Page 61 - Revista EAA - Edição 64
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A estratégia e capacidade de gestão   sipada pelo escapamento em energia elétrica usada para carregar a bateria.
           das equipes também foram avaliadas   Este ano, pela primeira vez, o Relatório de Projeto teve sua pontuação divul-
           ao extremo em função do apertado   gada antes da competição, assim como foram dadas justificativas para as notas
           cronograma da competição. Parale-  atribuídas. Portanto, no início das provas, já havia um participante em vantagem:
           lamente às provas classificatórias e às   a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, liderava após a
           avaliações dinâmicas, também ocorria   apresentação do seu relatório de projeto.
           o julgamento do projeto dos veículos.   O sábado foi marcado pelo Dynamic Day, que reuniu as provas que avaliaram
           Confirmando o rigor destinado às   a robustez dos veículos, sua capacidade de tração, velocidade máxima, capacidade
           provas teóricas, o comitê organizador   de aceleração e manobrabilidade.
           convidou alguns dos melhores profis-  A prova de tração foi vencida pela equipe Reptiles, da Pontifícia Universidade
           sionais da indústria para atuar como   Católica do Rio de Janeiro. O torque disponível nas rodas de tração do seu carro
           juízes. A correlação entre a teoria apli-  foi suficiente para arrastar o trenó de tubos em sua extensão máxima (> 9 m) no
           cada no cálculo teórico dos subsistemas   menor tempo (5,56 seg). Pode-se concluir que a relação de transmissão aplicada
           e o projeto materializado no veículo   favorecia o torque nas rodas e não a velocidade final (45 km/h) do veículo carioca.
           foi analisada, assim como a postura   O carro mais rápido (abaixo) somente deslocou o trenó por cerca de 2,5 m.
           do apresentador e sua assertividade ao   A prova de velocidade máxima foi vencida pela equipe ITA Omega Baja, do
           responder às perguntas estavam entre   Instituto Tecnológico da Aeronáutica. O veículo atingiu 50,7 km/h no trajeto. A
           os quesitos de avaliação.         prova de aceleração foi vencida pela equipe Tec Ilha Baja, da Universidade Es-
             A equipe da Universidade Federal   tadual Paulista — Campus Ilha Solteira — que percorreu o trajeto definido em
           de Minas Gerais (UFMG) venceu a   apenas 4,99 segundos.
           prova de Apresentação do Projeto.    A prova de Suspensão e Tração foi vencida pela equipe da UFMG, que le-
           De forma inovadora, o carro conta-  vou 39 segundos para cobrir o percurso total, seguida pela Mangue Baja 1 com
           va com um conversor termoelétrico
           transformando a energia térmica dis-































                 O rigor das avaliações foi a
               tônica desta edição: o comitê
               organizador convidou alguns
               dos melhores profissionais da
            indústria para avaliar os projetos


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