Page 8 - Revista EAA - Edição 65
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NOTÍCIAS
À prova de acidentes
O sistema de controle de estabilidade - ESC (na sigla em inglês) apareceu pela
primeira vez nos anos 1990 equipando os carros mais caros e interferindo com as
ações do motorista e corrigindo seus erros. Mas nenhum veículo é mais suscetível
aos erros do seu condutor que uma motocicleta. E foi a partir dessa premissa que a
Bosch desenvolveu o Sistema de Controle de Estabilidade de Motocicletas – MSC (na
sigla em inglês), que está presente na Ducati 1299 Panigale e na KTM 1190 Adventure.
De acordo com a empresa alemã, o sistema não pretende que um computador
dirija a moto automaticamente, mas, sim, que possa atuar como uma espécie de
rede de segurança invisível aos motociclistas. O novo sistema reúne a combinação
dos benefícios disponíveis para os freios, do ABS e do controle de tração. Todos
funcionando em conjunto para apoiar ao piloto em todas as situações: durante a
frenagem ou aceleração, e também enquanto está em uma reta ou em uma curva.
como uma usina de energia, e painéis
solares no teto do reboque capazes de
produzir energia.
A transmissão, controlada por
computador, vai conectada ao sistema de
navegação e pode planejar suas mudanças
de acordo com o relevo, inclusive
colocá-la em neutro em determinadas
circunstâncias. Nas descidas o motor
elétrico ajuda a frear o caminhão e a
SuperTruck carregar a bateria. A aerodinâmica também
desempenha um papel fundamental
O projeto SuperTruck, um conceito da Freightliner, é resultado de uma parceria de cinco na eficiência do SuperTruck, que em
anos com o programa do Departamento de Energia dos EUA, custou US$ 115 milhões, uma aplicação típica de longo curso
e o desafio era melhorar o consumo de combustível em pelo menos 50%. A Freightliner economizaria em torno de 38 mil
fez mais que isso. Carregado com 29 toneladas, o SuperTruck percorreu 19,6 km litros de combustível por ano,
com 1 litro durante um teste real de estrada, ou seja, 115% melhor do equivalente a R$ 88 mil a preços de
que a média dos caminhões de longo curso de hoje. O caminhão hoje.. No entanto, a Freightliner já
é híbrido e associa um motor Diesel de 11 vem usando algumas tecnologias,
litros a um motor elétrico. A maioria dos seus como a transmissão inteligente
acessórios, incluindo o ar-condicionado, e apêndices aerodinâmicos, em
são acionados pela bateria, em vez de seus produtos.
correias conectadas ao motor. Há um
sistema de recuperação de calor que usa o
escapamento para gerar eletricidade
adicional por meio de vapor d’água,
Correção
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escreva para: revista@saebrasil.org.br Sandro Trentin, e não Alessandro Bagni, como foi veiculado.
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