Page 6 - Revista EAA - Edição 65
P. 6

NOTÍCIAS
















                                                                               Um litro e 272 cv


                                                                                 A Volkswagen mostrou um estudo a
                                                                               partir da base do motor 1.0 TSI - que equipa
                                                                               Polo e Golf na Europa - que desenvolve a
                                                                               bagatela de 272 cv. Para obter esse valor,
                                                                               que pode ser considerado quase absurdo
           Primeiro do mundo                                                   a partir do pequeno três-cilindros EA211,
                                                                               ele recebeu um turbo monovoluta e um
            Apesar de manter o “status” como um dos países mais poluidores do mundo, a China   outro elétrico denominado E-Booster, que
           começa a rever a sua posição quanto às emissões de gases de efeito estufa. E, entre   operam conjuntamente à semelhança
           outras medidas que vem tomando com relação a isso, acaba de apresentar o primeiro   de um biturbo, mas com entradas e
           trem movido a hidrogênio do mundo. Desenvolvido pela Sifang, tem sua linha de   atuações diferentes. Com uma curva de
           montagem em Qiangdao, província de Shandong. Ainda que seja uma relativa   torque bastante plana, esse fantástico
           novidade para os automóveis e veículos comerciais, a tecnologia ainda não tinha sido   motor chega aos 27 kgf•m. A marca diz
           direcionada para os trens. De acordo com a Sifang, foram precisos dois anos para que a   que o estudo é apenas uma pequena
           empresa, em parceria com instituições de pesquisa conseguisse dominar a tecnologia,   mostra do potencial que ainda pode
           que ainda não tem data para entrar em operação. O trem movido a hidrogênio é   vir a ser desenvolvido para os motores
           atraente para o transporte porque o combustível é abundante e pode ser obtido tanto   a combustão, mas não acena com a
           por fontes renováveis quanto não renováveis. A empresa diz que ele terá autonomia   possibilidade de ele vir a ser produzido
           de 100 km e levará apenas três minutos para ser abastecido.         em curtíssimo prazo.


           Andando sozinho                                                     Os sensores e computadores empregados
                                                                               para o modo autônomo já são usados em
            A Daimler Trucks North America (DTNA) mostrou o primeiro caminhão que pode   modelos Freightliner, mas no Inspiration
           circular “sozinho” nos Estados Unidos. O protótipo autônomo Freightliner Inspiration   Truck os sistemas foram combinados
           Truck foi emplacado pessoalmente pelo governador do estado de Nevada, Brian   e processam um maior número de
                                                  Sandoval. Claro que o caminhão   informações. Dois protótipos de Nível 3
                                                  ainda terá um motorista, mas   foram construídos, ou seja, os sistemas
                                                  aos caminhoneiros do futuro   eletrônicos podem assumir o controle
                                                  restará apenas a função de   em determinadas condições de tráfego,
                                                  acionar o dispositivo de condução   mantendo o veículo na faixa, a velocidade
                                                  automática e monitorar os sistemas   máxima permitida e guardando distância
                                                  eletrônicos. Nos centros urbanos   segura para o veículo da frente. Nevada é
                                                  ele ainda terá 100% de interferência   um dos quatro estados americanos que
                                                  humana, somente nas estradas   já têm leis que permitem a circulação de
                                                  poderá se mover autonomamente.   veículos autônomos, mas o caminhão
                                                  O caminhão inteligente pode rodar   inteligente ainda depende de uma   FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                  pelas rodovias atuais e consegue   legislação federal para ser autorizado a
                                                  interpretar placas e sinais.   fazer viagens interestaduais.

           6
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11