender os setores automotivos, aeroes- vedação completa, que trabalha em qual-
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