Page 14 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 14

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #2







                                 Aspectos estratégicos





          Crescer em conjunto
          Repetindo cenário registrado em 2019 a cooperação com indústrias convergentes foi
          apontada como a melhor estratégia para obtenção de sucesso das empresas, seguida
          por parcerias/alianças estratégicas. O item fusões e aquisições manteve-se em níveis
          pouco alterados e fora do top-3, o que pode ser interpretado como um indicativo de
          que as empresas consideram que sua atual condição é suficiente para enfrentar com
          suas próprias forças os desafios de mercado, sem a necessidade de se aliar a outras.




                     Como você classifica a importância das seguintes
                     estratégias para o sucesso da sua empresa no Brasil?




                                Parcerias/alianças estratégicas em projetos conjuntos com parceiros
                                industriais ou concorrentes tradicionais
                                             49                       40             8     3

                                                           100%

                                Cooperação com indústrias convergentes (Montadoras, entidades
            Extremamente importante  públicas, empresas de tecnologia/elecomunicações)
            Muito importante               43                       45               10    2
            Neutro
            Pouco importante
            Sem importância
                                Fusões e aquisições
                                           45                      35            15        5



                                Crescimento orgânico
                                       28                    49                  18        5




                                Terceirização de atividades não essenciais para fornecedores/contratados
                                      25                 42                  24            9















   14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19