Page 36 - Revista EAA - Edição 86
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PONTO DE VISTA
A transformação
energética pode
gerar oportunidades
para o Brasil?
Hoje o cenário mundial para as tecnologias do hidrogênio é sete vezes maior
do que há um ano. O hidrogênio passou a ser visto não mais como um novo
combustível para veículos, mas como “A solução” para a descarbonização da
economia mundial. Em 2018 o “Hydrogen Council”, formado por 81 indústrias
líderes, publicou o estudo Scalling-Up, o qual mostra que para se atingir o objetivo
do Acordo de Paris, uma quantidade significativa de fontes renováveis precisa
ser instalada e integrada, e setores como o transporte e a indústria precisam ser
Monica Saraiva Panik
descarbonizados em grande escala.
é formada em Comunicação na FAAP
e em Marketing na FGV, trabalhou 20 O hidrogênio passa então a atuar na integração com fontes renováveis, na geração
anos no mercado automotivo e nos últimos de energia descentralizada e substituição de matéria-prima para a indústria, no setor
23 anos na Alemanha, se especializou na da construção produzindo calor e eletricidade, na mistura com o gás natural e no
economia do hidrogênio. É curadora do núcleo
transporte. O cenário de 2050 mostra que o hidrogênio representará 18% da energia
Transformação Energética – Hidrogênio
na 3ª Biosphere World 2020 e membro do consumida mundialmente, reduzindo 6Gt de CO ao ano, eliminando os principais
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Grupo de Mentoria do Hidrogênio da SAE poluentes do ar, reduzindo o ruído das cidades, gerando uma receita de 2,5 trilhões
BRASIL, coordenado por Daniel Lopes. de dólares por ano e empregando 30 milhões de pessoas.
Dentro desse cenário, a produção e a exportação de hidrogênio verde
representam uma nova oportunidade de negócios para o Brasil. Vários países estão
se transformando em “sociedades de hidrogênio” e precisarão importar hidrogênio
verde, porque não possuem fontes suficientes para atender a demanda. Hidrogênio
verde é aquele produzido através de energia solar, eólica, hidroelétrica e biomassa,
e o Brasil possui todas elas em abundância. De acordo com o Ministério de Minas
e Energia, de 2021 a 2026 haverá um excedente de 50,4 GW/hora/ano devido
às variações de demanda e produção. Em vez de desperdiçar, é possível produzir
hidrogênio, armazená-lo e distribuí-lo para outros setores e regiões. Nos últimos
10 anos os custos das tecnologias de hidrogênio baixaram 50%.
A Toyota está prestes a inaugurar a nova fábrica do Mirai FuelCell com capacidade
Quanto maior de 30 mil veículos por ano, o que causará uma revolução no mercado. Muita gente
o porte do pensa que os veículos a célula de combustível são concorrentes dos veículos a bateria,
veículo, maior mas eles são complementares. Quanto maior o porte do veículo, maior é a vantagem
para os veículos a célula de combustível em autonomia (a mesma que o convencional),
é a vantagem tempo de abastecimento (de três a cinco minutos) e custo.
para os veículos Portanto, as grandes fabricantes de autoveículos estão investindo no desenvolvimento
a célula de de caminhões fuelcell, e mais de 10 já estão operando na Califórnia. Até 2025
combustível se espera que na Europa esse número chegue a 1.600. Existem mais de 300 ônibus
em autonomia, operando no transporte público, e em 2030 serão mais de 2 mil. Os primeiros dois
tempo de trens a célula de combustível operam na Alemanha em transporte de passageiros
abastecimento desde 2018. Com 41 unidades já encomendadas, em 2022 a Alemanha terá
a maior frota de trens de combustível do mundo. A tendência mundial
e custo é que novos investimentos sejam direcionados a favor de sistemas de energia
renovável e biocombustíveis, e o hidrogênio verde se tornará mais valioso do
que os combustíveis fósseis. n
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