Page 6 - Revista EAA - Edição 72
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NOTÍCIAS
Aço mais resistente
Cinco novas ligas de aço de alta performance foram
desenvolvidas pela Termomecanica para atender às necessidades
e exigências das indústrias naval, automobilística e aeronáutica
do mercado norte-americano. A união do cobre com outros
elementos como níquel, fósforo, entre outros, resultaram em
ligas altamente resistentes e duráveis, específicas para cada
aplicação. As novas ligas desenvolvidas pela área de P&D da TM
empregam elevada tecnologia e aprofundados estudos técnicos,
pois foram utilizadas as referências de normas internacionais
para combinar o cobre ao níquel, fósforo ou outros elementos
especiais. O mercado alvo dessa nova oferta será a América
do Norte, especialmente os Estados Unidos. Por serem mais
resistentes ao desgaste e à corrosão, possuírem propriedades
Farol adaptativo mecânicas elevadas e pela facilidade de serem conformadas e
usinadas, as novas ligas atendem perfeitamente aos requisitos de
A Ford apresentou na Europa um novo sistema de farol que qualidade exigidos pelo mercado externo.
atua automaticamente conforme as condições extremas do
ambiente, inclusive durante chuva intensa e tempestade. A
nova tecnologia visa a melhorar a visibilidade do motorista em
situações emergenciais e começa a ser oferecida em modelos
da marca naquele continente. Funcionando em conjunto com o
limpador de para-brisa, com as condições de luminosidade e com
a velocidade do veículo, o farol amplia ou reduz o facho de luz
automaticamente conforme a necessidade. Ou seja, produz um
facho mais estreito e reto em velocidade na estrada e direciona
mais luz para as laterais nas curvas e em vias secundárias. Em
caso de chuva, permite mais visibilidade da pista encharcada e
minimiza o ofuscamento para outros veículos, bem como diminui
os riscos ao trafegar próximo a pedestres ou ciclistas.
Célula de combustível
A Nissan apresentou o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido
por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona por meio de
energia elétrica de bioetanol, com autonomia superior a 600 quilômetros. O inédito
sistema se insere no conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan e apresenta uma
“Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de
uma SOFC. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com o oxigênio. Neste
mais recente desenvolvimento de tecnologia de emissões zero, o protótipo
com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar
uma bateria de 24 kW•h que permite uma autonomia de mais de 600 km. A
Nissan vai realizar testes de campo com o protótipo em vias públicas no Brasil,
incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.
FOTO FERNANDO CUNHA
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6 outubro/novembro/dezembro