Page 38 - Revista EAA - Edição 100
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ENTIDADE DE CLASSE
FOTOS: ISTOCKPHOTOS
Muito a
comemorar
nos 70 anos
do Sindipeças
A diversidade de nossa matriz de produção de energia limpa é uma grande
vantagem para desempenhar um protagonismo global em um futuro promissor
Cláudio Sahad*
Sindicato Nacional da Indústria de Componentes depois de algum tempo, como organizador. Permaneci mais
para Veículos Automotores (Sindipeças) completou de dez anos nessa função. Nesse ínterim, fui convidado a
O 70 anos em 2023. Essa longevidade não é para ama- participar do Conselho Superior e, em seguida, do Conse-
dores. Ao longo de sete décadas, o setor brasileiro de autope- lho de Administração, quando fui nomeado como delegado
ças se internacionalizou, teve de lidar com reduções drásticas junto à Fiesp. Assim o tempo voou e já se passaram quase
de alíquotas de importação, recebeu multinacionais importan- 34 anos de vivência no setor.
tíssimas, sofreu períodos de fortes quedas na produção de veí-
culos, enfrentou a pior crise financeira de sua história, de 2014 A relevância da entidade
a 2016, e, como todos os outros setores da economia, viu suas O Sindipeças representa mais de 500 fabricantes de autopeças,
vendas despencarem na recente pandemia de Covid-19, que de diferentes portes e origem de capital, instalados em vários
desorganizou as cadeias de fornecimento mundiais. estados brasileiros. Estimativas da entidade indicam que o fa-
Apesar de tudo isso, a indústria de autopeças sabe li- turamento nominal das mais de 500 empresas associadas pode
dar com adversidades, e seguiu sua vocação de produzir e chegar a R$ 247,7 bilhões em 2024, com aumento de 4% so-
abastecer, sem gargalos, as montadoras instaladas no Brasil, bre o registrado no ano anterior. Os investimentos devem ser
o segmento da reposição, responsável pela manutenção da de cerca de R$ 5,9 bilhões, com 2,1% de crescimento. O setor
frota circulante brasileira, de mais de 47 milhões de veícu- emprega quase 280 mil trabalhadores. Esses indicadores mos-
los, e o exigente mercado externo. tram nossa importância para a economia brasileira.
Os primeiros passos foram dados logo após a Segunda Em todos os grandes momentos de inflexão que trans-
Guerra Mundial, com o fornecimento de autopeças de repo- formaram a indústria, o Sindipeças esteve presente, não
sição para atender à frota de veículos importados que já circu- apenas como observador, mas como formulador de cami-
lava por aqui. De lá para cá, ajudou o país a se consolidar como nhos. Num exercício didático de tempos mais recentes,
importante produtor mundial de veículos. O Sindipeças esteve elejo alguns exemplos: 1) a câmara setorial, do início da
sempre atuante. Definitivamente, não existe história do setor década de 1990; 2) o processo de internacionalização do
automotivo brasileiro sem a história das autopeças, assim como setor, doloroso para algumas empresas, também na década
não existe história do setor de autopeças sem o Sindipeças. de 1990; 3) a criação da Automec, que passou a mostrar
Para mim, a importância da entidade assume outros ao mundo a capacidade do país na produção de autopeças;
matizes. Frequento o Sindipeças desde os anos 1990, incial- d) a criação do Mercoparts, que reúne entidades do setor
mente no grupo de qualidade. Na década de 2000, comecei de autopeças de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; 4)
a frequentar o então recém-criado grupo de pequenas e o desenvolvimento do motor flex, em 2003, grande inven-
médias empresas associadas, no início como participante e, ção brasileira; 5) o Rota 2030, eficaz programa de estímulo
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