Page 6 - Revista EAA - Edição 72
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NOTÍCIAS


                                                             Aço mais resistente


                                                             Cinco novas ligas de aço de alta performance foram
                                                             desenvolvidas pela Termomecanica para atender às necessidades
                                                             e exigências das indústrias naval, automobilística e aeronáutica
                                                             do mercado norte-americano. A união do cobre com outros
                                                             elementos como níquel, fósforo, entre outros, resultaram em
                                                             ligas altamente resistentes e duráveis, específicas para cada
                                                             aplicação. As novas ligas desenvolvidas pela área de P&D da TM
                                                             empregam elevada tecnologia e aprofundados estudos técnicos,
                                                             pois foram utilizadas as referências de normas internacionais
                                                             para combinar o cobre ao níquel, fósforo ou outros elementos
                                                             especiais. O mercado alvo dessa nova oferta será a América
                                                             do Norte, especialmente os Estados Unidos. Por serem mais
                                                             resistentes ao desgaste e à corrosão, possuírem propriedades
          Farol adaptativo                                   mecânicas elevadas e pela facilidade de serem conformadas e
                                                             usinadas, as novas ligas atendem perfeitamente aos requisitos de
          A Ford apresentou na Europa um novo sistema de farol que   qualidade exigidos pelo mercado externo.
          atua automaticamente conforme as condições extremas do
          ambiente, inclusive durante chuva intensa e tempestade. A
          nova tecnologia visa a melhorar a visibilidade do motorista em
          situações emergenciais e começa a ser oferecida em modelos
          da marca naquele continente. Funcionando em conjunto com o
          limpador de para-brisa, com as condições de luminosidade e com
          a velocidade do veículo, o farol amplia ou reduz o facho de luz
          automaticamente conforme a necessidade. Ou seja, produz um
          facho mais estreito e reto em velocidade na estrada e direciona
          mais luz para as laterais nas curvas e em vias secundárias. Em
          caso de chuva, permite mais visibilidade da pista encharcada e
          minimiza o ofuscamento para outros veículos, bem como diminui
          os riscos ao trafegar próximo a pedestres ou ciclistas.


         Célula de combustível


         A Nissan apresentou o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido
         por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona por meio de
         energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 quilômetros. O inédito
         sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma
         “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de
         uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com o oxigênio. Neste
         mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo
         com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar
         uma bateria de 24 kW•h que permite uma autonomia de mais de 600 km. A
         Nissan vai realizar testes de campo com o protótipo em vias públicas no Brasil,
         incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.
                                                                                                                FOTO FERNANDO CUNHA


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