Page 25 - Revista EAA - Edição 101
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o longo da evolução da economia, a sociedade humana
vem utilizando o carbono fóssil como fonte de energia.
AAbundante na natureza, através do processo de decom-
posição da matéria que aconteceu há milhões de anos, os com-
bustíveis à base de petróleo são fonte acessível de energia. O
carbono também está presente de forma abundante nas árvores
que cobrem (ou cobriam) a superfície do planeta, sua extração
levou ao desmatamento em massa em todos os continentes ao
longo dos últimos séculos. Mas essa energia que o carbono dis-
ponibiliza trouxe uma consequência grave para a atmosfera e o
desbalanceamento da proporção de CO2 tem acelerado o aque-
cimento global, atingido níveis críticos que tendem a piorar de
maneira drástica a crise climática.
Imagem da Woven City, da Toyota. Um percurso de teste de
Também abundante na natureza, o hidrogênio é conside-
mobilidade para explorar o bem-estar de todos está sendo
rado um vetor energético que poderá permitir uma nova era de construído em um local de “fabricação” que costumava acomodar
desenvolvimento econômico-social. Em países como Alema- a fábrica da Toyota Motor East Japan, em Higashi-Fuji.
nha e Japão, o debate sobre uma “nova economia de hidrogênio”
é relevante para a transição energética e determina um conceito
denominado “sector coupling”. Através do acoplamento de seto-
res, é possível utilizar o excesso energético de um setor econô-
mico como insumo para outro setor, sendo a molécula do hidro-
gênio o meio que leva essa energia. Obviamente esse conceito só
é válido se tal molécula for gerada através de fontes renováveis.
Por muito tempo usou-se uma escala de cores para definir
o quão renovável o hidrogênio pode ser considerado. Nessa es-
cala, a cor verde é utilizada para classificar o hidrogênio oriun-
do de energias eólica e fotovoltaica, principalmente. Como
não há abundância de energia hidroelétrica na Europa, vários
compêndios (europeus) nem mostram essa fonte como forma
de produção de hidrogênio verde. Ocorre que a escala de cores
é imprecisa e deve cair em desuso, sendo que o nível de emis-
são de carbono no processo de produção do hidrogênio passa
Visão Inspiracional: Aichi Low-carbon Hydrogen
a ter mais relevância enquanto critério de classificação.
Sypply Chain no Japão
Ainda não existe uma definição universalmente aceita para
a intensidade de emissão que classifique o hidrogênio como “de
baixo carbono” ou “limpo”. A produção de hidrogênio pode ser visando uma capacidade de 10 GW até 2030, contribuindo para
realizada por diversas rotas, cada uma com diferentes intensida- a meta de zero emissões líquidas até 2050.
des de emissões de CO equivalente por quilograma de hidro- Já o congresso brasileiro está contemplando uma legislação
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gênio (CO eq/kg H ). Rotas que utilizam combustíveis fósseis que designa como “hidrogênio de baixo carbono” os processos
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sem tratamento podem emitir até 27 kg CO eq/kg H , en- produtivos que emitam menos de 4 kg de CO eq/kg H . No
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quanto a produção via biomassa com captura e armazenamento nosso país, a energia elétrica proveniente da rede tem uma bai-
de CO pode resultar em emissões negativas. A média global de xa pegada de carbono na maior parte do ano, sendo a energia
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emissões em 2021 foi de 12-13 kg de CO eq/kg H , com metas hidrelétrica sua principal fonte. Além disso, as energias fotovol-
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para redução para 6-7 kg de CO eq/kg H até 2030 e abaixo de taica e eólica contribuem para a geração de hidrogênio limpo. O
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1 kg CO eq/kg H até 2050, conforme o cenário da IEA para Brasil tem sido visto com um celeiro de produção de hidrogênio
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Net Zero. O parlamento da União Europeia apoia um limite de de baixo carbono pela Europa. Assim, apesar de uma vantagem
3,38 kg de CO eq/kg H para classificar o hidrogênio como de comparativa a nosso favor, existe um risco fundamental, con-
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baixo carbono. Em agosto de 2021, o Reino Unido apresentou tinuarmos a ser meros exportadores da commodity “hidrogênio
a Estratégia de Hidrogênio do Reino Unido, com um plano verde”. A criação de uma economia e de uma indústria brasileira
para impulsionar a produção de hidrogênio de baixo carbono, para o hidrogênio de baixo carbono são fundamentais.
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