Page 42 - Revista EAA - Edição 72
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TECNOLOGIA
Consumo Energético (MJ/km)
Figura 2. Evolução
da eficiência
energética dos
veículos brasileiros.
Os mais eficientes
(abaixo - 2% de IPI) Massa (kg)
principal do Inovar-Auto. São ao todo 48 pois 72% desses veículos apresentam razão
modelos. Nota-se entre eles que existem mo- superior a 65 W/kg entre potência máxima e
delos de propulsão híbrida, que apresentam peso do veículo. Quanto ao motor, 51% deles
valores de consumo energético reduzidos. apresentaram densidade de potência superior
Mas também se nota veículos com somente a 60 kW/L.
motores de combustão interna, que apresen- Ainda há conjunto de tecnologias aplica-
tam eficiência energética superior, apresen- das no Brasil, que precisa de consolidação em
tando consumo tão pequeno quanto o dos mais modelos. É o caso dos motores com 3
carros híbridos. cilindros, presentes em 33% dos modelos que
Analisando agora cada um dos modelos atendem o limite - 2% de IPI, e também a
acima, notamos tendências claras para a in- combinação de injeção direta e turboalimen-
trodução de nova tecnologia no Brasil. Em tação, também presente em 33% dos veículos,
primeiro lugar, 88% desses carros pertencem que não são os mesmos de 3 cilindros na sua
a novas famílias de motores no Brasil, isto totalidade. Para o caso da injeção direta com
é, foram implementados depois de anuncia- turboalimentação, nota-se ainda a manuten-
do o programa Inovar-Auto. Com relação à ção de um modelo antigo no Brasil. Metade
otimização de atrito, 100% dos motores de dos motores não é flex, e daqueles que são
combustão interna desses veículos apresen- flex, somente um deles apresenta eficiência
tam componentes com menores peso e força superior com etanol do que com gasolina.
de contato. Oitenta e seis por cento utili- Isso mostra, que fomos capazes de trazer tec-
zam óleo de viscosidade igual ou inferior ao nologia para o nosso país, mas fizemos menos
5W30. E 74% utilizam pneus verdes e 60% trabalhos de otimização do que poderíamos.
utilizam câmbio CVT ou caixa com número É claro que o cenário tecnológico de-
de marchas igual ou superior a seis. pende de uma continuidade do programa
O bombeamento nos motores também foi de eficiência energética trazendo previsi-
otimizado, sendo que 79% aplicam quatro bilidade de competitividade internacional.
válvulas por cilindro e comando de fase va- Isso será fundamental para que haja con-
riável (VVT- Variable Valve Timing). O ma- solidação dos investimentos, ampliando a
peamento ainda apresenta que houve aumen- aplicação dessas tecnologias em mais mo-
to de potência superior ao aumento do peso, delos da frota brasileira. n
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