Page 10 - Revista EAA - Edição 57
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           Tração desconectada                                Manufacturing (AAM) e já faz parte do Jeep Cherokee 2014.
                                                                De acordo com a fabricante, o veículo circula somente com
           Teve início, nos Estados Unidos, a produção de um sistema que   tração 4x2, no eixo dianteiro, e colabora para a redução do
           permite desconectar com maior eficiência sistemas de tração   consumo de combustível e das emissões de poluentes. O EcoTrac
           integral All Wheel Drive – AWD –, reduzindo o efeito da inércia e o   conecta o módulo de tração traseira dos veículos equipados
           atrito provocado por componentes giratórios do eixo propulsor.   com AWD somente em certas condições, o que garante todos
           Batizado de EcoTrac, o sistema é feito pela American Axle &   os benefícios do sistema de tração nas quatro rodas associados
                                                              à economia proporcionada pela tração em duas rodas apenas. O
                                                              sistema elimina até 80% da resistência parasitária do AWD com
                                                              desconexão de vários componentes, reduzindo o atrito quando
                                                              não se necessita das quatro rodas tracionando.
                                                                A empresa afirma que um sistema de tração integral
                                                              constante penaliza o veículo na ordem de 0,43 a 1,28
                                                              quilômetro percorrido para cada litro de combustível utilizado.
                                                              A solução implementada pela AMM consegue desconectar
                                                              alguns mecanismos permitindo somente o uso da tração 4x2,
                                                              quando isso for conveniente. O EcoTrac pode ser comandado
                                                              pelo motorista ou acionado automaticamente em situações de
                                                              baixa temperatura, chuva ou inclinação acentuada que possa
                                                              precisar da ajuda da transmissão 4x4. A novidade poderá vir
                                                              a ser produzida no Brasil desde que potenciais clientes que
                                                              venham a produzir SUVs no país, como Audi, BMW, Land Rover,
                                                              Hyundai e Mercedes-Benz, se interessem pelo sistema.



           Checando resultado                                 claro, atesta a qualidade do carro que - em breve - será usado
                                                              também por brasileiros, porém, a Latin NCAP já avisou que assim
           Na primeira avaliação de segurança feita pelo Latin NCAP, o novo   que o carro começar a ser comercializado o teste será refeito.
           Volkswagen up!, que será lançado no próximo mês de março,   A alegação é que o modelo avaliado foi retirado por um
           recebeu cinco estrelas, ou seja, a nota máxima da entidade. Isso,   auditor da entidade de um lote que estava pronto para ser
                                                                     enviado para as concessionárias da marca, e os critérios
                                                                     da NCAP diz que o veículo tem que ser avaliado após
                                                                     o início das vendas com carros que já estão sendo
                                                                     utilizados pelos consumidores.
                                                                       A nova avaliação, que também será patrocinada pela
                                                                     Volkswagen, ainda não tem data marcada, porém, terá
                                                                     procedimento totalmente diferente da primeira análise.
                                                                     O Latin NCAP comprará um up! de forma anônima em
                                                                     um concessionário da marca, para depois enviá-lo aos
                                                                     laboratórios do ADAC, na Alemanha, para a realização dos
                                                                     testes de impacto. Todas as despesas serão reembolsadas
                                                                     pelo fabricante. Como resultado final das avaliações, será
                                                                     considerada válida a menor nota obtida entre os dois
                                                                     testes. Além dos testes patrocinados pelas fabricantes, o
                                                                     Latin NCAP também realiza as suas próprias avaliações. A
                                                                     entidade compra anonimamente um determinado carro,
                                                                     sempre entre os mais vendidos do mercado, e assume os
                                                                     custos dos testes.

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