Page 33 - Revista EAA - Edição 100
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ovos tempos e novos paradigmas exigem novas
epifanias. No contexto da transição para a econo-
Nmia verde e o esforço do planeta no enfrentamen-
to das mudanças climáticas, a ONU reservou uma data
para exaltar a importância do transporte sustentável neste
amplo contexto de transformações em todos os aspectos
da vida humana. A partir de 2023, 26 de novembro passou
a ser o Dia Mundial do Transporte Sustentável.
Nesta corrida contra o tempo, cada dia conta. Todo
esforço é válido para colocar a sustentabilidade no setor
de transporte de cargas e logística no centro das discus-
sões. Foi isso que aconteceu em evento de 27 de novem-
bro último, reunindo líderes empresariais, especialistas
e representantes de instituições públicas e privadas em
quatro painéis recheados de informações e análises qua-
lificadas sobre estratégias e ações essenciais para des-
carbonizar os transportes e a logística. E como isso se
conecta com o combate ao aquecimento global.
A data emblemática do cenário global de eventos
climáticos extremos foi transformada em oportunidade
para elevar o entendimento do público e de quem parti-
cipa desta caminhada mais do que necessária e urgente,
como bem mostram os últimos acontecimentos envol-
vendo eventos climáticos extremos, inclusive no Brasil,
com secas no Norte nunca vistas antes, e inundações no
Sul igualmente dramáticas. Eventos climáticos extremos, como a seca na Amazônia
Nos debates, foi unânime a manifestação dos parti- e as enchentes no Sul e Sudeste do Brasil, reforçam o chamado
à reinvenção, inclusive do ecossistema de transportes
cipantes de que é preciso lançar um olhar crítico sobre
tudo que está sendo feito. A realidade chama a todos
a repensar, revisitar conceitos e reconhecer que embo- planeta cada vez mais quente, com interferência nos ci-
ra crucial para a sobrevivência da humanidade, o setor clos naturais, destruição de infraestrutura nas cidades,
de transportes precisa se reinventar, e seguir buscando fechamento temporário de empresas e mortes.
por cooperação para avançarmos na promoção de ações O especialista em mudanças climáticas e professor in-
concretas e mudanças realmente efetivas. vestigador na FLACSO Brasil Julio Chiquetto, um dos
O Dia Mundial do Transporte Sustentável, em seu convidados do evento, falou sobre os desafios do Brasil, o
primeiro ano, também mostrou ser uma chance para sexto maior emissor mundial de gases de efeito estufa –
colocar a força da voz coletiva em prol do objetivo de apesar da floresta amazônica. Ele destacou que no mundo
transformar o ecossistema do planeta e torná-lo mais os transportes respondem por 14% das emissões, atrás da
sustentável. A mobilidade e a logística eficientes, eco- eletricidade e aquecimento, agricultura, indústria e à fren-
lógicas e seguras não são mais uma aspiração distante, te de energia e construção. No Brasil, o desmatamento e
mas sim uma condição necessária da descarbonização a agropecuária respondem por 75% das emissões, o que
das atividades econômicas, estimulando empresas e go- não reduz o papel dos transportes nos cortes de poluição.
vernos a fixar metas de redução de emissões de carbono. O CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlos
Pela primeira vez, em 2023 a temperatura média glo- Pereira, outro convidado do evento sobre o Dia Mun-
bal foi cerca de 2°C mais quente do que os níveis antes dial do Transporte Sustentável, ressaltou a importância
da industrialização, acendendo sinal vermelho em rela- da contribuição das corporações privadas e públicas na
ção à ultrapassagem do limite que os cientistas conside- implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimen-
ram seguro, de manter a temperatura média global em to Sustentáveis, os ODS, que fazem parte da Agenda
1,5°C acima da era pré-industrial. Embora o teto tenha 2030 da ONU – um chamado geral à ação. Segundo ele,
sido alcançado temporariamente, é um sintoma de um o estabelecimento e cumprimento de metas no acesso
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