Page 10 - Revista EAA - Edição 58
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           Inmetro e SAE BRASIL


            o inmetro (instituto nacional de metrologia, Qualidade e
           tecnologia) publicou uma portaria com a regulamentação que
           estipula requisitos mínimos de segurança para a fabricação,
           importação e venda de materiais de atrito destinados aos
           freios dos veículos. o potencial de risco por conta do não
           atendimento de requisitos mínimos de segurança foi o principal
           motivo para a tomada da determinação. Pode-se afi rmar que
           parte da decisão dessa regulamentação teve o seu início
           anos atrás, por ocasião de uma apresentação ocorrida em um   da Associação Brasileira de normas técnicas (ABnt), para uma
           evento promovido pela seção Caxias do sul, da sAe BrAsil.   eventual transformação em norma, o que acabou por ser feito.
           o palestrante explanava sobre a inefi ciência e periculosidade   Posteriormente, a norma veio a ser discutida com o inmetro,
           desses itens, o que motivou a entidade a criar a Comissão   que optou pela certifi cação obrigatória para as peças vendidas
           técnica de Freios para discutir o assunto.         no mercado de reposição. Fabricantes e importadores terão
            o procedimento elaborado pela comissão foi entregue às   até 24 meses, a partir da publicação da portaria (28 de janeiro),
           autoridades sugerindo a obrigatoriedade da certifi cação para   para adequar a sua produção aos novos padrões. A partir desse
           pastilhas de freios e materiais de atrito para o mercado de   prazo, as peças em estoque têm mais seis meses para serem
           reposição. o estudo foi entregue ao Comitê Brasileiro 05 (CB 05),   vendidas aos distribuidores.


                                                              Sem ar


                                                                o pneu michelin tweel foi selecionado como uma das 50
                                                              melhores inovações tecnológicas de 2013 pela revista science.
                                                              o tweel (tire and wheel, pneu e roda) não é exatamente uma
                                                              novidade e, quando foi apresentado pela empresa francesa em
                                                              2005, recebeu o troféu hall of Fame por ter sido considerada
                                                              a mais surpreendente das invenções daquele ano. o tweel foi
                                                              desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da michelin, em Greenville,
                                                              na Carolina do sul, estados unidos. Apesar de a sua primeira
                                                              aparição ter sido realizada em um Audi, a empresa estuda várias
                                                              aplicações para o pneu, desde cadeira de rodas até veículos
                                                              militares. sua grande vantagem é o fato de ser imune a furos, já que
                                                              não existe ar em seu interior. mas também já levantou algumas
                                                              polêmicas: ele passaria com tranquilidade sobre as barreiras
                                                              perfuradoras de pneus da polícia americana. sua construção
                                                              se resume a uma estrutura rígida que vai conectada à banda
                                                              rodagem por meio de raios fl exíveis e deformáveis de poliuretano,
                                                              tudo funcionando como uma única unidade. Desde 2012, o tweel
                                                              está sendo comercializado no Canadá e estados unidos para o
                                                              uso em minicarregadeiras voltadas para  construção, paisagismo,
                                                              reciclagem e indústria agrícola. em 2011, a Bridgestone também
                                                              apresentou a sua versão conceitual com tecnologia air-free (sem
                                                              ar). ele é construído com resinas termoplásticas reutilizáveis, que
                                                              se tornam fl exíveis quando aquecidas, podendo ser moldadas em
                                                              formatos diversos por mais de uma vez. A borracha da banda de   Fotos DivulGAÇão
                                                              rodagem também é 100% reciclável.

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