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SEÇÃO CAxIAS DO SUL
Colloquium de Suspensões e Implementos Rodoviários
discutiu novas tecnologias e tendências do setor
Realizado em Caxias do Sul (RS), no pie, Ph.D., pesquisador científico da
período de 7 a 9 de maio, o 8º Collo- Universidade de Michigan e uma das
quium Internacional SAE BRASIL principais referências mundiais na área
de Suspensões e Implementos Rodo- de suspensão, que falou sobre Efeitos
viários & Mostra de Engenharia su- da Dinâmica Veicular em Veículos
perou as expectativas da organização Comerciais. Depois de historiar os
quanto ao público e à qualidade dos 17 avanços da área nos últimos 75 anos,
trabalhos técnicos apresentados, dos Gillespie destacou que o momento é
dois painéis realizados e da palestra de de incorporação de controles eletrôni-
abertura. Aproximadamente 400 enge- cos aos veículos, que têm a função de
nheiros e estudantes se reuniram para auxiliar na prevenção de acidentes. Os
conhecer e debater novas tecnologias, principais estão ligados à frenagem,
bem como aspectos relacionados à le- tração e estabilidade. Comentou, ain-
gislação do setor de transporte pesado. da, sobre os sistemas de sensoriamento
Além disso, tiveram contato com pro- remoto, que identificam situações que Esequiel Armiliato, chairperson
dutos e serviços apresentados por 31 ocorrem no entorno dos veículos. E do colloquium
empresas participantes da Mostra de acredita que já em 2018 os veículos es-
Engenharia e experimentaram cami- tarão conectados entre si, transmitindo próprio caminhão. Valter Zanela Tani,
nhões da Mercedes-Benz no campo e trocando informações. E projetou coordenador do Projeto de Pesagem
de provas das Empresas Randon. para 2020 o início da produção efeti- em Movimento, iniciativa do Depar-
A palestra de abertura do evento va de veículos autônomos, tecnologia tamento Nacional de Infraestrutura
foi conduzida por Thomas Gilles- em desenvolvimento desde 2004. Atu- Terrestre (DNIT) e da Universidade
almente, quatro unidades já circulam Federal de Santa Catarina, explicou as
legalmente pelos Estados Unidos. diretrizes do governo federal para fis-
O segundo painel, conduzido por calizar o excesso de peso nas rodovias.
Renato Mastrobuono, diretor de Se- Uma das ações é o Projeto Integrado
ções Regionais da SAE BRASIL, Automatizado de Fiscalização (Piaf).
abordou o tema Balança Embarcada, Segundo ele, o governo já licitou dois
equipamento que é acoplado ao cami- lotes na Bahia e no Espírito Santo,
nhão para o controle de carga. Frederi- cada um com três postos. Ele acredi-
co Toigo, diretor operacional da Toigo ta que, a partir da assinatura da ordem
Sistemas Automotivos, fez a apresen- de serviço, serão necessários 12 meses
tação de produto desenvolvido pela para colocar os postos em funciona-
empresa para atender a essa demanda. mento. Veículos pré-selecionados via
Eduardo Oliveira, chefe de desenvol- sensores passarão, em velocidade de
vimento de sistemas elétricos, cabines até 60 km/h, por rampa lateral loca-
e chassis da Scania, detalhou as inicia- lizada nos postos. Caso seja detectada
tivas do fabricante, em conjunto com alguma anormalidade, o veículo irá FOTOS CLEITON THIELI
Sandro Trentin, diretor regional empresa de mineração, para gerar sis- para a balança para confirmar o peso.
da Seção Caxias do Sul temas de gerenciamento de carga no Os postos estarão conectados com o
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