Page 61 - Revista EAA - Edição 64
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A estratégia e capacidade de gestão sipada pelo escapamento em energia elétrica usada para carregar a bateria.
das equipes também foram avaliadas Este ano, pela primeira vez, o Relatório de Projeto teve sua pontuação divul-
ao extremo em função do apertado gada antes da competição, assim como foram dadas justificativas para as notas
cronograma da competição. Parale- atribuídas. Portanto, no início das provas, já havia um participante em vantagem:
lamente às provas classificatórias e às a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, liderava após a
avaliações dinâmicas, também ocorria apresentação do seu relatório de projeto.
o julgamento do projeto dos veículos. O sábado foi marcado pelo Dynamic Day, que reuniu as provas que avaliaram
Confirmando o rigor destinado às a robustez dos veículos, sua capacidade de tração, velocidade máxima, capacidade
provas teóricas, o comitê organizador de aceleração e manobrabilidade.
convidou alguns dos melhores profis- A prova de tração foi vencida pela equipe Reptiles, da Pontifícia Universidade
sionais da indústria para atuar como Católica do Rio de Janeiro. O torque disponível nas rodas de tração do seu carro
juízes. A correlação entre a teoria apli- foi suficiente para arrastar o trenó de tubos em sua extensão máxima (> 9 m) no
cada no cálculo teórico dos subsistemas menor tempo (5,56 seg). Pode-se concluir que a relação de transmissão aplicada
e o projeto materializado no veículo favorecia o torque nas rodas e não a velocidade final (45 km/h) do veículo carioca.
foi analisada, assim como a postura O carro mais rápido (abaixo) somente deslocou o trenó por cerca de 2,5 m.
do apresentador e sua assertividade ao A prova de velocidade máxima foi vencida pela equipe ITA Omega Baja, do
responder às perguntas estavam entre Instituto Tecnológico da Aeronáutica. O veículo atingiu 50,7 km/h no trajeto. A
os quesitos de avaliação. prova de aceleração foi vencida pela equipe Tec Ilha Baja, da Universidade Es-
A equipe da Universidade Federal tadual Paulista — Campus Ilha Solteira — que percorreu o trajeto definido em
de Minas Gerais (UFMG) venceu a apenas 4,99 segundos.
prova de Apresentação do Projeto. A prova de Suspensão e Tração foi vencida pela equipe da UFMG, que le-
De forma inovadora, o carro conta- vou 39 segundos para cobrir o percurso total, seguida pela Mangue Baja 1 com
va com um conversor termoelétrico
transformando a energia térmica dis-
O rigor das avaliações foi a
tônica desta edição: o comitê
organizador convidou alguns
dos melhores profissionais da
indústria para avaliar os projetos
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