Page 11 - Revista EAA - Edição 65
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Com investimentos de R$ 7 bi-
lhões e um parque de fornecedores
anexo para 16 empresas, a Jeep terá
capacidade de produção de 250 mil
veículos/ano.
Ainda na fase de aceleração de
produção do Jeep Renegade, o pri-
meiro carro pernambucano, a fábrica
mostra grande flexibilidade e auto-
mação, inclusive na linha de monta-
gem. Essa linha permite a montagem
simultânea de vários modelos dife-
rentes ao mesmo tempo. E o segun-
do lançamento da tradicional marca
que volta ao Brasil já está no forno,
segundo fontes não oficiais, para
produção ainda este ano: uma pica-
Concepção da fábrica inclui pe média, entre a Strada ou Saveiro,
escritórios totalmente abertos e modelos maiores, como a Ranger
ou Amarok.
São 700 robôs trabalhando, in-
clusive com a inovação de “robôs
aéreos”. Isso foi necessário para uma
São 700 robôs trabalhando, solução inédita, mas já usada em ou-
inclusive com a inovação de tras fábricas da FCA: a montagem
“robôs aéreos”. completa da carroceria do Renegade
em uma única operação.
De acordo com Stefan Ketter, vi-
ce-presidente Mundial de Manufa-
Sala Metrológica na FCA: tura da FCA, paulista com formação
componentes são checados na Alemanha e líder da construção
com grande precisão por meio FOTOSFLÁVIO JAPA da fábrica –, esse processo de mon-
de lasers e scanners tagem normalmente é executado em
várias operações. Para o Renegade,
toda a carroceria é montada em uma
única estação – e aí entram os robôs
“aéreos”, montados acima do solo –
para executar 100 pontos de solda-
gem com os ajustes das várias peças
da carroceria checados por medições
FOTOS E CAPA CLÉLIO TOMAZ EXCLUSIVA!BR ralmente ocorre quando a estrutura
a laser. Segundo Ketter, isso evita a
movimentação das peças, o que ge-
da carroceria é montada em várias
operações sequenciais.
Talvez o melhor exemplo dos
planos produtivos da planta pernam-
bucana esteja na enorme linha de
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