Page 14 - Revista EAA - Edição 63
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PRÊMIO





           De Minas para o mundo






           CÂMBIO CVT BRASILEIRO                São realmente muitas tarefas e Ale-  Processos e, atualmente, cursa pós-
           REVOLUCIONÁRIO GANHA              xandre confessa que “está atrasado para   -graduação em Análise Ambiental.
           PRÊMIO EM CONCURSO                se formar em engenharia mecânica”.
           DE INOVAÇÕES DE UMA                  Em outubro de 2014, Alexandre e   Trabalhando em silêncio
           EMPRESA FRANCESA                  sua namorada, na época, Ana Caroli-  O concurso pedia ideias inovadoras
           JOSIAS SILVEIRA                   na de Sá Campos, de 26 anos, foram   e protótipos que  “deixassem os car-
                                             a Paris para a final do concurso e re-  ros mais inteligentes e intuitivos até
                                             ceberam seu prêmio, após disputarem   2030”. Enquanto a maioria dos parti-
           Um estudante de engenharia mecâni-  com quase 1.000 concorrentes, exatas   cipantes preferiu trabalhar com a par-
           ca da Universidade Federal de Minas   969 equipes de todo o mundo.  te eletrônica – de conforto, segurança,
           Gerais gosta de ser multitarefa. O mi-  A dupla brasileira, batizada de Sa-  gerenciamento de motor/câmbio ou
           neiro Alexandre Marques Bemquerer,   dec Team, foi a vencedora do  Valeo   interação com o veículo –, Alexandre
           de 25 anos, tem como hobby ser um   Innovation Challenge (Desafio Valeo   escolheu a velha parte mecânica. Se-
           luthier, um fabricante artesanal de   de Inovação) com um projeto revolu-  gundo ele, “motor e transmissão são
           violinos.  Também trabalha em uma   cionário de câmbio automático CVT   o coração do veículo, uma área difícil
           empresa onde faz consultoria e perícia   (Continuoulsy Variable Transmission,   de conseguir inventar algo novo, pois
           em elevadores. Com tudo isso, além   Transmissão Continuamente  Variá-  vem sendo explorada e consolidada
           de estudar engenharia, ele ainda con-  vel). Duas equipes canadenses ficaram   há mais de um século”. Por outro lado,
           seguiu tempo para ganhar um ótimo   empatadas em segundo lugar, ganhan-  “criar um projeto nessa área conta-
           prêmio internacional (de 100.000 eu-  do 10.000 euros cada.         va pontos a nosso favor”. Deu certo.
           ros, quase 300.000 reais), em um con-  Enquanto Alexandre cuidava da   Apesar de existirem vários câmbios
           curso promovido pela francesa Valeo,   parte técnica e desenvolvimento do   CVT em produção e uso, tanto em
           que também atua no Brasil, uma for-  projeto e protótipo, Ana Carolina fi-  automóveis quanto em veículos de
           necedora de componentes para a in-  cava com a área administrativa e bu-  duas rodas, como os scooters, o pro-
           dústria de veículos.              rocrática da dupla. Ana é formada em   jeto de Alexandre saiu totalmente do
                                                                               já conhecido.
                                                                                  Ele fica mais mineiro ainda quan-
                                                                               do se pede mais explicações sobre o
                                                                               seu CVT, e passa a esconder detalhes.
                                                                               Mas a razão é compreensível. Seu pro-
                                                                               jeto está sendo patenteado, com auxílio
                                                                               da Valeo, e até que a patente esteja to-
                                                             Alexandre         talmente registrada, Alexandre precisa
                                                             Bemquerer         manter sigilo.
                                                             durante a            Mas forneceu boas dicas para os
                                                             cerimônia         que gostam de pensar em inovações.
                                                             que premiou          Ao contrário do CVT convencio-
                                                             o projeto         nal, não há contato mecânico entre os
                                                             revolucionário    eixos. Normalmente, um CVT utiliza
                                                             de câmbio         uma correia (ou corrente especial) que
                                                             automático        trabalha entre polias de diâmetro va-
                                                             CVT da dupla      riável. A movimentação de cada polia,  FOTOS DANI LOPES
                                                             brasileira        se afastando ou aproximando, altera


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