Page 42 - Revista EAA - Edição 72
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TECNOLOGIA











                                Consumo Energético (MJ/km)











           Figura 2. Evolução
                 da eficiência
               energética dos
           veículos brasileiros.
            Os mais eficientes
          (abaixo - 2% de IPI)                                     Massa (kg)



                              principal do Inovar-Auto. São ao todo 48  pois 72% desses veículos apresentam razão
                              modelos. Nota-se entre eles que existem mo-  superior a 65 W/kg entre potência máxima e
                              delos de propulsão híbrida, que apresentam  peso do veículo. Quanto ao motor, 51% deles
                              valores de consumo energético reduzidos.  apresentaram densidade de potência superior
                              Mas também se nota veículos com somente  a 60 kW/L.
                              motores de combustão interna, que apresen-  Ainda há conjunto de tecnologias aplica-
                              tam eficiência energética superior, apresen-  das no Brasil, que precisa de consolidação em
                              tando consumo tão pequeno quanto o dos  mais modelos. É o caso dos motores com 3
                              carros híbridos.                         cilindros, presentes em 33% dos modelos que
                                Analisando agora cada um dos modelos  atendem o limite - 2% de IPI, e também a
                              acima, notamos tendências claras para a in-  combinação de injeção direta e turboalimen-
                              trodução de nova tecnologia no Brasil. Em  tação, também presente em 33% dos veículos,
                              primeiro lugar, 88% desses carros pertencem  que não são os mesmos de 3 cilindros na sua
                              a novas famílias de motores no Brasil, isto  totalidade. Para o caso da injeção direta com
                              é, foram implementados depois de anuncia-  turboalimentação, nota-se ainda a manuten-
                              do o programa Inovar-Auto. Com relação à  ção de um modelo antigo no Brasil. Metade
                              otimização de atrito, 100% dos motores de  dos motores não é flex, e daqueles que são
                              combustão interna desses veículos apresen-  flex, somente um deles apresenta eficiência
                              tam componentes com menores peso e força  superior com  etanol  do que  com gasolina.
                              de contato. Oitenta e seis por cento utili-  Isso mostra, que fomos capazes de trazer tec-
                              zam óleo de viscosidade igual ou inferior ao  nologia para o nosso país, mas fizemos menos
                              5W30. E 74% utilizam pneus verdes e 60%  trabalhos de otimização do que poderíamos.
                              utilizam câmbio CVT ou caixa com número     É claro que o cenário tecnológico de-
                              de marchas igual ou superior a seis.     pende de uma continuidade do programa
                                O bombeamento nos motores também foi  de eficiência energética trazendo previsi-
                              otimizado, sendo que 79% aplicam quatro  bilidade de competitividade internacional.
                              válvulas por cilindro e comando de fase va-  Isso será fundamental para que haja con-
                              riável (VVT- Variable Valve Timing). O ma-  solidação dos investimentos, ampliando a
                              peamento ainda apresenta que houve aumen-  aplicação dessas tecnologias em mais mo-
                              to de potência superior ao aumento do peso,  delos da frota brasileira.        n
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