Page 35 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



                                   Pesquisadores
                                   do Laboratório
                                   de Reciclagem,
                                   Tratamento
                                   de Resíduos
                                   e Metalurgia
                                   Extrativa da USP












                                                  Gráfico 1.
                                                  Benefícios
                                                  ambientais da
                                                  reciclagem


                                            Figura 3. Redução de uso de
 Processo de reciclagem de baterias em escala laboratorial  cobalto em novas químicas


 materiais em condição de ligas metálicas e escória, impos-  utilizados na fabricação de baterias, com tendência de aumen-  Apesar das inúmeras vantagens, o uso de baterias em se-
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 sibilitando o uso direto do que foi reciclado na fabricação   to.  O lítio utilizado na fabricação das baterias deve estar na   gunda vida também implica maiores riscos, uma vez que há
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 de novas baterias.  Apesar das desvantagens ambientais, o   forma de carbonato ou hidróxido. Porém, caso o processo de   escassez de informação sobre o nível de degradação das ba-
 processo ainda é um dos mais adotados pela indústria por   lixiviação não contemple a recuperação do metal em algumas   terias em fim de primeira vida. Após vários ciclos de carga e
 apresentar elevada flexibilidade quanto às químicas de ba-  destas composições, isso pode  comprometer a circularidade da   descarga, dendritos de lítio podem ter se formado no anodo de
 terias a serem processadas simultaneamente.   cadeia e, portanto, a sustentabilidade da eletrificação veicular.  baterias, o que pode promover curto-circuito interno e a con-  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
                                                               1. Bove, T. A top lithium expert agrees with Elon Musk that
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 Recentemente, a hidrometalurgia tem se destacado como   A mineração dos metais utilizados na fabricação de ba-  sequente falha catastrófica do sistema.  Em caso de sobrecarga
                                                               there’s not enough of the crucial metal to meet booming
 um processo promissor para a reciclagem de baterias. A téc-  terias de íons de lítio também demanda uso considerável   ou sobreaquecimento, o eletrólito das baterias também pode
                                                               demand. Fortune, 2022.
 nica consiste na lixiviação do material catódico das baterias   de energia e recursos naturais. A reciclagem das baterias   se decompor, formando gases que se expandem no interior
                                                               2. Velázquez-Martínez, O. et al. A critical review of lithium-
 em meio aquoso. O processo ocorre em baixas temperaturas,   pode  contribuir  significativamente  nesse  quesito.  Como   da bateria e podem provocar sua explosão. Sendo o eletrólito   ion battery recycling processes from a circular economy
 apresenta taxas típicas de recuperação de materiais próximas   exemplo, cita-se a extração de lítio em salares, que consiste   inflamável, os acidentes resultantes podem apresentar gran-  perspective. Batteries, v. 5, n. 4, p. 68, 2019.
 a 95% e resulta em menor impacto em termos de emissões   na principal rota de exploração desse elemento mineral na   des proporções. Como as baterias em segunda vida são mais   3. Statista. Distribution of lithium end-usage worldwide in
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 de gases do efeito estufa.  Contudo, processos hidrometalúr-  América Latina. A atividade consome mais de 2.000 litros   propensas a falhas por crescimento dendrítico ou degradação   2021, by area of application. Statista, 2022.
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 gicos geralmente apresentam baixa versatilidade, não permi-  de água por quilograma de lítio extraído.  O consumo de   do eletrólito, cuidados adicionais devem ser tomados com elas,   4. Hirschlag, A. Lithium batteries’ big unanswered question.
 tindo o processamento simultâneo de baterias de diferentes   água durante o processo de reciclagem, em contrapartida, é   sendo indispensável o desenvolvimento de processos para ava-  BBC, 2022.
 químicas, o que pode limitar eventuais ganhos de escala.   três ordens de grandeza inferior. 5  liação de sanidade das baterias. Tupy e Senai Eletroquímica   5. Samarukha, I. Recycling strategies for end-of-life li-
                                                               ion batteries from heavy electric vehicles. Universitat
 Pensando nisso, a Tupy e a Universidade de São Paulo   Embora a destinação final correta inclua obrigatoria-  iniciaram projeto Embrapii em 2022 com esse intuito.
                                                               Politècnica de Catalunya, 2020.
 estão desenvolvendo em parceria uma solução hidrometa-  mente a reciclagem, algumas baterias podem ter uma so-  Embora baterias veiculares  possam  ser  estocadas  por
                                                               6. Deng, J. et al. Simulation study on internal short circuit
 lúrgica flexível para reciclagem de baterias de íons de lítio.   brevida após seu primeiro uso em veículo. Isso ocorre por-  longos períodos, atenção especial também deve ser dada às
                                                               of lithium ion battery caused by lithium dendrite. Materials
 Envolvendo 15 pesquisadores e R$ 4 milhões de investi-  que as baterias de veículos elétricos geralmente possuem   condições de armazenamento desses componentes. Bate-  Today Communications, n. 31, 103570, 2022.
 mento, o processo a ser demonstrado em escala industrial,   entre 70% e 80% de capacidade residual de carga ao térmi-  rias de diferentes químicas apresentam diferentes restrições   7. Gaines, L. et al. Direct recycling R&D at the ReCell center.
 em 2023, combina alta taxa de recuperação dos minerais e   no de sua primeira vida. Caso sejam reutilizadas em outras   em termos de estado de carga e temperatura ideal de arma-  Recycling, v. 6, n. 2, p. 31, 2021.
 baixa emissão de CO  com a flexibilidade típica de proces-  aplicações, elas podem ser chamadas de baterias de segunda   zenamento. Portanto, esses fatores devem ser considerados
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 sos pirometalúrgicos.  vida. Elas apresentam impactos ambientais reduzidos e são   para garantir a segurança na estocagem de baterias.
 Uma vantagem adicional da hidrometalurgia consiste na   alternativas de menor custo em relação às baterias novas.   Baterias são elementos-chave para a eletrificação de sis-  *Rafael Obara, especialista de P&D e Novos Negócios da Tupy S.A.,
 possibilidade de recuperação dos metais na forma de sais,   Porém,  por  terem  menor  densidade  energética,  elas  são   temas. Contudo, o pleno potencial da eletrificação veicular   engenheiro mecânico e doutor pela Escola Politécnica da USP.
 facilitando sua reutilização na fabricação de novas baterias.   mais adequadas a aplicações estacionárias, como em gera-  só poderá ser alcançado por meio de soluções inovadoras
 Contudo, atenção especial deve ser dada à recuperação do lí-  ção e distribuição de energia, em peak shaving ou em esta-  em gestão de fim de vida para as baterias, o que deve incluir   André Ferrarese, diretor de P&D e Novos Negócios da Tupy S.A.,
 tio. Atualmente, três quartos do lítio extraído globalmente são   ções de recarga off-grid para veículos elétricos.  tanto o uso em segunda vida quanto a reciclagem. n  engenheiro mecânico e mestre pela Escola Politécnica da USP.
 34  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   35
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