Page 6 - Revista EAA - Edição 57
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NOTÍCIAS
Primeiro do Três Diesel entre os melhores
mundo A 20ª edição do Ward’s 10 Best Engines apontou uma significativa
mudança no perfil dos sistemas de propulsão. Três motores
Diesel, um Otto turbo de três cilindros e um veículo elétrico a
bateria estão entre os dez melhores motores de 2014. Também
ficou patente que a tendência de downsizing continua.
Esta é a primeira vez que mais de dois motores Diesel
apareceram na lista no mesmo ano. A chegada de seis novos
motores Diesel em vários segmentos de veículos, com excelentes
pontuações nas avaliações, surpreendeu positivamente.
Os motores são escolhidos tomando por base a potência,
Chegou ao mercado o 320i Active Flex, primeiro BMW flexível em torque, tecnologia, economia de combustível, competitividade
combustível (gasolina e etanol) da marca alemã. O carro precisou relativa e ruído, além de características de vibração e aspereza.
de dois anos para ser desenvolvido e será um dos cinco modelos Os vencedores foram selecionados entre 44 modelos
produzidos na fábrica de Araquari (SC). Segundo a fabricante, é o avaliados pelos editores da WardsAuto entre novembro e
primeiro flex turbo do mundo e não precisa de nenhum tipo de dezembro do ano passado. Para ser elegível, um motor deve ser
sistema auxiliar para partida em baixas temperaturas. totalmente novo, ter sido significativamente melhorado e estar
O desenvolvimento do sistema flex teve a colaboração da disponível em um carro de produção no mercado dos EUA no
engenharia brasileira da Bosch – que conta com grande experiência no primeiro trimestre de 2014.
sistema –, e elementos como central de controle eletrônico, bombas Confira os vencedores:
de alta e baixa pressão e a injeção direta que trabalha entre 200 e 250 v 3.0L TFSI Supercharged DOHC V-6 (Audi S5)
bar passaram a ser vendidos para a BMW alemã. v 3.0L Turbodiesel DOHC L-6 (BMW 535d)
Pela primeira vez, a BMW desenvolve um motor somente para um v 3.0L Turbodiesel DOHC V-6 (Ram 1500 EcoDiesel)
país e, de acordo com a fabricante, nesse caso, se concentraram em v 83-kW Electric Motor (Fiat 500e)
privilegiar a economia. Isso justifica a manutenção da mesma potência v 1.0L EcoBoost DOHC L-3 (Ford Fiesta)
do motor quando utiliza somente o etanol. A fabricante afirma, ainda, v 2.0L Turbodiesel DOHC L-4 (Chevrolet Cruze Diesel)
que quando abastecido com etanol, o 320i Active Flex gasta 38% mais v 6.2L OHV V-8 (Chevrolet Corvette Stingray)
combustível do que com gasolina. Nas contas da empresa, houve um v 3.5L SOHC V-6 (Honda Accord)
ganho de cinco pontos percentuais, já que na média os modelos flex v 2.7L DOHC H-6 (Porsche Cayman)
brasileiros consomem 43% mais com etanol. v 1.8L Turbocharged DOHC L-4 (Volkswagen Jetta)
Os principais fatores a favor da economia são o uso de injeção direta
e um sensor instalado na linha de combustível, portanto, antes de a
mistura ar-combustível ser formada na câmara de combustão – ao
contrário dos demais carros flex, que só analisam essa mistura no
escapamento, após a sua queima. O sensor informa à central eletrônica
de comando a composição do combustível antes da sua combustão,
misturado com o ar, permitindo que ela ajuste os parâmetros de
injeção e avanço de ignição em função do combustível no tanque, se
gasolina, etanol ou mistura dos dois em qualquer proporção.
Também é graças às essas tecnologias, além do comando
eletrônico das válvulas de admissão, que o motor pode ser posto
em funcionamento a frio com 100% de etanol, sem a necessidade
de injeção de gasolina e nem do sistema de preaquecimento dos
bicos injetores, mesmo em temperaturas subzero. O turbocompressor
instalado no motor é um Garrett de duplo estágio, o primeiro a ser FOTOS DIVULGAÇÃO
utilizado em um carro flex de série. Segundo o fabricante, não foi Turbodiesel do
necessária nenhuma modificação na turbina devido ao etanol. Chevrolet Cruze
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