Page 11 - Revista EAA - Edição 57
P. 11

Estado-da-arte                                     a fabricar seus carros em sua sede de Gaydon, em
                                                              Warwickshire, Inglaterra. As empresas também trabalham
           A Daimler AG, a Mercedes-AMG GmbH e a Aston Martin   no sentido de ampliar os termos dessa cooperação para o
           Lagonda Ltd. assinaram um acordo de parceria técnica   fornecimento de componentes elétricos e eletrônicos, além
           e cooperação para o fornecimento de motores alemães   de pesquisar outras áreas de cooperação para o futuro. Para
           V-8 feitos sob medida para os carros esportivos de luxo   a Aston Martin, que está celebrando seu centenário, essa
           produzidos pela empresa inglesa. Um dos objetivos dessa   parceria vai proporcionar à próxima geração dos esportivos
           cooperação estabelece que os motores produzidos na   de luxo da marca um melhor desempenho e características
           Alemanha venham a acrescentar tecnologia de ponta para os   de estado-da-arte, mas mantendo o caráter e o estilo de um
           veículos Aston Martin, além de combinar alto desempenho   Aston Martin. Na AMG, cada motor é tradicionalmente feito
           e eficiência em termos de economia de combustível. Os   à mão, de acordo com a filosofia de “um homem, um motor”.
           motores serão desenvolvidos e produzidos pela Mercedes-  Isto significa que um técnico é responsável pela montagem
           Benz AMG e entregues para a Aston Martin, que continuará   completa de um motor.



           Mais segurança                                     e comerciantes desses bancos que dispõem do sistema
                                                              Isofix, exclusivo ou como alternativa à fixação pelo cinto de
           Uma publicação do Diário Oficial da União confirmou os   segurança, terão um prazo (ainda a ser estabelecido) para
           requisitos mínimos de segurança do Isofix – sistema de   adequar-se às novas regras.
           fixação para cadeirinhas infantis que é utilizado em parte da   Uma consulta em mercados mundiais indica que há anos
           frota de veículos brasileiros. A portaria do Instituto Nacional   o sistema que foi
           de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 18/2014   inventado em 1997
           definiu os parâmetros de segurança do Isofix na certificação   pelo fabricante de
           compulsória, para complementar o regulamento dos   produtos infantis
           dispositivos das cadeirinhas.                      Britax/Römer, em
            Ainda assim, a regulamentação não inibe a venda de   parceria com a
           bancos para crianças que possuem somente o sistema de   Volkswagen, se
           fixação por meio do cinto de segurança, mas a eficácia   tornou quase um
           do sistema Isofix levou a entidade evoluir o programa de   padrão na Europa.
           certificação de tais bancos e permitindo os dois sistemas   Entretanto, somente
           de fixação. Para que se possa usar o Isofix, tanto os   a partir de 2011 o
           bancos quanto os automóveis precisam ter o sistema e,   uso do sistema Isofix
           no momento, somente 5% dos veículos nacionais e cinco   foi regulamentado
           modelos de cadeirinha dispõem do sistema de ancoragem   pela Comunidade
           de fixação rápida. Fabricantes nacionais, importadores   Europeia.

                                                                                                           11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16