Page 36 - Revista EAA - Edição 86
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PONTO DE VISTA



                                            A transformação

                                            energética pode

                                            gerar oportunidades


                                            para o Brasil?




                                            Hoje o cenário mundial para as tecnologias do hidrogênio é sete vezes maior
                                            do que há um ano. O hidrogênio passou a ser visto não mais como um novo
                                            combustível para veículos, mas como “A solução” para a descarbonização da
                                            economia mundial. Em 2018 o “Hydrogen Council”, formado por 81 indústrias
                                            líderes, publicou o estudo Scalling-Up, o qual mostra que para se atingir o objetivo
                                            do Acordo de Paris, uma quantidade significativa de fontes renováveis precisa
                                            ser instalada e integrada, e setores como o transporte e a indústria precisam ser
                     Monica Saraiva Panik
                                            descarbonizados em grande escala.
              é formada em Comunicação na FAAP
             e em Marketing na FGV, trabalhou 20   O hidrogênio passa então a atuar na integração com fontes renováveis, na geração
            anos no mercado automotivo e nos últimos   de energia descentralizada e substituição de matéria-prima para a indústria, no setor
             23 anos na Alemanha, se especializou na   da construção produzindo calor e eletricidade, na mistura com o gás natural e no
         economia do hidrogênio. É curadora do núcleo
                                            transporte. O cenário de 2050 mostra que o hidrogênio representará 18% da energia
            Transformação Energética – Hidrogênio
            na 3ª Biosphere World 2020 e membro do   consumida mundialmente, reduzindo 6Gt de CO  ao ano, eliminando os principais
                                                                                   2
           Grupo de Mentoria do Hidrogênio da SAE   poluentes do ar, reduzindo o ruído das cidades, gerando uma receita de 2,5 trilhões
             BRASIL, coordenado por Daniel Lopes.  de dólares por ano e empregando 30 milhões de pessoas.
                                               Dentro desse cenário, a produção e a exportação de hidrogênio verde
                                            representam uma nova oportunidade de negócios para o Brasil. Vários países estão
                                            se transformando em “sociedades de hidrogênio” e precisarão importar hidrogênio
                                            verde, porque não possuem fontes suficientes para atender a demanda. Hidrogênio
                                            verde é aquele produzido através de energia solar, eólica, hidroelétrica e biomassa,
                                            e o Brasil possui todas elas em abundância. De acordo com o Ministério de Minas
                                            e Energia, de 2021 a 2026 haverá um excedente de 50,4 GW/hora/ano devido
                                            às variações de demanda e produção. Em vez de desperdiçar, é possível produzir
                                            hidrogênio, armazená-lo e distribuí-lo para outros setores e regiões. Nos últimos
                                            10 anos os custos das tecnologias de hidrogênio baixaram 50%.
                                               A Toyota está prestes a inaugurar a nova fábrica do Mirai FuelCell com capacidade
              Quanto maior                  de 30 mil veículos por ano, o que causará uma revolução no mercado. Muita gente
                 o porte do                 pensa que os veículos a célula de combustível são concorrentes dos veículos a bateria,
              veículo, maior                mas eles são complementares. Quanto maior o porte do veículo, maior é a vantagem
                                            para os veículos a célula de combustível em autonomia (a mesma que o convencional),
               é a vantagem                 tempo de abastecimento (de três a cinco minutos) e custo.
             para os veículos                  Portanto, as grandes fabricantes de autoveículos estão investindo no desenvolvimento
                 a célula de                de caminhões fuelcell, e mais de 10 já estão operando na Califórnia. Até 2025
                combustível                 se espera que na Europa esse número chegue a 1.600. Existem mais de 300 ônibus
              em autonomia,                 operando no transporte público, e em 2030 serão mais de 2 mil. Os primeiros dois
                  tempo de                  trens a célula de combustível operam na Alemanha em transporte de passageiros
              abastecimento                 desde 2018. Com 41 unidades já encomendadas, em 2022 a Alemanha terá
                                            a maior frota de trens de combustível do mundo. A tendência mundial
                   e custo                  é que novos investimentos sejam direcionados a favor de sistemas de energia
                                            renovável e biocombustíveis, e o hidrogênio verde se tornará mais valioso do
                                            que os combustíveis fósseis. n
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