Page 4 - Revista EAA - Edição 101
P. 4
PALAVRA DO PRESIDENTE
Combustíveis do futuro na
CONSELHO EXECUTIVO mobilidade sustentável
Camilo A. Adas
André Gasparotti
SAE BRRASIL tem promovido debates e
Daniel Zacher avanços significativos no uso de combustíveis
Erwin Karl Franieck A alternativos, engajando a indústria, academia
Horácio A. Forjaz e governo em ações relevantes para a mobilidade sus-
Mauro Andreassa tentável no país. Os biocombustíveis, como etanol e
biodiesel, além dos combustíveis sustentáveis de avia-
Mauro Correia
ção (SAF), são vistos como importantes alternativas
Max Davis Forte
aos combustíveis fósseis, pelo seu potencial de reduzir
Regiane Relva as emissões de gases de efeito estufa e contribuir com
Ricardo Bacellar a descarbonização da matriz energética global.
Silvia Iombriller Nessa edição de número 101 da revista, falaremos
sobre como esses combustíveis alternativos podem
elevar o Brasil a um papel de protagonismo para
CONSELHO SUPERIOR o atingimento das metas de descarbonização nas
Cesar Augusto Ferreira próximas décadas.
Veremos os avanços recentes no Brasil, com o Proje-
Claudio Castro
to de Lei dos Combustíveis do Futuro e a liderança
Daniel Spinelli
para a criação de uma Federação Latino-americana
Fábio Kazuki Uema de Biocombustíveis, importante exemplo de articula-
André Gasparotti é Presidente
Fernando Herrera Neto do Conselho da SAE BRASIL ção de alianças globais para fomentar sua adoção na
Gábor János Deák matriz energética mundial.
Geraldo Barra Rocha Abordaremos como o Brasil se encontra em uma po-
sição privilegiada, com mais de 80% de sua frota de veículos leves sendo Flex Fuel e quase 80%
Gerson Fini
de fontes renováveis em sua matriz elétrica, ante menos de 20% de fontes renováveis nas nações
Lourenço Oricchio mais ricas. Apesar dessa favorável posição, o caminho é longo e há muitos obstáculos a serem
Patrícia Acioli superados, como os gargalos do marco regulatório, da logística e da distribuição do biometano,
Regis Ataide um ótimo exemplo de economia circular que será abordado em um dos artigos da revista.
Renato Mastrobuono No que diz respeito ao hidrogênio, traremos com destaque o grupo de estudos GE8, parte
da Made in Brasil Integrado (MiBI), uma rede colaborativa para o aumento da produtividade
Ricardo Fanucchi
e da competitividade do setor automotivo brasileiro, que discute o desenvolvimento da cadeia
Sérgio José Kramer nacional para industrialização e uso de hidrogênio de baixo carbono no Brasil.
Vicente Abate A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira assume posição destacada na promo-
ção do desenvolvimento do hidrogênio no Brasil e, além do pioneirismo na realização da com-
petição estudantil H2Challenge com uso de veículos com propulsão movidos a hidrogênio
CONSELHO FISCAL
desde 2020, realizará em 2024 uma inédita Exposição Tecnológica e Simpósio para o MiBI
Mário Guitti
GE8 durante o Congresso da SAE BRASIL em 16 e 17 de outubro.
Marcio Schettino No tema hidrogênio de baixo carbono, novamente nosso país possui vantagem com-
Jomar Napoleão da Silva petitiva em relação a outros países, com abundância de fontes limpas, como a energia
Reinaldo Muratori hidrelétrica, fotovoltaica e eólica.
José A. Salazar Neto Finalmente, abordaremos um tema de utilidade pública relacionado aos combustíveis
atuais, com a exposição de impactos da qualidade de combustíveis na saúde dos veículos. A
economia ao abastecer o tanque de nossos carros pode refletir em gastos futuros com manu-
GERENTE DE OPERAÇÔES tenção e ineficiência do veículo.
Ronaldo Bianchini Boa leitura!
4 janeiro/fevereiro/março