Page 13 - Revista EAA - Edição 99
P. 13
atual, as tecnologias necessárias para construir um metaver-
so de alta qualidade, como realidade virtual, realidade au-
mentada, blockchain e inteligência artificial, ainda estão em
desenvolvimento. Como exemplo, embora a realidade vir-
tual e a aumentada venham avançando consideravelmente
nos últimos anos, muitos desafios técnicos ainda persistem
na qualidade visual, na interatividade dos ambientes vir-
tuais atuais e nos aspectos ergonômicos das experiências.
Ou seja, essas tecnologias não estão suficientemente madu-
ras para entregar a experiência imaginada, levando à frus-
tração das expectativas levantadas.
Considerando então o Gartner Hype Cycle, ou seja, a
visão de como uma tecnologia emergente evoluirá com o Sobre qual metaverso estamos
falando? Fugindo do termo que
tempo, estaria o metaverso mergulhando no vale da desilu-
inicia com "m"
são ‒ ou flopando?
Não mesmo. Em 2023, o Gartner listou o metaver-
so como uma das “quatro tecnologias emergentes que Tom Ffiske destacou que ultimamente não muitas pes-
você precisa conhecer”. Mantém-se a previsão de que soas gostam de usar a palavra que inicia com “m” (https://
o metaverso impactará substancialmente os produtos www.immersivewire.com/p/metaverse-spatial-compu-
e mercados existentes. Mas, novamente, estima-se que ting-quiet-weak). Isso porque o termo “metaverso” é
serão precisos mais de oito anos para que se passe do bastante identificado com a Meta, fazendo com que ou-
status de early-adopter para o de uma tecnologia adota- tros players de tecnologia evitem usá-lo.
da pela maioria das pessoas (https://www.gartner.com/ É importante esclarecer que consideramos a defini-
en/articles/4-emerging-technologies-you-need-to-k- ção de metaverso de Matthew Ball, ou seja, “uma rede
now-about). massivamente dimensionada e interoperável de mun-
julho/agosto/setembro 13