Page 8 - Revista EAA - Edição 58
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Três cilindros Investindo em parcerias
em Le Mans uma iniciativa de promoção da pesquisa avançada na área
de engenharia de materiais começa a gerar os primeiros
A nissan revelou o motor a gasolina que fará parte do trem frutos em minas Gerais. Criado pela Companhia Brasileira
motriz do seu protótipo híbrido ZeoD rC (Zero emission on de metalurgia e mineração – CBmm - em parceria com o
Demand racing Car), com o qual vai participar da prova 24 Centro de tecnologia senai/Cetec, do serviço nacional
horas de le mans deste ano, nos dias 14 e 15 de junho. trata-se de Aprendizagem industrial, o programa está apoiando
do DiG-t r, o três cilindros de 1,5 litro, com injeção direta de o desenvolvimento de projetos em nível de mestrado e
combustível e turbocompressor, que rende 400 cv de potência. doutorado, principalmente junto à escola de minas da ufop,
A fabricante japonesa será a primeira do mundo a competir em universidade Federal de ouro Preto. Diretamente ligado à
uma categoria de alto nível com um motor dessa arquitetura. redemat – rede temática em engenharia de materiais –,
supercompacto, o DiG-t r pesa somente 40 kg e, com o programa também conta com a participação da uemG,
dimensões de 500x400x200 mm, seria facilmente transportado universidade do estado de minas Gerais, e já mostra os seus
como bagagem de mão na maioria das companhias aéreas. primeiros resultados. Apresentada no segundo semestre de
Girando até 7.500 rpm, o DiG-t r produz 38,7 kgfm de torque 2013, a dissertação sobre os efeitos do nióbio na ductilidade
máximo e, hoje, sua relação de peso-potência de incríveis a quente do aço inoxidável marcou a conclusão do mestrado
10 cv/kg é melhor do que a dos novos motores utilizados na do estudante Adir Garcia reis. o trabalho teve a orientação
Fórmula 1 a partir deste ano. da dra. margareth spangler Andrade, diretora do instituto de
Combinado a ele, a nissan vai utilizar um sistema de inovação em metalurgia e ligas especiais do senai/Cetec.
propulsão elétrica que emprega a mesma tecnologia de Além de Adir, três outros estudantes desenvolvem os seus
baterias de íons de lítio do leaf, seu modelo híbrido de série; projetos com apoio da CBmm, com trabalhos também ligados
além de novas variações de tecnologias eletromotrizes que às aplicações do nióbio a materiais como os aços inoxidáveis.
fazem parte de seu plano de retorno à categoria lmP1. tanto no
modo a gasolina quanto no elétrico, a potência será transmitida Polímeros para
pela mesma caixa de câmbio de cinco marchas.
entretanto, o ZeoD rC não funciona como um híbrido aeronaves
convencional. A energia recuperada nas frenagens será usada
somente durante uma volta completa no circuito de 13,6 km, A China terá uma grande demanda por aviões comerciais
movida apenas por eletricidade, nos próximos 20 anos, e a previsão é de que as companhias
a cada série de voltas entre os aéreas chinesas vão precisar de cerca de cinco mil
reabastecimentos de combustível novas aeronaves durante esse período. em função desse
(turnos). segundo a fábrica, crescimento, a Commercial Aircraft Corporation of China
nessa volta, o ZeoD poderá (Comac) resolveu especificar novos materiais poliméricos para
atingir os 300 km/h na reta seu novo avião comercial de corredor único, o C919, com
mulsanne. lançamento previsto para 2016. Para atender à solicitação,
a victrex, líder em soluções de polímero PeeK, foi escolhida
para colaborar na identificação de soluções viCtreX®PeeK
que possam produzir um avião seguro, facilmente montado
e de baixo de consumo de combustível. Com décadas de
experiência, a victrex continua a monitorar as tendências do
setor, fornecendo soluções em resina e formatos de produtos
semiacabados para a fabricação de aviões comerciais. seus
produtos se destacam na substituição de metais e outros
plásticos dada a sua elevada relação resistência-peso,
excelente resistência química, baixa combustão, fumaça Fotos DivulGAÇão
e toxicidade das emissões; além de oferecer liberdade de
desenho para componentes e sistemas.
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