Page 7 - Revista EAA - Edição 101
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Em 2023 estávamos dez anos atrasados em comparação com os Estados Unidos considerando
           os avanços das misturas de biodiesel de até 20% (B20)






                 aprovação recente na Câmara dos Deputados do Pro-
                 jeto de Lei Combustível do Futuro (PL 4.516/2023) -
           A agora em análise do Senado federal - é um importante
           sinal de que o Brasil pode definitivamente ocupar um papel
           global que lhe cabe na liderança da produção de biocombus-
           tíveis. Abrangendo um conjunto de ações direcionadas para
           a promoção da produção e do uso de biocombustíveis, o PL
           cria um movimento institucional correto para destravar inves-
           timentos e acelerar a descarbonização no Brasil, que vão pro-
           mover a reinserção do país nas cadeias avançadas da economia
           global e uma transição energética justa e inclusiva.
             A indústria de combustíveis limpos tem crescido no   Erasmo Batistella em participação no COP 26, reunião
           mundo graças aos compromissos para reduzir as emissões   anual que acontece desde 1994 e que busca traçar metas
                                                               para conter os efeitos das mudanças climáticas
           de carbono e promover a sustentabilidade ambiental. As
           iniciativas previstas no Combustível do Futuro vão efetiva-
           mente transformar o Brasil numa potência de produção de
           bioenergia, de agroenergia e de biocombustível.
             Os Estados Unidos, em especial o estado da Califórnia,
           sempre foram uma boa referência e exemplo da importân-
           cia do papel dos biocombustíveis para a transição energéti-
           ca. No início de 2023, eu destacava que estávamos dez anos
           atrasados em comparação com os avanços registrados na-
           quele país considerando a adoção de misturas de biodiesel
           de até 20% (B20) e o crescimento expressivo de produção
           de diesel verde (Hydrotreated Vegetable Oil – HVO) e do
           combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em in-
           glês), já regulamentados.
             Já no começo deste ano, a Califórnia, atingiu um mar-
           co importante ao substituir 50% do diesel usado no esta-
           do por combustíveis limpos. A informação foi anunciada
           pelo Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (CARB,   A usina de Passo Fundo (RS) vem tendo sua capacidade
           da sigla em inglês para California Air Resources Board).  produtiva ampliada

                  janeiro/fevereiro/março                                                                     7
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