Page 15 - Revista EAA - Edição 92
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                                                                     A sinalização e as faixas rodoviárias serão fundamentais
                                                                                  para a circulação de carros autónomos.



           evitar acidentes e outras situações que o próprio passageiro   uma decisão em uma situação extrema no trânsito. O site
           ainda não se deu conta. Ainda é cedo para termos um histó-  exibe uma série de dilemas morais e a ideia é que as pes-
           rico sólido de redução de sinistros, mas certamente ter um   soas opinem sobre duas possíveis decisões de um carro sem
           par extra de olhos vai ajudar muito no quesito segurança.  motorista. O que um ser humano faria? Devemos treinar a
             A inteligência artificial também pode assistir no am-  máquina para reproduzir o nosso comportamento? A res-
           biente interno. Combinando um sistema ativo de reconhe-  posta é bem complexa.
           cimento de linguagem facial, o veículo poderia reconhecer   O experimento já acumula mais de 40 milhões de regis-
           as expressões e gestos dos ocupantes, permitindo interpre-  tros, de mais de 200 países e territórios. A análise dos dados
           tar o que acontece com o passageiro. No caso de risco de   recolhidos através da plataforma mostrou amplas diferen-
           saúde, o carro pode emitir um alarme e até mesmo navegar   ças nas preferências culturais entre os diferentes países e a
           para um atendimento próximo.                        correlações entre essas preferências e várias métricas na-
             A mobilidade urbana também vai ser impactada. Se-  cionais. Mesmo entre as “inteligências naturais” não há um
           gundo a Tesla, carros são utilizados por seus proprietários   consenso e o assunto ainda exige muita reflexão.
           em torno de 3% do tempo apenas, enquanto nos 97% res-  De qualquer maneira, o crescimento da inteligência
           tantes ficam estacionados em garagens ou na rua. Elon   artificial é inexorável. Todos os fundamentos para um fu-
           Musk  recentemente  afirmou  que  a  Tesla  trabalha  para   turo promissor da mobilidade já estão disponíveis como:
           alcançar num futuro muito próximo a marca de 1 milhão   conectividade 5G, capacidade computacional, sistemas de
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           de robô-táxis , permitindo a utilização média dos veículos   propulsão, entre outros. Imaginar como será o futuro daqui
           subir das atuais 12 horas para 60 horas por semana. Um   a 30 anos, em 2051 não é difícil.
           ganho de eficiência impressionante.                   Uma previsão da ONU aponta que em 2050, 68% da
             Não é de se admirar que o mais relevante experimento   população de 9,8 bilhões de pessoas vão viver em áreas
           proposto para o uso ético de inteligência artificial envol-  urbanas.  As “cidades” precisarão aprender e se ajustar
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           ve carros autônomos. A Máquina Moral , uma plataforma   para essa escala, o que somente será possível com a assis-
           desenvolvida pelo MIT para coletar a perspectiva humana   tência de uma inteligência apoiada na gigantesca massa
           em relação às decisões que devem feitas pelas máquinas,   de dados produzidos pelas infraestruturas existentes e
           propõe cenários em que um carro autônomo precisa tomar   pela frota de veículos.

           outubro/novembro/dezembro                                                                        15
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