Page 14 - Revista EAA - Edição 63
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PRÊMIO
De Minas para o mundo
CÂMBIO CVT BRASILEIRO São realmente muitas tarefas e Ale- Processos e, atualmente, cursa pós-
REVOLUCIONÁRIO GANHA xandre confessa que “está atrasado para -graduação em Análise Ambiental.
PRÊMIO EM CONCURSO se formar em engenharia mecânica”.
DE INOVAÇÕES DE UMA Em outubro de 2014, Alexandre e Trabalhando em silêncio
EMPRESA FRANCESA sua namorada, na época, Ana Caroli- O concurso pedia ideias inovadoras
JOSIAS SILVEIRA na de Sá Campos, de 26 anos, foram e protótipos que “deixassem os car-
a Paris para a final do concurso e re- ros mais inteligentes e intuitivos até
ceberam seu prêmio, após disputarem 2030”. Enquanto a maioria dos parti-
Um estudante de engenharia mecâni- com quase 1.000 concorrentes, exatas cipantes preferiu trabalhar com a par-
ca da Universidade Federal de Minas 969 equipes de todo o mundo. te eletrônica – de conforto, segurança,
Gerais gosta de ser multitarefa. O mi- A dupla brasileira, batizada de Sa- gerenciamento de motor/câmbio ou
neiro Alexandre Marques Bemquerer, dec Team, foi a vencedora do Valeo interação com o veículo –, Alexandre
de 25 anos, tem como hobby ser um Innovation Challenge (Desafio Valeo escolheu a velha parte mecânica. Se-
luthier, um fabricante artesanal de de Inovação) com um projeto revolu- gundo ele, “motor e transmissão são
violinos. Também trabalha em uma cionário de câmbio automático CVT o coração do veículo, uma área difícil
empresa onde faz consultoria e perícia (Continuoulsy Variable Transmission, de conseguir inventar algo novo, pois
em elevadores. Com tudo isso, além Transmissão Continuamente Variá- vem sendo explorada e consolidada
de estudar engenharia, ele ainda con- vel). Duas equipes canadenses ficaram há mais de um século”. Por outro lado,
seguiu tempo para ganhar um ótimo empatadas em segundo lugar, ganhan- “criar um projeto nessa área conta-
prêmio internacional (de 100.000 eu- do 10.000 euros cada. va pontos a nosso favor”. Deu certo.
ros, quase 300.000 reais), em um con- Enquanto Alexandre cuidava da Apesar de existirem vários câmbios
curso promovido pela francesa Valeo, parte técnica e desenvolvimento do CVT em produção e uso, tanto em
que também atua no Brasil, uma for- projeto e protótipo, Ana Carolina fi- automóveis quanto em veículos de
necedora de componentes para a in- cava com a área administrativa e bu- duas rodas, como os scooters, o pro-
dústria de veículos. rocrática da dupla. Ana é formada em jeto de Alexandre saiu totalmente do
já conhecido.
Ele fica mais mineiro ainda quan-
do se pede mais explicações sobre o
seu CVT, e passa a esconder detalhes.
Mas a razão é compreensível. Seu pro-
jeto está sendo patenteado, com auxílio
da Valeo, e até que a patente esteja to-
Alexandre talmente registrada, Alexandre precisa
Bemquerer manter sigilo.
durante a Mas forneceu boas dicas para os
cerimônia que gostam de pensar em inovações.
que premiou Ao contrário do CVT convencio-
o projeto nal, não há contato mecânico entre os
revolucionário eixos. Normalmente, um CVT utiliza
de câmbio uma correia (ou corrente especial) que
automático trabalha entre polias de diâmetro va-
CVT da dupla riável. A movimentação de cada polia, FOTOS DANI LOPES
brasileira se afastando ou aproximando, altera
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