Page 40 - Revista EAA - Edição 72
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TECNOLOGIA
É hora de consolidar
A chegada do Inovar-Auto veio incrementar o avanço da
tecnologia no Brasil, e muitas delas foram introduzidas
recentemente, mas ainda há muito por fazer
André Ferrarese e Everton Lopes da Silva
Começam agora as auditorias técnicas do dos na figura os dados de dezembro de 2014
programa de eficiência energética iniciado e agosto de 2016. Nota-se uma melhora bem
pelo Inovar-Auto. Um dos primeiros pilares interessante dos valores de consumo energé-
de questionamento se encontra no fato de o tico da grande maioria dos veículos. Através
programa ter ou não alavancado tecnologia inclusive das retas de regressão dos diferentes
no cenário brasileiro. Este texto pretende dar modelos, nota-se uma redução sensível na in-
algumas informações relevantes para tentar clinação do consumo energético com a massa
responder a essa questão. do veículo, se aproximando da reta dos limi-
Ao compararmos os dados do Programa tes do Inovar-Auto.
Nacional da Racionalização do uso dos Deri- Para um olhar mais aprofundado do avan-
vados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet), ço tecnológico, tomamos os dados de agosto
que compila todas as referências de eficiên- de 2016, filtrando apenas aqueles modelos
cia energética de modelos comercializados que atingiram os limites do Inovar-Auto
no Brasil, já podemos ter uma boa noção da com relação aos ganhos adicionais de – 2%
evolução tecnológica. A figura 1 mostra os de IPI, ver figura 2. Essa faixa é bem interes-
diferentes veículos posicionados com a sua sante, pois compreende o equivalente à meta
massa e consumo energético. Estão compara- europeia atual, tida inicialmente como foco
Figura 1.
Evolução da
eficiência energética
dos veículos
brasileiros.
Dados de dez/2014
em comparação a
agosto/2016
Consumo Energético (MJ/km)
FOTOS DIVULGAÇÃO
Massa (kg)
40 outubro/novembro/dezembro