Page 38 - Revista EAA - Edição 100
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ENTIDADE DE CLASSE

         FOTOS: ISTOCKPHOTOS










         Muito a

         comemorar

         nos 70 anos


         do Sindipeças



         A diversidade de nossa matriz de produção de energia limpa é uma grande
         vantagem para desempenhar um protagonismo global em um futuro promissor

         Cláudio Sahad*


                Sindicato Nacional da Indústria de Componentes   depois de algum tempo, como organizador. Permaneci mais
                para Veículos Automotores (Sindipeças) completou   de dez anos nessa função. Nesse ínterim, fui convidado a
         O 70 anos em 2023. Essa longevidade não é para ama-  participar do Conselho Superior e, em seguida, do Conse-
          dores. Ao longo de sete décadas, o setor brasileiro de autope-  lho de Administração, quando fui nomeado como delegado
          ças se internacionalizou, teve de lidar com reduções drásticas   junto à Fiesp. Assim o tempo voou e já se passaram quase
          de alíquotas de importação, recebeu multinacionais importan-  34 anos de vivência no setor.
          tíssimas, sofreu períodos de fortes quedas na produção de veí-
          culos, enfrentou a pior crise financeira de sua história, de 2014   A relevância da entidade
          a 2016, e, como todos os outros setores da economia, viu suas   O Sindipeças representa mais de 500 fabricantes de autopeças,
          vendas despencarem na recente pandemia de Covid-19, que   de diferentes portes e origem de capital, instalados em vários
          desorganizou as cadeias de fornecimento mundiais.   estados brasileiros. Estimativas da entidade indicam que o fa-
             Apesar de tudo isso, a indústria de autopeças sabe li-  turamento nominal das mais de 500 empresas associadas pode
          dar com adversidades, e seguiu sua vocação de produzir e   chegar a R$ 247,7 bilhões em 2024, com aumento de 4% so-
          abastecer, sem gargalos, as montadoras instaladas no Brasil,   bre o registrado no ano anterior. Os investimentos devem ser
          o segmento da reposição, responsável pela manutenção da   de cerca de R$ 5,9 bilhões, com 2,1% de crescimento. O setor
          frota circulante brasileira, de mais de 47 milhões de veícu-  emprega quase 280 mil trabalhadores. Esses indicadores mos-
          los, e o exigente mercado externo.                 tram nossa importância para a economia brasileira.
             Os primeiros passos foram dados logo após a Segunda   Em todos os grandes momentos de inflexão que trans-
          Guerra Mundial, com o fornecimento de autopeças de repo-  formaram a indústria, o Sindipeças esteve presente, não
          sição para atender à frota de veículos importados que já circu-  apenas como observador, mas como formulador de cami-
          lava por aqui. De lá para cá, ajudou o país a se consolidar como   nhos. Num exercício didático de tempos mais recentes,
          importante produtor mundial de veículos. O Sindipeças esteve   elejo alguns exemplos: 1) a câmara setorial, do início da
          sempre atuante. Definitivamente, não existe história do setor   década de 1990; 2) o processo de internacionalização do
          automotivo brasileiro sem a história das autopeças, assim como   setor, doloroso para algumas empresas, também na década
          não existe história do setor de autopeças sem o Sindipeças.  de 1990; 3) a criação da Automec, que passou a mostrar
             Para mim, a importância da entidade assume outros   ao mundo a capacidade do país na produção de autopeças;
          matizes. Frequento o Sindipeças desde os anos 1990, incial-  d) a criação do Mercoparts, que reúne entidades do setor
          mente no grupo de qualidade. Na década de 2000, comecei   de autopeças de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; 4)
          a frequentar o então recém-criado grupo de pequenas e   o desenvolvimento do motor flex, em 2003, grande inven-
          médias empresas associadas, no início como participante e,   ção brasileira; 5) o Rota 2030, eficaz programa de estímulo
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