Page 2 - Revista EAA - Edição 90
P. 2
Sociedade da Mobilidade Brasileira
saebrasil@saebrasil.org.br
www.saebrasil.org.br
Tel. (11) 3287-2033; fax (11) 3288-6599
Av. Paulista, 2073, Ed. Horsa II, cj. 1001
São Paulo, SP – CEP 01311-940
Uma publicação da SAE BRASIL para
difusão da tecnologia da mobilidade
CONSELHO EDITORIAL SUMÁRIO
Camilo Abduch Adas
André Gasparotti GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL - ESG capa
Débora Moura
Daniela Lucchese ESG
Feres Bertin A importância do desenvolvimento sustentável 8
João Irineu Medeiros [E] SG - AMBIENTE
Malu Manfrenato Riscos a que a sociedade moderna está exposta 10
Mara Ligia Kiefer
Marlucio Borges [E] SG - AMBIENTE
Mauro Andreassa Instrumentos financeiros verdes 12
Ronaldo Lopes E [S]G - SOCIAL
Sylvia Arone A complexidade de buscar a transformação 16
ES [G] - GOVERNANÇA
A gerência de riscos e o impacto causado pelas ações 18
SAE EDUCAÇÃO
Produzido e comercializado por A diversidade de conhecimento produz novas ideias 20
Motor Mídia – Empresa de conteúdos, SAE JOVENS
soluções digitais e eventos
Rua Plínio de Morais, 394, Sumaré Paixão e preparo é fundamental para o sucesso 22
CEP 01252-030 – São Paulo, SP 24
Tel. (11) 2888-5300 A boa interação entre líderes e liderados acelera as conquistas
DIRETORA GERAL SAE DESIGN
Isabel Reis O design como solução para problemas complexos 26
EDITOR Como a mobilidade pode ser afetada pela inovação das formas 28
Caio Moraes
Como materiais e manufatura influem na estética 30
DIRETORA DE ARTE
Leda Neves Designer: Novas demandas para a profissão 32
CINE SAE
Engenharia Automotiva e Aeroespacial, ISS n° 18062067, é Como se comunicar melhor por meio das mídias 34
a revista oficial da SAE BRASIL-Sociedade de Engenheiros MATRIZ DO CONHECIMENTO
da Mobilidade. Os editores não se responsabilizam por
informações, conceitos ou opiniões emitidos em artigos SAE: 30 anos disseminando conhecimento técnico e científico 36
assinados, bem como pelo teor de anúncios publicitários. Uma experiência profissional na SAE BRASIL 38
As fotos de divulgação foram cedidas formalmente pela
revista Automotive Engineering International, empresas CAPA MARCIO HONÓRIO/XKID
e/ou pessoas mencionadas nos textos. Não é permitida a Carta do presidente Editorial Ponto de vista
reprodução sem autorização expressa dos editores. Ninguém Camilo Adas André Gasparotti Daniel Moczydlower
está autorizado a solicitar produtos ou verbas em nome da 4 5 40
MOTOR MÍDIA ou da SAE BRASIL, a qualquer pretexto.
outubro/novembro/dezembro 3