Page 12 - Revista EAA - Edição 61
P. 12

ABERTURA
           De engenherio para engenheiro







           Evento reuniu 10 mil profissionais da mobilidade que,
           durante três dias, puderam conferir novidades e soluções            Host
           da indústria e também da academia para problemas
           relacionados aos transportes
           TEXTO CLÉA MARTINS, DIOGO SILVA, PATRÍCIA LARSEN E SARA PUERTA       Co-Host
           FOTOS RUY IZATUGU

             elo 23º ano consecutivo, a SAE BRASIL abriu as portas do maior encontro e exposição   Center. “É um espaço fantástico onde, além
          Pde engenharia do Hemisfério Sul, o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL   de conhecer mais sobre novas tecnologias,
           de Tecnologia da Mobilidade. Neste ano, o tema do evento, “Construindo a mobilidade   o visitante ainda pôde testá-las”, explicou.
           inteligente – os veículos do futuro”, propiciou discussões sobre o amanhã da mobilida-  Entre as novas tecnologias apresen-
           de, as mudanças que devem impactar essa indústria nos próximos anos e os passos que   tadas e testadas no Experience Center,
           precisam ser dados para que o setor de transportes não fique aquém das expectativas   estavam dois veículos elétricos – um
           da sociedade.                                                       Agrale e outro Renault, o sistema de au-
             Realizado de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, no Pavilhão Vermelho do Expo   tomação da direção CaRINA – acoplado a
           Center Norte, em São Paulo, o evento, que é dirigido a engenheiros, executivos, consul-  um Fiat Weekend – e um novo sistema de
           tores e acadêmicos, recebeu cerca de 10 mil visitantes. “Apesar da desaceleração do mer-  frenagem da Honda, que corrige a freada
           cado e da Copa do Mundo, fatores nada favoráveis para a indústria, estamos aqui graças   errada do piloto.
           ao empenho de vocês, empresas e profissionais que acreditam na engenharia. Este é um   Entre as atividades já tradicionais do
           momento sem precedentes para a indústria da mobilidade e o Congresso materializa esse   evento, foram realizados 17 painéis, nos
           espírito”, afirmou Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e do Grupo Schaeffler para   quais profissionais de vários segmentos do
           América do Sul, durante a abertura do evento.                       setor de mobilidade discutiram temas de
             Como já é de costume, este ano, o Congresso, presidido pelo engenheiro Astor Milton   fundamental relevância não apenas para
           Schmitt, consultor e representante da Randon Implementos e Participações junto à CNI-  suas áreas, como para todo o país. Neste
           -MEI (Confederação Nacional da Indústria – Mobilização Empresarial pela Inovação), tam-  ano, os painéis realizados foram: Presiden-
           bém apresentou novidades em sua formatação. A principal delas foi o espaço Experience   tes, Engenheiros-Chefe, Internacional, Ae-
                                                                               roespacial, Caminhões e Ônibus, Compras,
                                                                               Educação de Engenharia, Ferroviário, Lo-
           Presidentes do Congresso, da SAE BRASIL, da SAE International e demais
                                                                               gística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e
           autoridades na cerimônia de descerramento da fita na abertura do evento
                                                                               de Construção, Motorsport, Qualidade, Se-
                                                                               gurança Veicular, Tecnologia da Informa-
                                                                               ção, Telemática e Infotainment, e Veículos
                                                                               Elétricos e Híbridos.
                                                                                  A participação acadêmica, um dos
                                                                               principais  motes  do  Congresso, foi  cele-
                                                                               brada  tanto na  mostra –  na qual  jovens
                                                                               estudantes de engenharia participam de
                                                                               diferentes competições promovidas pela
                                                                               SAE BRASIL junto às universidades e esco-
                                                                               las de ensino médio – como na Demoiselle
                                                                               SAE, a Fórmula SAE Elétrico, a Fórmula SAE
                                                                               Combustão, a Aerodesign SAE e a Baja SAE,
                                                                               quanto nas dezenas de seções técnicas.
                                                                                  Neste ano, aliás, 144 papers (trabalhos
                                                                               técnicos) inéditos, 135 deles de autores

           12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17