Page 12 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 12

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #2







                                 Aspectos estratégicos





                                Prioridades de investimento
                                Essa parte do estudo foi respondida apenas pelos
                                profissionais ligados à indústria automobilística
                                brasileira. Tecnologias para redução de custo e de
                                transformação digital despontaram como critérios
                                extremamente importantes para definir a destinação
                                de investimentos. Além disso a adequação ao Rota
                                2030 e o aperfeiçoamento da eficiência energética
                                dos motores a combustão também estão na lista
                                de prioridades consideradas muito importantes.
                                Revela-se assim movimentos mandatórios para a
                                indústria, por força de regulamento da política setorial
                                automotiva brasileira. Veículos elétricos e tecnologia
                                da gestão/integração com fornecedores igualmente
                                se destacaram.


                                Em comparação à pesquisa de 2019 tecnologia de
                                redução de custos cresceu de 59,8% para 63,5% no
                                que diz respeito à extrema importância, algo que se
                                relaciona de perto com o momento atual da indústria:
                                dado o cenário de pandemia, a eficiência operacional
                                ganhou significado preponderante.


                                Quanto à transformação digital a extrema
                                importância foi mais votada no segmento de
                                concessionárias, igualmente reflexo da pandemia de
                                Covid-19: houve necessidade deste segmento inovar,
                                apostar no uso do canal on-line para conquistar
                                clientes – não só na etapa de venda em si, mas
                                também nas de pré e pós-venda, em nome da própria
                                sobrevivência, vez que em diversas oportunidades
                                as lojas foram obrigadas a permanecer fisicamente
                                fechadas.














   12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17