Page 12 - Revista EAA - Edição 61
P. 12
ABERTURA
De engenherio para engenheiro
Evento reuniu 10 mil profissionais da mobilidade que,
durante três dias, puderam conferir novidades e soluções Host
da indústria e também da academia para problemas
relacionados aos transportes
TEXTO CLÉA MARTINS, DIOGO SILVA, PATRÍCIA LARSEN E SARA PUERTA Co-Host
FOTOS RUY IZATUGU
elo 23º ano consecutivo, a SAE BRASIL abriu as portas do maior encontro e exposição Center. “É um espaço fantástico onde, além
Pde engenharia do Hemisfério Sul, o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de conhecer mais sobre novas tecnologias,
de Tecnologia da Mobilidade. Neste ano, o tema do evento, “Construindo a mobilidade o visitante ainda pôde testá-las”, explicou.
inteligente – os veículos do futuro”, propiciou discussões sobre o amanhã da mobilida- Entre as novas tecnologias apresen-
de, as mudanças que devem impactar essa indústria nos próximos anos e os passos que tadas e testadas no Experience Center,
precisam ser dados para que o setor de transportes não fique aquém das expectativas estavam dois veículos elétricos – um
da sociedade. Agrale e outro Renault, o sistema de au-
Realizado de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, no Pavilhão Vermelho do Expo tomação da direção CaRINA – acoplado a
Center Norte, em São Paulo, o evento, que é dirigido a engenheiros, executivos, consul- um Fiat Weekend – e um novo sistema de
tores e acadêmicos, recebeu cerca de 10 mil visitantes. “Apesar da desaceleração do mer- frenagem da Honda, que corrige a freada
cado e da Copa do Mundo, fatores nada favoráveis para a indústria, estamos aqui graças errada do piloto.
ao empenho de vocês, empresas e profissionais que acreditam na engenharia. Este é um Entre as atividades já tradicionais do
momento sem precedentes para a indústria da mobilidade e o Congresso materializa esse evento, foram realizados 17 painéis, nos
espírito”, afirmou Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e do Grupo Schaeffler para quais profissionais de vários segmentos do
América do Sul, durante a abertura do evento. setor de mobilidade discutiram temas de
Como já é de costume, este ano, o Congresso, presidido pelo engenheiro Astor Milton fundamental relevância não apenas para
Schmitt, consultor e representante da Randon Implementos e Participações junto à CNI- suas áreas, como para todo o país. Neste
-MEI (Confederação Nacional da Indústria – Mobilização Empresarial pela Inovação), tam- ano, os painéis realizados foram: Presiden-
bém apresentou novidades em sua formatação. A principal delas foi o espaço Experience tes, Engenheiros-Chefe, Internacional, Ae-
roespacial, Caminhões e Ônibus, Compras,
Educação de Engenharia, Ferroviário, Lo-
Presidentes do Congresso, da SAE BRASIL, da SAE International e demais
gística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e
autoridades na cerimônia de descerramento da fita na abertura do evento
de Construção, Motorsport, Qualidade, Se-
gurança Veicular, Tecnologia da Informa-
ção, Telemática e Infotainment, e Veículos
Elétricos e Híbridos.
A participação acadêmica, um dos
principais motes do Congresso, foi cele-
brada tanto na mostra – na qual jovens
estudantes de engenharia participam de
diferentes competições promovidas pela
SAE BRASIL junto às universidades e esco-
las de ensino médio – como na Demoiselle
SAE, a Fórmula SAE Elétrico, a Fórmula SAE
Combustão, a Aerodesign SAE e a Baja SAE,
quanto nas dezenas de seções técnicas.
Neste ano, aliás, 144 papers (trabalhos
técnicos) inéditos, 135 deles de autores
12