Page 4 - Revista EAA - Edição 72
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CARTA DO PRESIDENTE


                                            Tempo de grandes

                                            (e bons) desafios

          Sociedade de Engenheiros da Mobilidade
          CONSELHO EXECUTIVO
          Flávia Piovacari                  O ano não poderia estar terminando melhor
          Frank Sowade
          Gábor János Deák                  senão com um dia inteiro voltado ao Simpósio
          Fernando Herrera Neto             de Veículos Elétricos e Híbridos, ocorrido no dia
          Lourenço Oricchio
          Ricardo Abreu                     24/11. Nada mais atual para uma reflexão de fim
          Ricardo Reimer                    de ano e definição das estratégias para 2017 em   Frank Sowade,
          Renato Mastrobuono                                                                presidente da SAE BRASIL
          Robson Galvão                     diante, para aqueles que querem continuar no setor.
                                            Voltarei ao assunto já!
          CONSELHO SUPERIOR
          Amaury Rossi                        Gostaria de encerrar a última edição da EAA deste ano com um
          Antonio João Carmesini
          Camilo A Adas                     bom bate-papo com você, leitor. Começo dizendo que 2016 foi de fato
          Celso Simomura                    desafiador para a SAE BRASIL, no melhor sentido da palavra. Felizmente,
          Francisco Nigro
          Gerson Fini                       os brasileiros em geral e os que militam na indústria em particular estão
          Horácio A. Forjaz                 acostumados a lidar e a vencer obstáculos de toda ordem. De uma maneira
          João Carlos Pimentel
          Mauro Ekman Simões                ou de outra nos adaptamos bem às ressacas da economia e à instabilidade
          Mário Guitti                      política brasileira, com respostas criativas e resultados positivos.
          Norberto Klein                      Com a SAE BRASIL não foi diferente. Ultrapassamos as adversidades
          Paulo Alleo
          Reinaldo Muratori                 por caminhos que exigiram certa desconstrução de conceitos de gestão
          Ricardo Gomes                     administrativa, reorganizamo-nos internamente e readequamos despesas à
          Ricardo Martins
          Luis Pasquotto                    situação. Verificamos que seria preciso ir além, e decidimos abrir o nosso
          Vicente Abate                     quadro associativo para a adesão de empresas, que desde a fundação da
          CONSELHO FISCAL                   entidade no País, em 1991, é formado unicamente por pessoas físicas.
          Armando De Nardi
          Flávio Campos                     Criamos a categoria de Mantenedores da SAE BRASIL.
          Jomar Napoleão                      Ante a velocidade dos avanços tecnológicos, a sofisticação crescente dos
          Jorge Jacomini
          José Henrique Senna               sistemas aplicados à atividade manufatureira e daqueles embarcados nos
          Marcio Schettino                  veículos, bem como as novas necessidades de inovação nas engenharias,
          CONSELHO CONSULTIVO SÊNIOR        identificamos a urgência de projetar o que deve ser a SAE BRASIL
          Ali El Hage
          Bernd Wiedemann                   nos dias que virão a partir de amanhã. Assim decidimos criar e estamos
          Carlos A. Briganti                desenvolvendo a plataforma SAE BRASIL do Futuro, sustentada em quatro
          Erino Tonon
          Francisco Satkunas                pilares – Associação, Tecnologia, Educação e Networking, na qual estão
          Horst Bergmann                    estabelecidas diretrizes e ações para o melhor fomento da Engenharia da
          Luc de Ferran
          Ozires Silva                      Mobilidade, missão da SAE BRASIL.
          Paulo Regner                        Penso que seja nosso dever como instituição que zela pelo
          Pedro Manuchakian                 desenvolvimento da engenharia atentar aos novos movimentos da
          Silverio Bonfiglioli
          Vagner Galeote                    indústria em âmbito global, que, cedo ou tarde, chegarão por aqui. Falo
          Vilmar Fistarol                   especificamente de assuntos como a substituição de motores a combustão
          Waldey Sanchez
                                            por elétricos para redução de emissões veiculares de CO 2, proposta sugerida
          DIRETOR GERAL
          Otacilio Gomes Jr                 por países europeus como a Alemanha, no sentido de proibir a venda de
          GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO  veículos a diesel e a gasolina a partir de 2030.
          Ivan de Rosa                        Em relação aos propulsores, não vejo uma vida muito longa para motores
          GERENTE COMERCIAL                 a combustão, não só pelo CO 2 gerado, mas também pelos complexos
          Silvana Mele
                                            processos de manufatura e baixa eficiência energética. Acredito que
          GERENTE DE MARKETING E EVENTOS
          Marize Vossen                     deverão ainda sofrer alguns ciclos de melhoria, até serem substituídos
                                            completamente pelos elétricos.
          GERENTE DE OPERAÇÔES
          Ronaldo Bianchini                   Em que pesem os esforços atuais concentrados no peso das baterias, na
          GERENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS  autonomia, no tempo de recarga e no custo de produção, para a viabilização
          Fabio Braga
                                            de veículos elétricos em maior volume, as vantagens da eletrificação são
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