Page 6 - Revista EAA - Edição 57
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                                  Primeiro do                 Três Diesel entre os melhores

                                           mundo              A 20ª edição do Ward’s 10 Best Engines apontou uma significativa
                                                              mudança no perfil dos sistemas de propulsão. Três motores
                                                              Diesel, um Otto turbo de três cilindros e um veículo elétrico a
                                                              bateria estão entre os dez melhores motores de 2014. Também
                                                              ficou patente que a tendência de downsizing continua.
                                                                Esta é a primeira vez que mais de dois motores Diesel
                                                              apareceram na lista no mesmo ano. A chegada de seis novos
                                                              motores Diesel em vários segmentos de veículos, com excelentes
                                                              pontuações nas avaliações, surpreendeu positivamente.
                                                                Os motores são escolhidos tomando por base a potência,
           Chegou ao mercado o 320i Active Flex, primeiro BMW flexível em   torque, tecnologia, economia de combustível, competitividade
           combustível (gasolina e etanol) da marca alemã. O carro precisou   relativa e ruído, além de características de vibração e aspereza.
           de dois anos para ser desenvolvido e será um dos cinco modelos   Os vencedores foram selecionados entre 44 modelos
           produzidos na fábrica de Araquari (SC). Segundo a fabricante, é o   avaliados pelos editores da WardsAuto entre novembro e
           primeiro flex turbo do mundo e não precisa de nenhum tipo de   dezembro do ano passado. Para ser elegível, um motor deve ser
           sistema auxiliar para partida em baixas temperaturas.   totalmente novo, ter sido significativamente melhorado e estar
            O desenvolvimento do sistema flex teve a colaboração da   disponível em um carro de produção no mercado dos EUA no
           engenharia brasileira da Bosch – que conta com grande experiência no   primeiro trimestre de 2014.
           sistema –, e elementos como central de controle eletrônico, bombas   Confira os vencedores:
           de alta e baixa pressão e a injeção direta que trabalha entre 200 e 250   v 3.0L TFSI Supercharged DOHC V-6 (Audi S5)
           bar passaram a ser vendidos para a BMW alemã.        v 3.0L Turbodiesel DOHC L-6 (BMW 535d)
            Pela primeira vez, a BMW desenvolve um motor somente para um   v 3.0L Turbodiesel DOHC V-6 (Ram 1500 EcoDiesel)
           país e, de acordo com a fabricante, nesse caso, se concentraram em   v 83-kW Electric Motor (Fiat 500e)
           privilegiar a economia. Isso justifica a manutenção da mesma potência   v 1.0L EcoBoost DOHC L-3 (Ford Fiesta)
           do motor quando utiliza somente o etanol. A fabricante afirma, ainda,   v 2.0L Turbodiesel DOHC L-4 (Chevrolet Cruze Diesel)
           que quando abastecido com etanol, o 320i Active Flex gasta 38% mais   v 6.2L OHV V-8 (Chevrolet Corvette Stingray)
           combustível do que com gasolina. Nas contas da empresa, houve um   v 3.5L SOHC V-6 (Honda Accord)
           ganho de cinco pontos percentuais, já que na média os modelos flex   v 2.7L DOHC H-6 (Porsche Cayman)
           brasileiros consomem 43% mais com etanol.            v 1.8L Turbocharged DOHC L-4 (Volkswagen Jetta)
            Os principais fatores a favor da economia são o uso de injeção direta
           e um sensor instalado na linha de combustível, portanto, antes de a
           mistura ar-combustível ser formada na câmara de combustão – ao
           contrário dos demais carros flex, que só analisam essa mistura no
           escapamento, após a sua queima. O sensor informa à central eletrônica
           de comando a composição do combustível antes da sua combustão,
           misturado com o ar, permitindo que ela ajuste os parâmetros de
           injeção e avanço de ignição em função do combustível no tanque, se
           gasolina, etanol ou mistura dos dois em qualquer proporção.
            Também é graças às essas tecnologias, além do comando
           eletrônico das válvulas de admissão,  que o motor pode ser posto
           em funcionamento a frio com 100% de etanol, sem a necessidade
           de injeção de gasolina e nem do sistema de preaquecimento dos
           bicos injetores, mesmo em temperaturas subzero. O turbocompressor
           instalado no motor é um Garrett de duplo estágio, o primeiro a ser                                   FOTOS DIVULGAÇÃO
           utilizado em um carro flex de série. Segundo o fabricante, não foi   Turbodiesel do
           necessária nenhuma modificação na turbina devido ao etanol.   Chevrolet Cruze

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