Page 5 - Revista EAA - Edição 90
P. 5

PALAVRA DO PRESIDENTE                                        CAPA           EDITORIAL




 SAE BRASIL                                       O impacto


 O humano no centro e a   CONSELHO EXECUTIVO      do ESG na
           Camilo A. Adas
 governança corporativa  Daniel Zacher            mobilidade
           Horácio A. Forjaz
           Mauro Andreassa
           Mauro L. Correia
           Max Forte
 Este ano a SAE BRASIL completa 30 anos de uma tradição fundamentada na tecnolo-  Nas últimas décadas, a sociedade vem au-
           Ricardo Bacellar
 gia e na inovação da mobilidade brasileira. Nossa visão sempre esteve atenta à importância   Silvia Iombriller  mentando a sua consciência em relação aos
 do human centric e se renova e intensifica por meio de um conteúdo que vai para além do   impactos ambientais, econômicos e sociais cau-
 deslocamento motorizado, envolvendo a mobilidade humana e vários outros temas que têm   CONSELHO SUPERIOR  sados pela ação humana, trazendo a sustenta-
           Amauri Rossi
 impacto na indústria, na academia e na sociedade em geral.  bilidade como pauta relevante de organizações.
           Carolina Cominotti
 Há quase um ano e meio a pandemia fez acelerar exponencialmente o debate de paradig-  Carlos Bertozzi  Nos últimos anos, e especialmente com a pan-
 mas que vinham em seu ritmo próprio e que mudavam lentamente. Hoje não há certezas ao   Claudio Castro  demia da Covid-19, o assunto vem ganhando
           Fabio Uema
 se definir o que é normal. Um exemplo é a transformação do que era mobilidade até o tra-  ainda mais força, exigindo que as organizações
           Fernando Herrera
 balho e a tendência de se preferir soluções de conectividade em home office. Nesse contexto,   fortaleçam suas ações socioambientais e de go-
           Frank Sowade
 a digitalização e o uso de ferramentas de comunicação on-line se intensificaram na maneira   Gábor Deák  vernança para garantirem sua competitividade.
 com que as pessoas interagem e se relacionam.  Geraldo Barra  Nesse período, o termo ESG (Environmen-
 Camilo Adas,   Gerson Fini                                                                 André Gasparotti,
 Presidente do Conselho   Entre a diminuição dos engarrafamentos de trânsito e a melhoria da qualidade do ar nas   Leandro Siqueira  tal, Social and Governance) viralizou no Brasil   engenheiro civil, mentor
 da SAE BRASIL.  grandes cidades, passamos a olhar para a relevância da descarbonização de outra forma. A   e no mundo, causando uma corrida desenfreada   voluntário para  Mobilidade
           Lourenço Oricchio
 sociedade e a economia, consequentemente, estão passando por uma profunda revisão dos   Renato Mastrobuono  para responder a essa nova demanda do mer-  Aérea na SAE BRASIL
 seus valores e princípios de planejamento estratégico.  Sandro Trentin  cado financeiro pela sustentabilidade empre-
 É difícil definir quando o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) co-  Sérgio Kramer  sarial, que, na verdade, não é nova, mas tem
           Vicente Abate
 meçou a inspirar o mercado, pois, apesar de o termo ter uso recente, muito se fez ao longo   um novo viés de ação efetiva, mensurável e de   "O termo ESG
 da história sob outras denominações. Mas hoje esse foco é crescente e instiga empresas que   impacto comprovado para a sociedade.   viralizou no
           CONSELHO FISCAL
 atuam no setor privado e público a reavaliarem seu papel social na solução de desafios glo-  Flávio Campos  E como isso impacta na mobilidade? A sus-  Brasil e no
           Mário Guitti
 bais, como a agressão ao meio ambiente, a pobreza e a desigualdade, temas antes com pouca   tentabilidade como um pilar para a definição de   mundo, causando
           Marcio Schettino
 aderência aos seus core business.                modelos de negócios, produtos e serviços, alia-  uma corrida
           Jomar Napoleão da Silva
 Já é possível afirmar que esses aspectos se inserem com maior frequência nas rotinas   Reinaldo Muratori  da às tecnologias exponenciais emergentes, tem   desenfreada para
 corporativas e definem novos e importantes desafios para a economia. Mais que isso, inves-  José A. Salazar Neto  o potencial de transformar a mobilidade, com   responder a essa
 tidores tomam decisões com base em ações sólidas de governança socioambiental.  o surgimento de soluções inéditas e altamente   nova demanda
           CONSELHO CONSULTIVO SÊNIOR
 Ciente dessa transformação, a SAE BRASIL se posiciona para o protagonismo e a ino-  eficientes, inclusivas e com baixo impacto no   do mercado
           Ali El Hage
 vação, com ações estruturantes para solidificar em seu próprio ecossistema gerencial-admi-  Bernd Wiedemann  meio ambiente, quem sabe num caminho sem   financeiro"
 nistrativo o conhecimento aliado a essa visão.   Carlos A. Briganti  volta para uma mobilidade neutra em carbono
 Isso se traduz no valor que atribuímos a um modelo de gestão centrado no ser humano,   Erino Tonon  na segunda metade do século.
           Francisco Satkunas
 com foco cada vez maior nas habilidades interpessoais e absolutamente aberto à diversi-  Nessa edição, a SAE BRASIL promove, por meio de suas mentorias de
           Horst Bergmann
 dade. Com isso, visamos a alcançar o sucesso em nossos objetivos através da equidade e da   Luc de Ferran  base da matriz do conhecimento, uma reflexão inédita sobre a abordagem
 sustentabilidade.   Ozires Silva                 atual do ESG e como cada um de seus elementos – Meio Ambiente (E),
 A abordagem multimídia, multiplataforma e de design da mobilidade estão na base da   Paulo Regner  Social (S) e Governança (G) – se conecta ao futuro da mobilidade.
           Pedro Manuchakian
 nossa Matriz de Conhecimento e do plano estratégico da nova SAE BRASIL, pois, para   Serão abordados o papel fundamental da educação no futuro pós-pan-
           Silverio Bonfiglioli
 nós, mobilidade envolve a paixão, o dinamismo na mensagem, um modelo educacional aber-  Vagner Galeote  demia e a visão das novas gerações sobre o futuro da mobilidade. Ain-
 to e a energia dos jovens.  Vilmar Fistarol      da temos artigos que destacam o design como estratégia para a crescente
 Entendemos que construir um mundo mais sustentável, mais social, e ter bons resultados   Waldey Sanchez  empatia das organizações em relação ao novo consumidor que emerge no
 financeiros não é obrigatório. Ao contrário, é a melhor opção.  mundo pós-pandemia e um artigo no qual a mentoria CINE SAE ilustra a
 A SAE BRASIL tem, nesse escopo, o propósito de aprofundar a compreensão das temá-  GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO  cara da nova SAE Brasil, a casa do conhecimento da mobilidade brasileira.
           Ivan de Rosa
 ticas focadas no ser humano, e assumir no presente o protagonismo do que se pode definir
 como mobilidade do futuro.                         Boa leitura!
           GERENTE DE OPERAÇÔES
           Ronaldo Bianchini

 4  abril/maio/junho  abril/maio/junho                                                                        5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10