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ELETROMOBILIDADE
Nos painéis da tarde foram abordados os temas Regulamentação, Infraestrutura e Sistemas de Operação, moderado por Raul Beck;
e a Visão Real e Sustentável da Eletromobilidade (TCO & ESG), conduzido por Marco Antônio Garcia
FOTOS DIVULGAÇÃO
Pela manhã, a programação do evento iniciou com a foram abordadas as Estratégias das Montadoras para a Ele- A Produção de Baterias de Lítio no Brasil, Peça Funda-
Página 38 / 39 (acima) apresentação do keynote speaker Rodrigo Vicentini, gerente trificação da Frota com as seguintes apresentações: Ônibus mental para a Agenda de ESG no País foi apresentada por
de Engenharia de Aplicação na Keysight, com o tema Vi- Elétrico na Licitação de Transporte Público, desenvolvido Gustavo Peçanha Lacerda Lima, gerente de contas estraté-
são Geral do Mercado e Tecnologias Emergentes ao Redor por Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e gicas da Rockwell Automation; por último, Joel Ciappari-
Página 39 (abaixo) dos Veículos Elétricos no Brasil e no Mundo. Desenvolvimento da Marcopolo S.A.; em seguida, Ricardo ni, gerente, e João Guilherme Bresolin, engenheiro de tes-
No painel 1, moderado por Ricardo Takahira, CEO, Abe, gerente sênior de Engenharia de Produto da Nissan tes, ambos do Centro Tecnológico Randon (CTR), falaram
consultor e docente da RTC2 Research & Technology, do Brasil Automóveis LTDA apresentou o tema e-Bio e sobre Os Desafios do Processo de Validação de Veículos
foram abordadas as Tecnologias e Pesquisas de Base so- Eletroposto Bidirecional; na sequência, Luís Felipe Bas- Elétricos e Híbridos em Território Nacional.
bre Mobilidade Elétrica no Brasil, incluindo os seguintes tiani Possamai, engenheiro líder da AVL South America O evento contou ainda com uma área de exposição com
temas: Endereçando os Desafios do Desenvolvimento de Ltda., discorreu sobre o tema Gerador SOFC a Etanol: veículos elétricos e outros expositores voltados para o mer-
Veículos Elétricos com Célula a Combustível através de Projeto Equatorial. cado de mobilidade elétrica.
Simulações de Sistemas, apresentado por Fabio Orefice, No período da tarde, no Painel 3, moderado por Raul O evento promovido pela SAE BRASIL foi considera-
consultor técnico de Simulações e Testes na Siemens Digi- Beck, engenheiro eletrônico da Fundação CPQD, foi do um sucesso por participantes, patrocinadores e organi-
tal Industries Software; em seguida, o docente do Centro abordado o tema Regulamentação, Infraestrutura e Siste- zadores, e um dos motivos deste sucesso está relacionado ao
Universitário FEI Gehard Ett apresentou o tema Célula mas de Operação com as seguintes apresentações: Eletro- ambiente proporcionado pelo Simpósio de Veículos Elétri-
PEM a Hidrogênio; na sequência, Angelo Carrocini Jr., posto WEG FAST Charging, por Eloir Pagnan, gerente cos e Híbridos para a troca de experiências entre os profis-
South America sales director na Dewesoft do Brasil, falou do Departamento de Estações de Recarga para Veículos sionais. Outra razão do êxito, está diretamente relacionada
sobre Os Cuidados Especiais nos Testes e Análises do De- Elétricos da WEG; depois, Carlos Roberto Ilário da Sil- ao fato de proporcionar aos participantes, debates de alto
sempenho de Veículos a Hidrogênio – Elétricos. va, executivo de Desenvolvimento de Inovação da Embraer nível com especialistas da área da mobilidade elétrica.
Nos intervalos entre os painéis, foram apresentados os S.A. falou sobre Desafios Tecnológicos, Regulação e Ope- Conclui-se também que os profissionais brasileiros estão
pitches do primeiro colocado no Fórmula Elétrico SAE ração de Aeronaves Eletrificadas; Loredana Aresi, diretora ficando cada vez mais cientes das iniciativas que necessitam
BRASIL 2021, Equipe EESC-USP Tupã, da Universidade geral da Friem Latam/Scame Brasil, abordou a Evolução ser implementadas estratégica e tecnologicamente nas áreas
de São Paulo, Campus São Carlos, e a segunda colocada na Tecnológica das Soluções de Recarga incluindo Segurança de infraestrutura, logística, componentes, testes, validação,
UFPR Fórmula, da Universidade Federal do Paraná. Tam- Cibernética/Integração de Soluções Sustentáveis na Ele- capacidade produtiva e de negócios para alcançarmos uma
bém mereceram destaque o vencedor do SAE BRASIL trificação Automotiva. posição de destaque na América Latina em mobilidade elé- O evento também teve a exposição
BALLARD Student H2 Challenge, time da UNICAMP Finalmente, o Painel 4, moderado por Marco Antônio trica para a área automotiva. Por fim, entende-se que se deve de veículos elétricos e outros produtos
voltados para o mercado de
Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas, e a for- Garcia, consultor técnico de engenharia da Scania Latin continuar capacitando os profissionais brasileiros em proje-
mação classificada em segundo lugar, a Equipe Minerva America Ltda., tratou da Visão Real e Sustentável da Ele- tos de mobilidade elétrica e sustentável.n mobilidade elétrica
Baja UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. tromobilidade (TCO & ESG) com as seguintes apresen-
No Painel 2, moderado por Adalberto Maluf, presiden- tações: A Eletromobilidade na Cidade de São Paulo, por *Wanderlei Marinho é membro do Comitê de Veículos Elétricos e
te da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Simão Saura Neto, superintendente da SP Trans; a palestra Híbridos da SAE BRASIL
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