Page 66 - Revista EAA - Edição 64
P. 66
PONTO DE VISTA
A importância
de uma crise
Aprendi, ao longo do tempo, que uma das maneiras para mudar
algo, de forma radical e rápida, é criar uma crise. Toda crise nada
mais é do que uma brutal diferença entre um estado dito atual
para um novo estado. Normalmente, uma crise exige da pessoa
– ou da equipe – um esforço extra para manter o equilíbrio ou
atingir a estabilidade em um novo patamar. Lidamos com fatores
como velocidade, flexibilidade e resiliência, que estão ligados
à nossa capacidade de compreender e aceitar a mudança ou a
necessidade dela.
Quando a crise é externa (social, econômica, política,
mercadológica), entendo que testamos nossa resiliência
corporativa, que nada mais é do que a capacidade de uma
organização em suportar as pressões dessa crise, mantendo certo
SANDRO TRENTIN é diretor
regional da SAE BRASIL - nível de operatividade sustentável, retomando às suas atividades
Seção Caxias do Sull em um novo patamar, com força e vigor.
Podemos também criar uma crise interna, benéfica e que nos
leve a uma mudança de estado e, principalmente, de atitude. A
evolução favorável de uma crise nos conduz ao desenvolvimento e
crescimento, ao reforço dos princípios e valores da organização e
dos indivíduos, bem como à sua capacidade de reação a situações
de mudança.
Entretanto, não existe crise sem risco e aumento de
vulnerabilidade. Portanto, saliento a importância da atitude e do
comportamento das pessoas, especialmente da gestão,
face a momentos como esse.
PODEMOS TAMBÉM
CRIAR UMA CRISE É fundamental a forma como os componentes da
INTERNA, BENÉFICA E crise são vividos, elaborados e como utilizamos algo
QUE NOS LEVE A UMA que no geral é visto de forma negativa, como um fator
MUDANÇA DE ESTADO fundamental para mudar para melhor, para evoluir,
E, PRINCIPALMENTE, para priorizar, para enxugar e ganhar velocidade.
DE ATITUDE. Uma boa crise nos remete a fazer o que sabíamos e
sabemos que deve ser feito e estávamos postergando,
ou mesmo a deixar de fazer tudo que não agrega valor
ao cliente, acionista, funcionários, cadeia produtiva e sociedade.
Aproveite a crise externa para mudar e fazer melhor. Crie uma
crise interna para provocar uma mudança positiva.
66