Page 33 - Revista EAA - Edição 100
P. 33

ovos tempos e novos paradigmas exigem novas
                 epifanias. No contexto da transição para a econo-
          Nmia verde e o esforço do planeta no enfrentamen-
           to das mudanças climáticas, a ONU reservou uma data
           para exaltar a importância do transporte sustentável neste
           amplo contexto de transformações em todos os aspectos
           da vida humana. A partir de 2023, 26 de novembro passou
           a ser o Dia Mundial do Transporte Sustentável.
             Nesta corrida contra o tempo, cada dia conta. Todo
           esforço é válido para colocar a sustentabilidade no setor
           de transporte de cargas e logística no centro das discus-
           sões. Foi isso que aconteceu em evento de 27 de novem-
           bro último, reunindo líderes empresariais, especialistas
           e representantes de instituições públicas e privadas em
           quatro painéis recheados de informações e análises qua-
           lificadas sobre estratégias e ações essenciais para des-
           carbonizar os transportes e a logística. E como isso se
           conecta com o combate ao aquecimento global.
             A data emblemática do cenário global de eventos
           climáticos extremos foi transformada em oportunidade
           para elevar o entendimento do público e de quem parti-
           cipa desta caminhada mais do que necessária e urgente,
           como bem mostram os últimos acontecimentos envol-
           vendo eventos climáticos extremos, inclusive no Brasil,
           com secas no Norte nunca vistas antes, e inundações no
           Sul igualmente dramáticas.                          Eventos climáticos extremos, como a seca na Amazônia
             Nos debates, foi unânime a manifestação dos parti-  e as enchentes no Sul  e Sudeste do Brasil, reforçam o chamado
                                                               à reinvenção, inclusive do ecossistema de transportes
           cipantes de que é preciso lançar um olhar crítico sobre
           tudo que está sendo feito. A realidade chama a todos
           a repensar, revisitar conceitos e reconhecer que embo-  planeta cada vez mais quente, com interferência nos ci-
           ra crucial para a sobrevivência da humanidade, o setor   clos naturais, destruição de infraestrutura nas cidades,
           de transportes precisa se reinventar, e seguir buscando   fechamento temporário de empresas e mortes.
           por cooperação para avançarmos na promoção de ações   O especialista em mudanças climáticas e professor in-
           concretas e mudanças realmente efetivas.            vestigador na FLACSO Brasil Julio Chiquetto, um dos
             O Dia Mundial do Transporte Sustentável, em seu   convidados do evento, falou sobre os desafios do Brasil, o
           primeiro ano, também mostrou ser uma chance para    sexto maior emissor mundial de gases de efeito estufa –
           colocar a força da voz coletiva em prol do objetivo de   apesar da floresta amazônica. Ele destacou que no mundo
           transformar o ecossistema do planeta e torná-lo mais   os transportes respondem por 14% das emissões, atrás da
           sustentável. A mobilidade e a logística eficientes, eco-  eletricidade e aquecimento, agricultura, indústria e à fren-
           lógicas e seguras não são mais uma aspiração distante,   te de energia e construção. No Brasil, o desmatamento e
           mas sim  uma condição necessária  da descarbonização   a agropecuária respondem por 75% das emissões, o que
           das atividades econômicas, estimulando empresas e go-  não reduz o papel dos transportes nos cortes de poluição.
           vernos a fixar metas de redução de emissões de carbono.   O CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlos
             Pela primeira vez, em 2023 a temperatura média glo-  Pereira, outro convidado do evento sobre o Dia Mun-
           bal foi cerca de 2°C mais quente do que os níveis antes   dial do Transporte Sustentável, ressaltou a importância
           da industrialização, acendendo sinal vermelho em rela-  da contribuição das corporações privadas e públicas na
           ção à ultrapassagem do limite que os cientistas conside-  implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimen-
           ram seguro, de manter a temperatura média global em   to Sustentáveis, os ODS, que fazem parte da Agenda
           1,5°C acima da era pré-industrial. Embora o teto tenha   2030 da ONU – um chamado geral à ação. Segundo ele,
           sido alcançado temporariamente, é um sintoma de um   o estabelecimento e cumprimento de metas no acesso

           outubro/novembro/dezembro                                                                        33
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38