Page 8 - Revista EAA - Edição 58
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           Três cilindros                                     Investindo em parcerias

           em Le Mans                                           uma iniciativa de promoção da pesquisa avançada na área

                                                              de engenharia de materiais começa a gerar os primeiros
            A nissan revelou o motor a gasolina que fará parte do trem   frutos em minas Gerais. Criado pela Companhia Brasileira
           motriz do seu protótipo híbrido ZeoD rC (Zero emission on   de metalurgia e mineração – CBmm - em parceria com o
           Demand racing Car), com o qual vai participar da prova 24   Centro de tecnologia senai/Cetec, do serviço nacional
           horas de le mans deste ano, nos dias 14 e 15 de junho. trata-se   de Aprendizagem industrial, o programa está apoiando
           do DiG-t r, o três cilindros de 1,5 litro, com injeção direta de   o desenvolvimento de projetos em nível de mestrado e
           combustível e turbocompressor, que rende 400 cv de potência.   doutorado, principalmente junto à escola de minas da ufop,
           A fabricante japonesa será a primeira do mundo a competir em   universidade Federal de ouro Preto. Diretamente ligado à
           uma categoria de alto nível com um motor dessa arquitetura.  redemat – rede temática em engenharia de materiais –,
            supercompacto, o DiG-t r pesa somente 40 kg e, com   o programa também conta com a participação da uemG,
           dimensões de 500x400x200 mm, seria facilmente transportado   universidade do estado de minas Gerais, e já mostra os seus
           como bagagem de mão na maioria das companhias aéreas.   primeiros resultados. Apresentada no segundo semestre de
           Girando até 7.500 rpm, o DiG-t r produz 38,7 kgfm de torque   2013, a dissertação sobre os efeitos do nióbio na ductilidade
           máximo e, hoje, sua relação de peso-potência de incríveis   a quente do aço inoxidável marcou a conclusão do mestrado
           10 cv/kg é melhor do que a dos novos motores utilizados na   do estudante Adir Garcia reis. o trabalho teve a orientação
           Fórmula 1 a partir deste ano.                      da dra. margareth spangler Andrade, diretora do instituto de
            Combinado a ele, a nissan vai utilizar um sistema de   inovação em metalurgia e ligas especiais do senai/Cetec.
           propulsão elétrica que emprega a mesma tecnologia de   Além de Adir, três outros estudantes desenvolvem os seus
           baterias de íons de lítio do leaf, seu modelo híbrido de série;   projetos com apoio da CBmm, com trabalhos também ligados
           além de novas variações de tecnologias eletromotrizes que   às aplicações do nióbio a materiais como os aços inoxidáveis.
           fazem parte de seu plano de retorno à categoria lmP1. tanto no
           modo a gasolina quanto no elétrico, a potência será transmitida   Polímeros para
           pela mesma caixa de câmbio de cinco marchas.
            entretanto, o ZeoD rC não funciona como um híbrido   aeronaves
           convencional. A energia recuperada nas frenagens será usada
           somente durante uma volta completa no circuito de 13,6 km,   A China terá uma grande demanda por aviões comerciais
           movida apenas por eletricidade,                    nos próximos 20 anos, e a previsão é de que as companhias
           a cada série de voltas entre os                    aéreas chinesas vão precisar de cerca de cinco mil
           reabastecimentos de combustível                    novas aeronaves durante esse período. em função desse
           (turnos). segundo a fábrica,                       crescimento, a Commercial Aircraft Corporation of China
           nessa volta, o ZeoD poderá                         (Comac) resolveu especificar novos materiais poliméricos para
           atingir os 300 km/h na reta                        seu novo avião comercial de corredor único, o C919, com
           mulsanne.                                          lançamento previsto para 2016. Para atender à solicitação,
                                                              a victrex, líder em soluções de polímero PeeK, foi escolhida
                                                              para colaborar na identificação de soluções viCtreX®PeeK
                                                              que possam produzir um avião seguro, facilmente montado
                                                              e de baixo de consumo de combustível. Com décadas de
                                                              experiência, a victrex continua a monitorar as tendências do
                                                              setor, fornecendo soluções em resina e formatos de produtos
                                                              semiacabados para a fabricação de aviões comerciais. seus
                                                              produtos se destacam na substituição de metais e outros
                                                              plásticos dada a sua elevada relação resistência-peso,
                                                              excelente resistência química, baixa combustão, fumaça   Fotos DivulGAÇão
                                                              e toxicidade das emissões; além de oferecer liberdade de
                                                              desenho para componentes e sistemas.

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