Page 10 - Revista EAA - Edição 58
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notícias
Inmetro e SAE BRASIL
o inmetro (instituto nacional de metrologia, Qualidade e
tecnologia) publicou uma portaria com a regulamentação que
estipula requisitos mínimos de segurança para a fabricação,
importação e venda de materiais de atrito destinados aos
freios dos veículos. o potencial de risco por conta do não
atendimento de requisitos mínimos de segurança foi o principal
motivo para a tomada da determinação. Pode-se afi rmar que
parte da decisão dessa regulamentação teve o seu início
anos atrás, por ocasião de uma apresentação ocorrida em um da Associação Brasileira de normas técnicas (ABnt), para uma
evento promovido pela seção Caxias do sul, da sAe BrAsil. eventual transformação em norma, o que acabou por ser feito.
o palestrante explanava sobre a inefi ciência e periculosidade Posteriormente, a norma veio a ser discutida com o inmetro,
desses itens, o que motivou a entidade a criar a Comissão que optou pela certifi cação obrigatória para as peças vendidas
técnica de Freios para discutir o assunto. no mercado de reposição. Fabricantes e importadores terão
o procedimento elaborado pela comissão foi entregue às até 24 meses, a partir da publicação da portaria (28 de janeiro),
autoridades sugerindo a obrigatoriedade da certifi cação para para adequar a sua produção aos novos padrões. A partir desse
pastilhas de freios e materiais de atrito para o mercado de prazo, as peças em estoque têm mais seis meses para serem
reposição. o estudo foi entregue ao Comitê Brasileiro 05 (CB 05), vendidas aos distribuidores.
Sem ar
o pneu michelin tweel foi selecionado como uma das 50
melhores inovações tecnológicas de 2013 pela revista science.
o tweel (tire and wheel, pneu e roda) não é exatamente uma
novidade e, quando foi apresentado pela empresa francesa em
2005, recebeu o troféu hall of Fame por ter sido considerada
a mais surpreendente das invenções daquele ano. o tweel foi
desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da michelin, em Greenville,
na Carolina do sul, estados unidos. Apesar de a sua primeira
aparição ter sido realizada em um Audi, a empresa estuda várias
aplicações para o pneu, desde cadeira de rodas até veículos
militares. sua grande vantagem é o fato de ser imune a furos, já que
não existe ar em seu interior. mas também já levantou algumas
polêmicas: ele passaria com tranquilidade sobre as barreiras
perfuradoras de pneus da polícia americana. sua construção
se resume a uma estrutura rígida que vai conectada à banda
rodagem por meio de raios fl exíveis e deformáveis de poliuretano,
tudo funcionando como uma única unidade. Desde 2012, o tweel
está sendo comercializado no Canadá e estados unidos para o
uso em minicarregadeiras voltadas para construção, paisagismo,
reciclagem e indústria agrícola. em 2011, a Bridgestone também
apresentou a sua versão conceitual com tecnologia air-free (sem
ar). ele é construído com resinas termoplásticas reutilizáveis, que
se tornam fl exíveis quando aquecidas, podendo ser moldadas em
formatos diversos por mais de uma vez. A borracha da banda de Fotos DivulGAÇão
rodagem também é 100% reciclável.
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