Page 6 - Revista EAA - Edição 65
P. 6
NOTÍCIAS
Um litro e 272 cv
A Volkswagen mostrou um estudo a
partir da base do motor 1.0 TSI - que equipa
Polo e Golf na Europa - que desenvolve a
bagatela de 272 cv. Para obter esse valor,
que pode ser considerado quase absurdo
Primeiro do mundo a partir do pequeno três-cilindros EA211,
ele recebeu um turbo monovoluta e um
Apesar de manter o “status” como um dos países mais poluidores do mundo, a China outro elétrico denominado E-Booster, que
começa a rever a sua posição quanto às emissões de gases de efeito estufa. E, entre operam conjuntamente à semelhança
outras medidas que vem tomando com relação a isso, acaba de apresentar o primeiro de um biturbo, mas com entradas e
trem movido a hidrogênio do mundo. Desenvolvido pela Sifang, tem sua linha de atuações diferentes. Com uma curva de
montagem em Qiangdao, província de Shandong. Ainda que seja uma relativa torque bastante plana, esse fantástico
novidade para os automóveis e veículos comerciais, a tecnologia ainda não tinha sido motor chega aos 27 kgf•m. A marca diz
direcionada para os trens. De acordo com a Sifang, foram precisos dois anos para que a que o estudo é apenas uma pequena
empresa, em parceria com instituições de pesquisa conseguisse dominar a tecnologia, mostra do potencial que ainda pode
que ainda não tem data para entrar em operação. O trem movido a hidrogênio é vir a ser desenvolvido para os motores
atraente para o transporte porque o combustível é abundante e pode ser obtido tanto a combustão, mas não acena com a
por fontes renováveis quanto não renováveis. A empresa diz que ele terá autonomia possibilidade de ele vir a ser produzido
de 100 km e levará apenas três minutos para ser abastecido. em curtíssimo prazo.
Andando sozinho Os sensores e computadores empregados
para o modo autônomo já são usados em
A Daimler Trucks North America (DTNA) mostrou o primeiro caminhão que pode modelos Freightliner, mas no Inspiration
circular “sozinho” nos Estados Unidos. O protótipo autônomo Freightliner Inspiration Truck os sistemas foram combinados
Truck foi emplacado pessoalmente pelo governador do estado de Nevada, Brian e processam um maior número de
Sandoval. Claro que o caminhão informações. Dois protótipos de Nível 3
ainda terá um motorista, mas foram construídos, ou seja, os sistemas
aos caminhoneiros do futuro eletrônicos podem assumir o controle
restará apenas a função de em determinadas condições de tráfego,
acionar o dispositivo de condução mantendo o veículo na faixa, a velocidade
automática e monitorar os sistemas máxima permitida e guardando distância
eletrônicos. Nos centros urbanos segura para o veículo da frente. Nevada é
ele ainda terá 100% de interferência um dos quatro estados americanos que
humana, somente nas estradas já têm leis que permitem a circulação de
poderá se mover autonomamente. veículos autônomos, mas o caminhão
O caminhão inteligente pode rodar inteligente ainda depende de uma FOTOS DIVULGAÇÃO
pelas rodovias atuais e consegue legislação federal para ser autorizado a
interpretar placas e sinais. fazer viagens interestaduais.
6