Page 12 - Revista EAA - Edição 99
P. 12

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

































          Será que o

          metaverso

          flopou?                                                                                                ISTOCKPHOTOS




          Não exatamente, o metaverso industrial                   ltimamente, sentenciar que “o metaverso flopou” é
          avança consistentemente e aponta um                      um lugar comum. Nas últimas semanas ouvi essa
          caminho diferente                                  Ufrase ‒ ou suas variações ‒ nos mais variados am-
                                                             bientes: o metaverso “morreu”, “acabou”, “fracassou”, como
          Ingrid Winkler*                                    o Google sugere completar a frase.
                                                                 Longe de inesperado, algum desencanto era até previs-
                                                             to. Entre os principais motivos, estão o fato de a tecnologia
                                                             ainda não estar madura e as disputas em torno da adoção do
                                                             termo “metaverso”. Mas nem tudo é desilusão: correndo por
                                                             fora, o metaverso industrial avança a passos promissores.

                                                             Maturidade tecnológica: entre
                                                             o pico de expectativas infladas
                                                             e o vale da desilusão

                                                             O conceito do metaverso contém uma visão fascinante que
                                                             captura a imaginação de muitos. Contribuiu bastante para
                                                             atiçar essas expectativas o vídeo-conceito da Meta de ou-
                                                             tubro de 2021, “O Metaverso e como vamos construí-lo
                                                             juntos”, em que a big tech anunciou seu rebranding e com-
                                                             partilhou sua visão para a nova tecnologia.
                                                                Deveras mantivéssemos nossas expectativas realistas: já
                                                             na oportunidade do anúncio se destacava que o pleno po-
                                                             tencial do metaverso seria atingido somente daqui a cinco
                                                             ou até dez anos. Isso deve-se ao desafio de que, no estágio
          12                                                                                julho/agosto/setembro
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17